A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Anderson Lourenço

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Anderson Lourenço"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Anderson Lourenço
SEJAM BEM VINDOS Prof. Anderson Lourenço GEOGRAFIA – 7º ANO 2017

2 COMBINADOS – PROFESSOR ALUNO
Conversar somente se for sobre o assunto e com o professor. Pensar sobre o assunto em voz alta é importante. Perguntar é fundamental, pois sua mente formulou a pergunta e certamente guardará a resposta. Se não estiver na escola e tiver dúvidas sobre uma matéria, trabalho ou dever pode nos enviar pelo Em 2017 no final da aula listaremos quem mais fez registros do que foi falado, explicado e discutido.

3 O que fazer para obter boa nota?
Estudar em casa após a aula de geografia esqueça a ideia de um dia antes da prova. Escrever com clareza de pensamento e clareza ortográfica. Muitas vezes cobramos em prova detalhes que foram explicados oralmente, por tanto é fundamental tomar nota do que é falado pelo professor. Os slides (quando forem usados) não devem se o único meio de estudo, pois eles são o resumo do resumo. Fazer a prova com muita calma, leia a pergunta, pergunte-se o que realmente o professor quer com essa pergunta, posteriormente responda. Faça as respostas a lápis e ao término da prova leia novamente suas respostas , erros podem ser observados e novas informações podem surgir.

4 ESTRUTURA GEOLÓGICA, RELEVO E HIDROGRAFIA
BRASIL

5 O QUE É RELEVO??? ??????????????????

6 RELEVO É um tipo de saliência, uma irregularidade que se destaca em uma superfície. Em Geografia, o significado de relevo se refere ao conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre, concebidas sob ação de forças internas e externas denominadas agentes de relevo.

7

8 Entendendo melhor??? O relevo é a parte visível em nosso dia a dia contudo abaixo do relevo existem diversas estruturas que “sustentam” esse grande peso. Essa base de sustentação é chamada estrutura geológica. O Brasil possui estrutura geológica antiga e variada. Dividem-se em Crátons, Bacias Sedimentares e Cinturões orogênicos.

9 Divisão tradicional

10 Divisão proposta

11 Ciclo das Rochas

12

13

14 Crátons ou Plataforma (Rochas Cristalinas)
Geralmente escondidas a baixo de grandes concentrações de sedimentos. Possuem grande concentração de rocha magmáticas e metamórficas. Em menor concentração as rocha sedimentares. No Brasil se dividem em 3: Amazônica, São Francisco e Sul Rio Grandense.

15 BACIAS SEDIMENTARES São formadas em áreas mais baixas que recebem sedimentos de áreas mais altas. Quem faz esse transporte (cima  baixo) são os ventos, chuva, rios. No Brasil 64% do território são de Bacias sedimentares. No Brasil dividem-se em 3: Amazônica, Maranhão e Paraná. Nas bacias podem ser encontrados os combustíveis fósseis (carvão mineral, Petróleo e gás natural)

16 Cinturões Orogênicos São dobramentos (elevações) que foram perdendo altura. Mas para padrões brasileiros ainda são altos. Dividem-se em 3: Atlântico, Brasília e Paraguai-Araguaia.

17 Formação de relevo Agentes Endógenos Exógenos TECTONISMO VULCANISMO
TERREMOTOS ÁGUAS CORRENTES VENTOS MAR

18 Unidades Básicas De relevo

19 Planaltos São menos elevados que as montanhas, onde predomina o processo de erosão. A contrário do que sugere o nome, é uma superfície irregular pode ter morros, serras ou elevações de topo plano (chapadas)

20 Depressão São formas de relevo mais baixas em relação ás superfícies próximas (depressão relativa) ou em relação ao nível do mar (depressão absoluta). Superfície entre 100 e 500 metros de altitude com suave inclinação, formada por prolongado processo de erosão. É mais plana que o planalto.

21 Planícies São grandes extensões de área geralmente plana, formadas por rochas sedimentares recentes, onde predominam os processos de deposição ou acumulação de sedimentos movimentados pela água do Mar, Rios e Lagos. Apresenta-se em menor parte do Brasil

22

23


Carregar ppt "Prof. Anderson Lourenço"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google