A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 GEANE DO SOCORRO ROVERE LEAL PINHEIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " GEANE DO SOCORRO ROVERE LEAL PINHEIRO"— Transcrição da apresentação:

1  ELEMENTOS LINGUÍSTICOS DE ATITUDE NA LINGUAGEM DOCENTE EM FÓRUNS VIRTUAIS EDUCACIONAIS
 GEANE DO SOCORRO ROVERE LEAL PINHEIRO ORIENTADORA: MARIA CRISTINA ATAÍDE LOBATO Introdução Resultados O presente trabalho temos como propósito investigar os elementos linguísticos de atitudes na linguagem docente, presente nas mensagens dos fóruns de discussão do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, modalidade a distância, da Universidade Federal do Pará. A investigação se concentrou nos fóruns das disciplinas de Compreensão e Produção de Texto e Fonética e Fonologia, ministradas para as turmas de 2011 dos polos de Tucumã e Dom Eliseu. A presente pesquisa foi motivada pela observação dos fóruns virtuais de aprendizagem, utilizados como instrumento de ensino e aprendizagem da Educação a Distância, em decorrência da desigualdade nas participações discentes. A partir de então, como aluna e participante das duas disciplinas escolhidas, escolhemos uma disciplina na qual continha maior número mensagens totais e outra que não tivesse números tão expressivos. O que coincidentemente, para mim, foram uma das quais mais gostei de participar e a outra não gostava de participar. Após a análise, concluímos que o modo preferencial para avaliar, escolhido pelos docentes foi a categoria de apreciação. Com 63,3% das avaliações da disciplina de CPT e 69,2% das avaliações da disciplina de FF. Na disciplina de CPT, a que registrou maior número de avaliações (49), correspondeu a 54,4% das mensagens, o número de participações discentes foi superior. Já em FF, as avaliações foram inferiores (26), correspondeu a 48,1% das mensagens, assim como a participação discente. Conforme no gráfico abaixo: As participações discentes foram superiores na disciplina de CPT, disciplina essa que também registrou o maior número avaliações positivas, conforme o gráfico: Objetivo Investigar os elementos linguísticos de atitude, na linguagem docente, que incentivam a participação discente nos fóruns. - Identificar os tipos e subtipos de atitude. - Analisar e quantificar o número de avaliações docentes. - Analisar e descrever a polaridade das avaliações. Conclusões Metodologia de Pesquisa A investigação das mensagens docentes nos fóruns virtuais, a partir do subsistema de atitude, nos propiciou a compreensão mais ampla acerca da função dos recursos semânticos utilizados pelos professores para realização das avaliações, revelando o subtipo de apreciação como preterido para as avaliações. Os resultados deste estudo são positivos no sentido de colaborarem para o conhecimento de aspectos linguísticos importantes na avaliação docente em fóruns virtuais de aprendizagem. A pesquisa pode ser continuada com uma investigação sobre as mensagens discentes, com base nos demais subsistemas da Teoria da Avaliatividade, engajamento e gradação. Coletamos os dados das mensagens postadas nos fóruns virtuais das disciplinas de Compreensão e Produção de Textos (CPT) e Fonética e Fonologia (FF), ambas ministradas as turmas de Os participantes deste estudo serão os alunos graduandos, os professores coordenadores das disciplinas e os professores tutores a distância das duas disciplinas supracitadas, do curso de Letras. Porém as análises se concentrarão somente nas mensagens docentes. O procedimento metodológico ocorreu do seguinte modo: Análise dos elementos léxico-gramaticas avaliativos; Classificação e resumo dos itens avaliativos; Interpretação dos itens avaliativos; Referências Bibliográficas MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. London: Continuum, 2003/2007. MARTIN, J. R.; WHITE, P. The language of evaluation: Appraisal in English. London: Palgrave Macmillan, 2005. Contato:


Carregar ppt " GEANE DO SOCORRO ROVERE LEAL PINHEIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google