A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução Prof: Rodrigo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução Prof: Rodrigo."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução Prof: Rodrigo

2 Teorias da origem da vida
Spallanzani (século XVIII) Francisco Redi (século XVII) Criacionismo: Os seres vivos teriam surgido por obra divina. Fixismo: todas as espécies seriam imutáveis. Abiogênese ou geração espontânea: a matéria bruta (morta) provida de um princípio ativo Louis Pasteur

3 Teoria de Oparin No inicio do século XX, o cientista russo Aleksandr Ivanovich Oparin (1894 – 1980) e inglês John Haldane (1892 – 1964), propôs uma teoria sobre a origem da vida. Heterótrofos e anaeróbicos

4 Experimento de Miller e Urey
Um experimento foi realizado na década de 1950 por Stanley Miller e Harold Urey, da Universidade de Chicago (USA).

5 Lamarckismo O naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck (1744 – 1829) refutou as ideias criacionistas e fixistas da época, afirmando que todas as espécies, inclusive o ser humano, descendiam de espécies diferentes, preexistentes. Conceito da adaptação das espécies. Lei do uso e desuso: quanto mais um organismo utiliza determinado órgão no ambiente mais esse órgão se desenvolve, quando não utiliza determinada estrutura ela vai se atrofiar. Lei dos caracteres adquiridos: as características adquiridas são passadas para os descendentes.

6 Darwinismo Charles Darwin (1809 – 1882) foi convidado para participar de uma viagem ao redor do mundo, como naturalista, com duração de quase 5 anos a bordo do H.M.S.Beagle. A experiência de Darwin como naturalista, o fez levantar algumas ideias. Dentro da espécie existe variações: os seres que constituem a espécie não são todos iguais, existe aqueles que nascem com variações positivas que s tornam mais adaptados ao meio em que vivem, outro, nascem com variações negativas que os tornam menos adaptados. Seleção natural: o meio seleciona as variedades mais adaptadas, portanto, aqueles que nascem com variações positivas tem mais chances de sobrevivência e são mais competitivos. Os mais adaptados também tem maiores chances de se reproduzir, podendo transmitir aos descendentes as características que tornam a espécie mais adaptada ao contexto natural em que é submetida.

7 Neodarwinismo Os seres vão sofrendo mutações que vão trazendo novas características que podem ser boas ou ruim dependendo do ambiente em que vivem. Mutação e Recombinação Gênica.

8 Especiação ♦ Conceito É o fenômeno pelo qual novas espécies são formadas a partir de uma espécie ancestral comum. Para que isso aconteça, são necessários, respectivamente, o isolamento geográfico e o isolamento reprodutivo.

9 Exemplos de isolamento geográfico

10 Mecanismos de isolamento reprodutivo
A especiação resulta em grupos de diferentes espécies, pois os diferentes grupos não mais conseguem se cruzar livremente, existindo mecanismos biológicos que impendem a reprodução. Tais mecanismos são classificados em: Pré-zigóticos (impendem fecundação) Pós-zigóticos (impedem formação de indivíduo reprodutivamente viável) ♦Incompatibilidade órgão reprodutivos. ♦Isolamento estacional e isolamento ecológico. ♦Diferença comportamental (etiológico). ♦Mortalidade do embrião após a fecundação. ♦Inviabilidade do híbrido. ♦Esterilidade do híbrido.

11 Processos de especiação

12

13 Evidências da Evolução
Fósseis – Resto ou marca orgânica com mais de (onze mil) anos.

14 Órgãos vestigiais – Aqueles que estão em via de desaparecer.
Análises Bioquímicas - Analises de DNA.

15 Embriologia comparada – Mostra uma grande semelhança quanto à forma do corpo e presença de fendas branquiais, notocorda, rins e um coração com duas cavidades.

16 Irradiação adaptativa

17 Convergência Adaptativa

18 Órgãos Homólogos – Mesmo ancestral evolutivo.

19 Órgãos Análogos – Ancestral evolutivo diferente, mas com a mesma função.

20 História da vida na Terra
Arqueano Proterozoico


Carregar ppt "Evolução Prof: Rodrigo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google