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PublicouAlexandra Tomé Fonseca Alterado mais de 6 anos atrás
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IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR! (1860/1886)
MANET, MONET, RENOIR, DEGAS
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O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França no início dos anos de 1860, só durou até 1886; apesar disso determinou o curso da maior parte da arte que seguiu. Na tendência em mostrar situações naturais, extrai conceitos da fotografia, nascida em 1827 Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da cor e da luz. Seu objetivo principal era apresentar uma “impressão” ou as percepções sensoriais iniciais registradas por um artista num breve vislumbre.
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Outras características
As cores eram de fundamental importância, sendo um elemento extremamente expressivo em sua arte. A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
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Aos poucos foram obtendo respeito e aceitação de suas novas técnicas.
Valorizavam os objetos retratados ao ar livre, sob a luz natural. O volume e a solidez das pinturas tradicionais começam a ser desrespeitadas, dando lugar às vanguardas estéticas do séc. XX. Eram fiéis aos objetos retratados (sendo descendentes do realismo), porém as realizavam como se apresentavam, sob os efeitos do olhar e das mudanças de luz diária. Os artistas impressionistas franceses realizaram inúmeras exposições em Paris entre 1874 e 1886. Foram inicialmente ridicularizados pela crítica e opinião publica por não seguirem as tradições pictóricas que vinham sendo solidificadas desde o renascimento. Aos poucos foram obtendo respeito e aceitação de suas novas técnicas.
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Mais características As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas como os pintores costumavam representá- las no passado.
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Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos. As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para ser óptica.
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Claude Monet 1840-1926 É considerado o fundador do Impressionismo.
São famosas suas pesquisas sobre os ideais impressionistas, como a representação de um objeto em diferentes horas do dia e sob diferentes luzes.
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Claude Monet
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“Impressão: Nascer do Sol”, Monet, 1872.
Esta pintura foi responsável pelo nome que o grupo (Degas, Renoir, Monet e outros) recebeu. “Impressionistas”, cunhado por um crítico como reparo depreciativo sobre a natureza “não acabada” das obras. Aqui as borbulhas e as faixas de cor de Monet indicando ondas e barcos ao amanhecer constituíam a pintura acabada. O nome pegou.
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MONET (1840/1926) Seus temas eram paisagens marinhas, séries sobre campos de papoulas, rochedos,montes de feno,a Catedral de Rouen; fase final da obra: nenúfares aquáticos quase abstratos.
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OUTRAS OBRAS DE MONET
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A CATEDRAL DE ROUEN (MONET) PINTADA EM MOMENTOS DIFERENTES DO DIA
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Pierre Auguste Renoir The Moulin de la Galette
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Pierre Auguste Renoir
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Seus temas eram: nus femininos voluptuosos, com pele de pêssego, o café- society, crianças, flores.
RENOIR (1841/1919)
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Renoir dizia... “Pinte com alegria, com a mesma alegria com que faria amor com uma mulher.”
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DEGAS (1834/1917) “A arte não é um esporte”, disse Edgar Degas, explicando por que ele detestava pintar ao ar livre. Seus temas eram:bailarinas, corridas de cavalo, lavadeiras, circo, e na fase final nus no banho.
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Degas
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Degas
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“A pequena dançarina de 14 anos”, Degas esculpiu essa figura em cera quando a visão lhe faltou e ele teve que criar através do toque.
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EDOUARD MANET (1832/1883) É muitas vezes chamado o pai da arte moderna, por suas cores e estilo de pintar. Atualizou temas dos antigos mestres, pintou cenas contemporâneas com visão crítica.
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Manet não era um grande teórico mais disse:” O artista procura simplesmente ser ele mesmo e mais ninguém.”
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La Grenouillère, 1869 Claude Monet (French, 1840–1926)
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(Pierre-Auguste Renoir - La Grenouillère, 1868)
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REFERÊNCIAS Coll, César; Teberosky, Ana. Aprendendo Arte. Editora Ática, 1ª ed., São Paulo-SP, 2002. Strickland, Carol. Arte Comentada: da Pré-história ao Pós Moderno. Tradução: Ângela Lobo de Andrade, Ediouro Editora, 2004 Rio de Janeiro - RJ.
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