A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTEIRO BÁSICO PARA PROJETO DE PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTEIRO BÁSICO PARA PROJETO DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 ROTEIRO BÁSICO PARA PROJETO DE PESQUISA
1. INTRODUÇÃO 2. TEMA 3. JUSTIFICATIVA 4. PROBLEMA 5. HIPOTESE 6. OBJETIVO 7. REFERENCIAL TEÓRICO 8. METODOLOGIA 9. CRONOGRAMA 10. REFERENCIAS

2 1. INTRODUÇÃO A primeira seção do projeto é constituída pela introdução, que expõe brevemente o tema do projeto e sua delimitação, o problema a ser abordado, a hipótese, os objetivos do trabalho, as razões de sua realização, o enfoque dado ao assunto e sua relação com outros estudos. Em função dessas características é que se deve elaborar a introdução depois de haver concluído as análises do corpus em estudo.

3 2. ELABORAÇÃO DO TEMA O tema retrata a área que se deseja investigar, a qual geralmente é bastante ampla. Assim, é necessário a realização de um recorte, uma delimitação que pode ser, por exemplo, a inclusão de algumas variáveis.

4 Vejamos um exemplo: Quando dizemos que pretendemos estudar “gravidez”, delimitamos, de forma muito ampla, o campo de observação: mulheres grávidas. Se acrescentarmos que nosso interesse é por “adolescentes grávidas”, conferimos ao assunto uma variável. Se afirmarmos que desejamos saber se "as adolescentes grávidas possuem informações sobre métodos contraceptivos" apontamos outra variável. Expressamos então o desejo de relacionar duas variáveis: a gravidez na adolescência e o nível de informação sobre métodos contraceptivos

5 Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal;
Existem dois grupos de fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa. Abaixo estão relacionadas algumas questões que devem ser levadas em consideração nesta escolha . a) FATORES INTERNOS: Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal; Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa pessoal); O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido .

6 - Material de consulta e dados necessários ao pesquisador.
b). FATORES EXTERNOS: A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais; O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho( institucional); - Material de consulta e dados necessários ao pesquisador.

7 3. ELABORAÇÃO DA JUSTIFICATIVA
Consiste na capacidade de convencer o leitor da importância do Projeto de Pesquisa. É a capacidade de argumentar sobre a relevância da proposta; Pode-se de certa forma entender que seria a parte do “marketing” do trabalho; Digamos que o tema seja o “peixe” e a Justificativa sua capacidade de “vender o peixe”.

8 4. ELABORAÇÃO DO PROBLEMA
A maneira mais fácil e direta de formular um problema é em forma de pergunta. Além disso, facilita sua identificação por parte de quem consulta o projeto ou o relatório da pesquisa. De modo geral, o estudante inicia o processo da pesquisa pela escolha de um tema, que por si só não constitui um problema. Ao formular perguntas sobre o tema, provoca-se sua problematização. .

9 5. ELABORAÇÃO DAS HIPÓTESES
Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.

10 E como já foi dito a pesquisa científica se inicia sempre com a colocação de um problema solucionável. O passo seguinte consiste em oferecer uma solução possível, mediante uma proposição, ou seja, uma expressão verbal suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa. A essa proposição dá-se o nome de hipótese. Assim, a hipótese é a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema.

11 6. ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS
Para traçarmos o objetivo geral e os objetivos específicos, devemos nos lembrar de iniciar nossa proposta com o verbo no infinitivo.

12 Vejam algumas sugestões de verbos:
ANALISAR DISTINGUIR ORGANIZAR AGRUPAR EFETUAR PLANEJAR APLICAR ENTENDER PRODUZIR ARQUIVAR PROPOR ARTICULAR ENUMERAR RATIFICAR ASSINALAR REALIZAR AVALIAR EQUILIBRAR RECONHECER CALCULAR RECONSIDERAR CATEGORIZAR ESBOÇAR RECUPERAR

13 7. REFERENCIAL TEÓRICO Para a realização de uma investigação o pesquisador deverá ter clareza dos conceitos que irá trabalhar. Ainda que lhe pareça claro por ser de sua área de formação, todo trabalho científico deverá demonstrar a origem teórica de suas investigações. Uma boa discussão teórica revela a maturidade do autor e caracteriza a especialização em determinada área do conhecimento.

14 8. ELABORAÇÃO DA METODOLOGIA
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.

15 9. CRONOGRAMA Registrar a ordem sequencial das etapas. Refere-se as etapas: atividades e metas a serem alcançadas com a execução do projeto; indicar a(s) unidade(s) ou qualquer outro indicador que possibilite uma avaliação sobre o desenvolvimento do projeto e seu respectivo acompanhamento.

16 10. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
É a relação de todos os livros consultados para a elaboração do projeto ou o que se pretende utilizar no processo de investigação. Esta deverá estar em consonância com as normas técnicas, pois revelará a capacidade básica exigida de um acadêmico na elaboração de um trabalho científico. 


Carregar ppt "ROTEIRO BÁSICO PARA PROJETO DE PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google