A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Partes que compõem um trabalho científico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Partes que compõem um trabalho científico"— Transcrição da apresentação:

1 Partes que compõem um trabalho científico
Metodologia do Trabalho Científico

2 A estrutura de um trabalho científico é composta de três partes fundamentais, segundo a ABNT:
Pré-textual Textual Pós-Textual

3

4 PARTE PRÉ-TEXTUAL: Elementos que antecedem o texto principal: a) capa; b) lombada; c) folha de Rosto (com a ficha catalográfica no verso); d) errata; e) folha de Aprovação; f) dedicatória; g) agradecimentos; h) epígrafe; i) resumo em língua vernácula; j) resumo em língua estrangeira; k) lista de ilustrações (quadros, figuras, tabelas); l) lista de tabelas; m) lista de abreviaturas e siglas; n) lista de símbolos; o) sumário.

5 ELEMENTOS São os elementos obrigatórios (ou não) que tem que constar nos trabalhos acadêmicos. A) Capa Devem constar as seguintes informações, dispostas na ordem apresentada: > nome da instituição; > nome do autor; > título; > subtítulo (se houver); > número de volumes (se houver mais de um deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume); > local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; > ano de apresentação.

6 B) Lombada: Trabalhos encadernados (capa dura) devem ter impressos em suas lombadas as seguintes informações: > Nome do autor, impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé da lombada; > O título do trabalho acompanha as mesmas recomendações acima; > Elementos alfanuméricos de identificação, como no caso de trabalhos com mais de um volume.

7 C) Folha de rosto: É composta pelos seguintes itens:
a) anverso da folha de rosto: > autor; > título principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação; > subtítulo (se houver) deve ser evidenciado a sua subordinação ao título principal, precedido por dois pontos; > número de volumes (se houver mais de um deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume) ;

8 > natureza do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (grau pretendido, aprovação em disciplina e outros), > nome da instituição a que é submetido o trabalho e a área de concentração; > orientador e, se houve, coorientador; local da instituição que o trabalho vai ser apresentado; > ano de depósito (da entrega).

9 verso da folha de rosto: deve conter a ficha catalográfica de acordo com as regras de catalogação vigentes. A ficha deve ser feita por um profissional da área de biblioteconomia.

10 D) Errata: Configura uma lista dos erros detectados no trabalho depois de impresso, evidenciando as folhas e as linhas das ocorrências e as devidas correções. Elemento opcional, geralmente apresentado em papel avulso ou encartado, que é acrescido ao trabalho já impresso.

11 E) Folha de aprovação: Deve constar: > o nome do autor;
> o título do documento por extenso e subtítulo (se houver); > a natureza, o objetivo, o nome da instituição a que é submetido e a área de concentração; > a data de aprovação; > o nome, a titulação, a assinatura e a instituição dos membros que constituem a Banca Examinadora. O Orientador deve aparecer em primeiro lugar, por ser o presidente da banca. Obs: A data de aprovação e a assinatura dos membros componentes da banca são colocadas após a aprovação do trabalho.

12 F) Dedicatória: Folha na qual o autor dedica a obra a alguém
F) Dedicatória: Folha na qual o autor dedica a obra a alguém. É um elemento opcional não identificado por título ou indicativo numérico e aparece após a folha reservada à Banca Examinadora. Caso, porém, seja incluído, recomenda-se que os textos figurem à direita, na parte inferior das respectivas folhas.

13 G) Agradecimentos: Nesta folha, encabeçada pela palavra AGRADECIMENTOS centralizada no papel, incluem-se os agradecimentos ao orientador, às instituições e/ou pessoas que contribuiram de modo relevante à elaboração do trabalho. É importante enfatizar que os agradecimentos em demasia acabam por obscurecer aqueles que realmente merecem ser lembrados. Desse modo, agradecimentos a contribuições rotineiras não são normalmente feitos.

14 H) Epígrafe: Elemento opcional, colocado após os agradecimentos, “onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo de trabalho”. Caso seja incluído, recomenda-se que o texto figure à direita, na parte inferior das respectivas folhas. Epígrafes podem figurar nas folhas de abertura das seções principais do trabalho.

15 I) Resumo na Língua Vernácula: O resumo é digitado ou datilografado em espaço 1,5, devendo ressaltar o objetivo, o método, as técnicas de abordagem, os resultados e as conclusões do trabalho com frases, concisas, objetivas e coerentes, e não uma simples enumeração de tópicos. No resumo devem ser identificadas as novas técnicas, se for o caso,e para trabalhos não experimentais,descrever as fontes e os tratamentos dos dados.

16 Nos resultados devem-se destacar fatos novos, descobertas significativas, contradições e teorias anteriores, relações e efeitos novos verificados. Deve-se indicar os valores numéricos, brutos ou derivados; os resultados de uma ou várias observações repetidas e os limites de precisão e graus de validade. Descreve-se as conclusões, ou seja, as consequências dos resultados, e como eles se relacionam com os objetivos propostos no documento em termos de recomendações, aplicações, sugestões, novas relações e hipóteses aceitas ou rejeitadas.

