Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Impressionismo
2
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX; O termo impressionismo foi imprimido ao trabalho de um grupo de artistas que acreditavam na impressão do momento como algo tão expressivo que bastava para superar as técnicas tradicionais acadêmicas.
3
Impressionismo O grupo impressionista francês era composto por:
Claude Monet; Camille Pissaro; Berthe Morisot; Mary Cassat; Pierre-Auguste Renoir; Edgar Degas; Édouard Manet.
4
Impressionismo Além da França, o impressionismo se espalhou por outros países, como os Estados Unidos; O Impressionismo foi o ponto de partida para inúmeros artistas desenvolverem seu próprio estilo, como Tolousse-Loutrec, Vincent Van Gogh e Paul Cézanne;
5
Impressionismo Os artistas impressionistas franceses realizaram inúmeras exposições em Paris entre 1874 e 1886; Foram inicialmente ridicularizados pela crítica e opinião pública por não seguirem as tradições pictóricas que vinham sendo solidificadas desde o Renascimento; Aos poucos, foram obtendo respeito e aceitação de suas novas técnicas.
6
Características Valorizavam os objetos retratados ao ar livre, sob a luz natural; O volume e a solidez das pinturas tradicionais começam a ser desrespeitadas, dando lugar às vanguardas estéticas do séc. XX; Eram fiéis aos objetos retratados (sendo descendentes do realismo), porém as realizavam como se apresentavam, sob os efeitos do olhar e das mudanças de luz diária;
7
Impressionismo - características
As cores eram de fundamental importância, sendo um elemento extremamente expressivo em sua arte; A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol;
8
Impressionismo - características
As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens; As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas como os pintores costumavam representá-las no passado;
9
Impressionismo - características
Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos;
10
Impressionismo - características
As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para ser óptica.
11
Impressionismo na Literatura
Caracteriza-se pelo registro da realidade no espírito do artista, isto é, a impressão e a emoção por ela despertadas em um determinado momento; Capta o instante, o efêmero e traduz artisticamente as vibrações, os sentimentos e as emoções que permanecem no seu espírito.
12
O ATENEU, DE RAUL POMPEIA (1863-1895)
13
• Gênero: romance de formação – memorialista (como “Menino de engenho”, de José Lins do Rego)
• Foco narrativo: 1ª- pessoa (Sérgio adulto) • Espaço: Rio de Janeiro – o ATHENAEUM – Ateneu: o internato/colégio (microcosmo da sociedade monarquista/conservadora) – romance de espaço • Tempo: época: fim do século XIX; Tempo da narrativa: um ano escolar “condensado”;
15
• Protagonista: Sérgio (adulto que relembra sua infância/colégio – a passagem da infância para a juventude) — personagem esférica/complexa/1ª pessoa (Realismo) • Personagens: planas, típicas e caricatas (Naturalismo) Aristarco / diretor = caricatura do poder monárquico (conservadorismo/hipocrisia) e da pedagogia Ema / esposa de Aristarco - anagrama de “mãe” e de “ame”; Ângela / empregada: personificação da sexualidade; Professores : “intelectualidade” (entre modernos/científicos X conservadores/atrasados: Mânlio, Bataillard, Delille, Venâncio etc. Alunos: Rabelo, Sanches, Franco, Rômulo, Bento Alves, Malheiro, Egbert, Nearco, etc. - tipos e caracteres diversos – o grupo/coletividade.
17
Claude Monet 1840-1926 É considerado o fundador do Impressionismo.
São famosas suas pesquisas sobre os ideais impressionistas, como a representação de um objeto em diferentes horas do dia e sob diferentes luzes.
18
Claude Monet
19
Claude Monet
20
Claude Monet
21
Monet
23
Claude Monet
24
Renoir
25
Pierre Auguste Renoir
26
Pierre Auguste Renoir The Moulin de la Galette
27
Pierre Auguste Renoir 1881
28
Pierre Auguste Renoir Rosas - 1885
29
Renoir Duas garotas no piano
30
Renoir Duas garotas lendo
31
Renoir A leitura
32
Bazille
33
Bazille
34
Degas
35
Degas
36
Degas
37
Degas
38
Pissarro
39
Pissarro
40
Pissarro
41
Potthast – Impressionismo Americano
42
Otto Stark – Impressionismo Americano
43
Édouard Manet Apesar de nunca ter exposta com os impressionistas, algumas de suas pinturas obedeciam a este estilo; Sua carreira passou por diversas fases e costuma ser considerado um pintor tanto realista como impressionista.
44
Édouard Manet
45
Édouard Manet
46
Édouard Manet
47
Édouard Manet
48
Édouard Manet
49
Édouard Manet
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.