A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1: Eficiência e Eficácia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1: Eficiência e Eficácia"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1: Eficiência e Eficácia
Moodle: Campus Planaltina  Curso: Gestão Ambiental Disciplina: Introdução a Administração – turma J Senha da disciplina = código = Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

2 Organização Pessoas Recursos Objetivo(s) Organização “Unidade coordenada que consiste em pelo menos duas pessoas que funcionam conjuntamente para o alcance de um objetivo comum ou de um conjunto de objetivos” (GIBSON, 2003 apud CARAVANTES, 2005). “Organizações são unidades sociais deliberadamente construídas e reconstruídas para atingir objetivos específicos” (PARSONS, 1960 apud CARAVANTES, 2005) Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

3 Organização Comunicação Por que as organizações são importantes? Divisão social do trabalho; Fornecem os meios de subsistência para muitas pessoas; Viabiliza a especialização e o aumento da produtividade e da qualidade; Articula e coordena o trabalho de muitas pessoas...  Você consegue pensar em outros aspectos da importância para nossa sociedade? Motivação Propósito comum Organização Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

4 Classificação das Organizações
Segundo o Setor da Economia Setor primário: extração recursos naturais Ex: Agricultura, Pecuária, Extrativismo, Pesca... Setor secundário: transformação Ex: Indústrias (siderurgia, tecelagem, construção civil...) Setor terciários serviços Ex: comércio, educação, turismo, telecomunicação, transportes, informática... Segundo a finalidade e fontes de financiamento Primeiro Setor: utiliza recursos públicos para objetivos públicos Ex: Ministérios, Autarquias, Fundações Públicas, Escolas Públicas... Segundo Setor: utiliza de capital privado para objetivos privados Ex: Empresas (organizações com fins lucrativa) Terceiro Setor: utiliza de capital privado para benefícios coletivos ou públicos (OSCIPs) Ex: ONGs, OSCIPs, Sindicatos, Coletivos, Associações, Cooperativas... Todas as organizações carecem de uma boa administração para alcançar seus resultados Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

5 Administração “Processo dinâmico, que consiste em tomar decisões sobre o uso de recursos, para realizar objetivos” (MAXIMIANO, 2004). “Administração é uma palavra que exprime uma ideia antiga: tomar decisões que promovam o uso adequado de recursos, para realizar objetivos. A administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança, execução e controle” (MAXIMIANO, 2008, p. 8). Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

6 Administração Processos de Administração
“Administração é o sistema estruturado e intuitivo que consolida um conjunto de princípios, processos e funções para alavancar, harmoniosamente, o processo de planejamento de situações futuras desejadas e seu posterior controle e avaliação de eficiência, eficácia e efetividade, bem como a organização e a direção dos recursos alocados nas áreas das empresas, orientados para os resultados esperados, com a minimização dos conflitos interpessoais” (OLIVEIRA, 2009, p. 3). Planejamento Organização Liderança Execução Controle Processos de Administração Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

7 Medidas de desempenho Eficiência e Eficácia Eficiência Eficácia
Desempenho: medida em que os objetivos são realizados e em que os recursos são utilizados. Medidas de desempenho Eficiência eficiência = resultado /  esforço  Eficiência  Desperdício Uso dos recursos: Avalia-se a maneira correta de se fazer as coisas Eficácia: Alcance dos objetivos Eficácia eficácia = resultado alcançado / objetivo planejado Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

8 Na tirinha do Calvin, o casal foi eficiente ou eficaz?
Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

9 Medidas de Eficiência A) Produtividade:
Produtividade = resultado /  esforço/recurso a.1) Produtividade de fatores isolados: alunos / professor, quilowatts / hora, etc.  a.2) Produtividade de fatores múltiplos: Ex: peças produzidas / horas trabalhadas / capital investido. B) Uso do tempo: Considera-se como parâmetro um tempo padrão (tempo médio) Verifica-se o desempenho resultado / tempo Verifica-se a variação em relação ao tempo padrão. Produtividade = resultado (peças produzidas) Horas trabalhadas X $ investido Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

10 Algumas medidas de eficácia
Satisfação dos Clientes  As necessidades dos clientes mudam ao longo do tempo.  Alguns indicadores: Fidelização (índice de recompra); Volume de reclamações (utilização do SAC) Satisfação dos acionistas Alguns indicadores: Lucro; Participação no mercado; Crescimento dos negócios Impactos na sociedade Exigências crescentes por Responsabilidade Social Empresarial (RSE), governança, transparência e cidadania corporativa. Apoio a empreendimentos comunitários; Iniciativas filantrópicas; Respeito às normas ambientais Aprendizagem Organizacional (Learning Organization) Processo coletivo de adquirir competências para enfrentar novas situações e resolver problemas. Aprender a lidar com a mudança contínua. Aprendizado aplicado à tomada de decisões. Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

11 Competitividade Competitividade = desempenho comparado
Vantagem competitiva Atributos que capacitam a organização a se manter no mercado (equiparando-se ou superando em desempenho organizações similares) As vantagens competitivas garantem o posicionamento da organização em relação a outras organizações similares e sua capacidade de realização dos objetivos organizacionais. Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

12 Qualidade Índice de aproveitamento = itens aproveitados
Excelência Distingue algo pela superioridade em relação aos semelhantes   Especificações Características do produto Qualidade planejada: estabelece como o produto deve ser Padronização Regularidade e confiabilidade em que o produto se conforma às especificações Adequação Adequação ao uso: Adequação do Projeto: capacidade de cumprir a finalidade de uso. Ausência de deficiências. Índice de aproveitamento = itens aproveitados itens produzidos Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

13 Administração da Qualidade: assegurar uniformidade segundo os padrões planejados.
Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo

14 Vocês já viram o filme “O Ritmo do Sistema?”
Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo Vocês já viram o filme “O Ritmo do Sistema?” Parte 1 de 5: Parte 2 de 5: Parte 3 de 5: Parte 4 de 5: Parte 5 de 5: E o filme Tempos Modernos de Chaplin?


Carregar ppt "Aula 1: Eficiência e Eficácia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google