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PublicouMurilo Gomes Alterado mais de 10 anos atrás
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ARTE GÓTICA O gótico não é só a combinação perfeita de elementos.
É a busca de uma luz sempre mais abundante, uma elevação sempre mais alta e a unificação do espaço pelo deslocamento dos volumes. Una e simples no seu princípio de luz a luz divina. Divide-se e diversifica-se na medida em que as criaturas intelectuais afastam-se como linhas de um centro. ARTE GÓTICA
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Notre Dame – Paris, França
Características: . Portais . Rosáceas . Arcos . Torres
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Outro ângulo Esculturas de portais . Arcos romanos . Profundidade
. Esculturas em baixo-relevo e alto-relevo. Outro ângulo
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Notre Dame - Paris – diversidade de ângulos
Colunas e pilastras grossas Notre Dame - Paris – diversidade de ângulos
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Catedral de Colônia
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Catedral de Salisbury Catedral de Burgos
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Catedral de Siena - Itátia
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- Portal da Catedral de Burgos
- Arcos ogivais esculpido em baixo-relevo nos portais - Pilar dos Anjos – Estraburgos
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Abadia de Westminster- Inglaterra
Catedral de Lincoln - Inglaterra
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Rosácea e vitrais formam uma renda nas paredes
“O círculo - entre todas as figuras - e o movimento circular - entre todos os movimentos – são soberanamente perfeitos porque neles se verifica o retorno aos princípios”
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Formas Ogivais
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Métopa – Duomo di Modena
Tímpano – Colégio S. Martin
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. Arcos botantes curtos e grossos ,
. vitrais e colunas com arcos ogivais, . Preponderância de espaços cheios sobre vazios.
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ROSÁCEAS . Formas ogivais nos tetos
. Colunas e capitéis ricos e diversificados . INTERIOR
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Duomo – Milão – pináculos (altura , elevação a Deus )
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Notre Dame
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Pintura Gótica A pintura (a representação de imagens numa superfície) durante o período gótico era praticada em quatro principais ofícios: afrescos,painéis, iluminuras de manuscritos e vitrais. Os afrescos continuaram a ser utilizados como o principal ofício pictográfico narrativo nas paredes de igrejas no sul da Europa como continuação de antigas tradições cristãs e românicas. No norte, os vitrais foram os mais difundidos até ao século XV.
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A pintura de painéis começou na Itália no século XIII e espalhou-se pela Europa, tornando-se a forma dominante no século X ultrapassando mesmo os vitrais. A iluminura de manuscritos representa o mais completo registro da pintura gótica, fornecendo um registro de estilos em locais onde não sobreviveu nenhum outro trabalho. A pintura a óleo em lona não se tornou popular até aos séculos XV e XVI e foi um dos ofícios característicos da Arte renascentista. Pintura Gótica
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Anunciação – Fra Angélico
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“ A Adoração dos Magos” - Fabriano
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“Anunciação”– Simone Martini
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Galeria Uffizzi “Maestá” Cimabue
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Díptico – Anunciação - Bonástre
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Retábulo de Fra Bonifácio Ferrer
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RETÁBULO – SANTA Sofia, Santo Antão
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Retábulo - Purificação
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Giotto – “Crucificação”
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“O beijo” - Giotto
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Vitral – Catedral de Chartres
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Catedral de Amien
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Notre Dame de La Belle
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Ilustrações de Bíblias e Livros.
ILUMINURAS Ilustrações de Bíblias e Livros. Livro das Horas - Iluminuras
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Livro das horas
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ILUMINURA: Livro das Horas
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Retrato da Infante D. Joana - Princesa
Ceia de Emaus
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Missa de São Gregório Retrato de D. João I
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Painel do Arcebispo
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A anunciação – Simone Martini
Gentili Fabriano “A Anunciação”
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Retábulo de Santa Clara - Fabriano
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“Nossa Senhora do Chanceler Rolin “–Jan Van Eyck
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“O Casal Arnolfini” Jan Van Eyck
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