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Barroco Flamengo
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Pintura Flamenga A pintura flamenga floresceu no começo do século XV até o século XVII. A região de Flandres, no norte da Bélgica e nos Países Baixos, produziu os maiores pintores do norte da Europa e atraiu muitos outros de regiões vizinhas.
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A Pintura flamenga surgiu igualmente através do desenvolvimento de uma mentalidade burguesa (comércio e banca; mercado da arte) e está ligado a uma evolução ideológica para novas formas menos transcendentais para com a Natureza: cultura visual fundamentada em tradições que privilegiam a observação atenta do mundo natural e valorizam a superfície material da imagem.
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À visão sintética e unitária da perspectiva linear, contrapõe-se na pintura flamenga, uma análise meticulosa da realidade integrada numa concepção mais empírica do espaço. O elemento unificador é a luz que envolve todas as partes da representação, valorizando os mínimos pormenores.
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O resultado é uma descrição extremamente precisa da riqueza do universo visível, onde o espaço atribuído ao homem não é central nem exclusivo, pois cada elemento, quer seja um objeto do quotidiano ou uma parte da paisagem, merece ser representado e adquire um significado simbólico.
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Os mestres da arte flamenga
De Jan van Eyck a Brueghel e Rubens, os mestres da arte flamenga usaram o óleo em suas pinturas como meio de retratar com vigor e, às vezes, em profusão de detalhes, o mundo que os rodeava. Conhecida por sua técnica excepcional e a inspiração profana de seus temas, a arte flamenga é a que foi produzida em Flandres entre o Século 15 e o início do Século 17.
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A pintura flamenga deixa transparecer claramente as mudanças ocorridas no destino de Flandres, país contido numa estreita faixa entre a França, a Alemanha e os Países Baixos. De início, havia o domínio pacífico, piedoso e próspero dos duques de Borgonha, no Século 15; a seguir, ocorreu uma longa e confusa sucessão de crises religiosas e guerras civis; finalmente, no Século 17, a imposição do poder autocrático dos reis da França e da Espanha.
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Jan van Eyck Foi também o fundador de um estilo pictórico do estilo gótico tardio, influenciando em muito o Renascimento nórdico. Como tal, é visto como o mais célebre dos primitivos flamengos. Foi um pintor igualmente caracterizado pelo naturalismo, imperando na sua obra meticulosos pormenores e vivas cores, além de uma extrema precisão nas texturas e na busca por novos sistemas de representação da tridimensionalidade, ou seja, a perspectiva.
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Peter Paul Rubens ( )
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Pintor mais europeu que regional;
Mais de 2000 quadros –trabalhava com a ajuda de auxiliares ; Quando estudou na Itália ( ) dedicou-se as obras do Alto Renascimento e ás de Caravaggio e Carraci Conhecido por seus nus cheios e sensuais;
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Qualquer que fosse o tema suas composições eram sempre baseado s em figuras humanas volumosas ,arredondas geralmente em movimentos
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Principais obras: As três graças
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Rubens
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Barroco Flamengo Ênfase Características da pintura
Significado sócio-cultural Principais características -Obras sacras -Sensualidade -Ostentação da nobreza -Pintura Rubens
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E.E.Senador Filinto Muller
Alunas: Camilla Collodetto Poliana Taíse Tayná
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