17 No resumo, a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, indicar informações sobre a categoria do tratamento, isto é, qual o aspecto a ser abordado, por exemplo: memória científica, estudo de caso, etc. Deve ser evitado o uso de frases negativas, símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente, fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessárias; quando for indispensável, defini-las na primeira vez que aparece. O resumo deve ser redigido em um só parágrafo, de preferência, na 3ª pessoa do singular e o verbo na voz ativa com, no máximo, 500 palavras e no mínimo 150 palavras. Sugere-se que o resumo venha antecedido por uma referência bibliográfica do trabalho.

18 J) Resumo em idioma estrangeiro: Deve apresentar a versão do resumo em idioma de divulgação internacional e digitado em espaço 1,5.

19 L) Lista de Ilustrações e de tabelas: Estas folhas, de modo distinto, destinam-se, a exemplo do sumário, a relacionar as ilustrações (desenho, gravura, imagem, fotografia, gráficos e outros), e as tabelas existentes no texto, na ordem em que aparecem, com a indicação da página em que se inserem.

20 Em razão da especificidade dos conteúdos, essas listas devem ser elaboradas e apresentadas individualmente, ou seja, uma lista para as ilustrações ou, se necessário, para cada tipo de ilustração, e uma lista para as tabelas. Embora opcional, é recomendável condicionar-se a inclusão dessas listas às necessidades do próprio texto, em termos de especificidade, identificação e número desses elementos no corpo do trabalho, tendo-se em conta os princípios da comunicação científica.

21 É importante considerar que a inclusão dessas listas no trabalho permite que o leitor localize e acesse no texto, com maior rapidez e facilidade os elementos arrolados nas listas respectivas.

22 M) Lista de Abreviaturas e Siglas: Esta folha reúne abreviaturas ou siglas utilizadas no decorrer do texto, com as respectivas significações, a fim de dar ao leitor condições de melhor entendimento do trabalho. É também um elemento pré-textual dado como opcional. Nesta lista, as siglas e abreviaturas são apresentadas em ordem alfabética, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso.

23 N) Lista de símbolos: Esta folha, opcional, destina-se a relacionar, na mesma ordem em que aparecem no trabalho, os símbolos relacionados no texto, com os respectivos significados.

24 O) Sumário: Consiste na "enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, acompanhado dos números das páginas". Se houver mais de um volume o sumário completo deve constar em cada um deles.

25 PARTE TEXTUAL: Esta parte deve ser composta dos seguintes itens: - introdução; - desenvolvimento; - conclusões; - recomendações (opcional).

26 Introdução : É a apresentação do trabalho e deve indicar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Deve indicar o tema da pesquisa de maneira clara e simples, apresentar a metodologia do trabalho e fazer rápidas referências a trabalhos anteriores, que tratem do mesmo assunto.

27 Desenvolvimento: Parte principal do texto que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. Deve ser visto como algo que subsiste sozinho sem necessitar da introdução ou da conclusão. O desenvolvimento lógico do trabalho aparece por inteiro no desenvolvimento.

28 Conclusão: Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Deve responder aos objetivos e às hipóteses apresentadas na introdução. Para tanto, é importante a retomada da visão ampla apresentada na introdução. A conclusão deve fazer sentido para quem não leu o resto do trabalho, ou pelo menos para quem leu , no máximo, a introdução. Ela não deve conter dados novos. Recomendações e sugestões para a implementação da pesquisa, também podem ser incluídas no trabalho.

29 PARTE PÓS-TEXTUAL: Nesta parte estão incluídos os seguintes itens: - referências (obrigatório); - glossário; - apêndice; - anexos; - índice.

30 Referência: Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento que permite sua identificação individual, mesmo mencionados em notas de rodapé. A lista das publicações citadas na pesquisa, ou que serviram de fundamento para o desenvolvimento da mesma, deve constar de um capítulo à parte, denominado Referências*. *Esta deve ser a nomenclatura adotada e não Bibliografia, como aparece em algumas publicações.

31 Glossário: Relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. É um elemento opcional, elaborado em ordem alfabética.

32 Apêndice: Elemento opcional que consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Ex.: APÊNDICE A – A AVALIAÇÃO NUMÉRICA DE CÉLULAS ALEATÓRIAS TOTAIS AOS QUATRO DIAS DE EVOLUÇÃO. APÊNDICE B – AVALIAÇÃO DAS CÉLULAS MUSCULARES PRESENTES NAS CAUDAS EM REGENERAÇÃO.

33 Anexo: Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.

34 Índice: É a lista de palavras ou frases, ordenadas segundo um determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto. O índice aparece no final da publicação.

35 Referências: ww.sibi.ufrj.br/documentos/manual-teses-dissertacoes.pdf MÜLLER, M.S; CORNELSEN, J.M. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. 6ed. Londrina: EDUEL, 2007.


Carregar ppt "Partes que compõem um trabalho científico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google