A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Distribuição de Energia Elétrica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Distribuição de Energia Elétrica"— Transcrição da apresentação:

1 Distribuição de Energia Elétrica
Elementos dos Sistemas de Distribuição Professor: Marcelo Henrique Manzke Brandt Contato:

2 Rede Aérea

3 Rede Aérea

4 Rede Aérea

5 Rede Aérea

6 Rede Aérea

7 Rede Aérea

8 Rede Compacta

9 Rede Compacta

10 Rede Compacta

11 Rede Compacta

12 Comparação entre Linhas

13 Postes São os elementos básicos das estruturas. São especificados pelas suas dimensões geométricas (altura), material, forma e pela resistência à flexão (máximo esforço horizontal). Exemplo: Poste de concreto, seção circular, 11 m, 300 Kg. Podem ser de madeira, concreto e aço.

14 Postes

15 Postes

16 Postes Poste de Madeira: usados em linhas rurais, devido ao aspecto estético. É mais barato, mais leve (cerca de 65% do peso do poste de concreto) e de fácil manuseio. São usadas principalmente, as madeiras de pinho e eucalipto. Com a proibição do uso de madeira de lei, ficou muito difundido o uso da madeira branca, porém, para seu uso a PB-45 da ABNT, determina que “todo poste que não for de madeira de lei, deverá ser tratado e levar bandagens com arame galvanizado no seu topo e no pé”. O tratamento é feito com a penetração de um produto a base de alcatrão, para evitar o apodrecimento, o aparecimento de fungos e cupins.

17 Poste de Madeira

18 Postes Poste de Concreto: usados em todo tipo de redes aéreas. É mais pesado, mais frágil em seu manuseio, e mais caro que o de madeira, porém, suporta esforços mecânicos maiores que o poste de madeira. Podem ser: Circular; Duplo T. Os postes de concreto tipo duplo T, têm maior resistência mecânica e por isso são mais usados em linhas de vãos maiores.

19 Postes Poste de Aço: é mais utilizado para iluminação ornamental. São mais leves, de fácil manuseio e mais caros que os postes de concreto e requerem manutenção constante (pintura).

20 Cruzetas Elemento onde são colocados os pinos para fixação dos isoladores. Normalmente são de madeira, medindo de 2 a 2,4 m, podendo, também, ser de concreto, pouco usadas, de ferro, usadas em casos especiais tais como travessias de ferrovias, rodovias, etc. ou de fibra de vidro para atmosfera agressiva, com alto índice de poluição. Proporcionam o espaçamento entre os condutores da rede primária. Para sua fixação ao poste utiliza-se parafuso de cabeça quadrada, porcas e arruelas, também, quadradas. Para anular o balanço, usa-se mão francesa.

21 Cruzetas

22 Cruzetas

23 Isoladores Os isoladores são elementos sólidos dotados de propriedades mecânicas capazes de suportar os esforços produzidos pelos condutores. Eletricamente, exercem a função de isolar os condutores, submetidos a uma diferença de potencial em relação à terra (estrutura do suporte) ou em relação a um outro condutor de fase. De maneira geral classificam-se em duas categorias: apoio e de suspensão.

24 Isoladores de Apoio São aqueles nos quais se apóiam os condutores. No caso de redes de distribuição, os condutores são fixados aos isoladores através de laços pré-formados, de forma a permitir um pequeno deslocamento devido ao trabalho durante o ciclo de carga

25 Isoladores Roldana É utilizado predominantemente nas redes de distribuição urbana e rural secundária (220 ou 380 V). Podem ser encontrados tanto em porcelana vitrificada, como em vidro recozido.

26 Isoladores de Pino É utilizado geralmente em redes de distribuição urbana e rural, primárias, até tensões de distribuição de 34,5 KV. Podem ser fabricados em porcelana vitrificada ou vidro temperado.

27 Isoladores de Suspensão
São aqueles, quando fixados à estrutura, permitem o livre deslocamento em relação à vertical, através da rotação do seu dispositivo de fixação. A fabricação dos isoladores, ainda, está restrita a utilização de três matérias básicas: Cerâmica (porcelana marrom vitrificada); Vidro (temperado e recozido); Fibra (epóxi, fibra de vidro ou resinas).

28 Isoladores de Disco Ou isolador de suspensão, são utilizados em redes de distribuição urbana e rural primária, em estruturas de ancoragem e amarração. Podem ser construídos tanto em porcelana vitrificada, como em vidro temperado.

29 Isoladores Tipo Castanha
É utilizado para separar mecanicamente o circuito secundário (BT). Normalmente é fabricado em porcelana vitrificada. Além do tipo, o isolador deve ser definido pele sua classe de isolação, por suas características mecânicas, geométricas e ensaios padronizados.

30 Acessórios Rede compacta
Mensageiro: cabo utilziado para sustentação dos espaçadores e separadores, e para proteção elétrica e mecânica na rede compacta.

31 Acessórios Rede compacta

32 Equipamentos de Redes Aéreas
Transformador de distribuição

33 Montagem de estrutura de transformador trifásico

34 Equipamentos de Redes Aéreas
Banco de capacitor

35 Equipamentos de Redes Aéreas
Banco de capacitor

36 Equipamentos de Redes Aéreas
Reguladores de tensão O regulador de tensão é um equipamento destinado a manter um determinado nível de tensão em um sistema elétrico, quando submetido a uma variação de tensão fora dos limites especificados. É um autotransformador dotado de certo número de derivações no enrolamento série.

37 Dispositivos de Proteção e Manobra
Religadores automático (cooper): Dispositivo autocontrolado automático que interrompe e religa um circuito de corrente alternada com uma sequência pré-determinada de abertura e fechamento seguido por uma reinicialização, permanecendo fechado ou bloqueado de acordo com as suas instruções operativas. Na ocorrência de faltas os religadores são sensibilizados por sobrecorrentes iniciando o ciclo de operação. Caso a sobrecorrente persista a sequência de abertura e fechamento dos contatos é repetida até três vezes consecutivas e, após a quarta abertura, os contatos ficam abertos e bloqueados, isolando a parte defeituosa do sistema. Caso o defeito desapareça após o primeiro, segundo ou terceiro intervalo de religamento, e decorrido o tempo de reinicialização, o mecanismo rearma-se automaticamente tornando o religador apto a realizar novamente a sequência completa de operações ajustadas no religador

38 Dispositivos de Proteção e Manobra
Religadores automático (cooper)

39 Dispositivos de Proteção e Manobra
Chave fusível indicadora unipolar: chave fusível é um equipamento destinado à proteção de sobrecorrentes do circuito primário, utilizada em redes aéreas de distribuição urbana e rural e em pequenas subestações de consumidor e concessionárias. É dotada de um elemento fusível que responde pelas características básicas de sua operação. São também denominadas corta-circuitos e são fabricadas em diversos modelos para diferentes níveis de tensão e corrente

40 Dispositivos de Proteção e Manobra
Chave fusível indicadora unipolar:

41 Dispositivos de Proteção e Manobra
Chave fusível religadora:

42 Dispositivos de Proteção e Manobra
Vara de manobra

43 Dispositivos de Proteção e Manobra
Gancho da ferramenta de abertura em carga (load buster)

44 Dispositivos de Proteção e Manobra
Gancho da ferramenta de abertura em carga (load buster)

45 Dispositivos de Proteção e Manobra
Elo fusível


Carregar ppt "Distribuição de Energia Elétrica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google