A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 02 – Fundamentos da Microeconomia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 02 – Fundamentos da Microeconomia"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 02 – Fundamentos da Microeconomia
Cenários Econômicos Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 02 – Fundamentos da Microeconomia

2 Conceitos Mercado – Grupo de compradores e vendedores de um bem ou serviço particular. Mercado competitivo – Mercado em que há tantos compradores e vendedores que cada um deles tem impacto insignificante sobre o preço de mercado

3 Demanda Quantidade demandada – Quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar Lei da demanda – Afirmação de que com tudo mais mantido constante, a quantidade demandada de um bem diminui quando o preço aumenta. Escala da demanda – Tabela que mostra a relação entre o preço de um bem e a quantidade demandada. Curva de demanda – Gráfico da relação entre o preço de um bem e a quantidade demandada.

4 Deslocamentos da curva de demanda
Renda Bem normal – Bem para o qual, tudo mais constante, um aumento na renda leva a um aumento na demanda Bem inferior – Bem para o qual, tudo mais constate, um aumento na renda leva uma diminuição da demanda.

5 Preço dos bens relacionados:
Substitutos – Dois bens para os quais o aumento do preço de um leva a um aumento da demanda pelo outro Complementares – Dois bens para os quais o aumento do preço de um leva a uma redução da demanda pelo outro

6 Deslocamentos da Curva de demanda
Gostos; Expectativas; Número de Compradores; Renda; (normal/inferior) Preços dos bens relacionados; (substitutos/complementares)

7 Oferta Quantidade ofertada – Quantidade de um bem que os vendedores estão dispostos e aptos a vender. Lei da oferta – Afirmação de que, com tudo mais mantido constante, a quantidade ofertada de um bem aumenta quando seu preço aumenta. Escala da oferta – Tabela que mostra a relação entre o preço e a quantidade ofertada de um bem. Curva de oferta – Gráfico da relação entre o preço de um bem e a quantidade ofertada.

8 Deslocamentos da Curva da Oferta
Preço dos insumos; Tecnologia; Expectativas; Número de vendedores;

9 Oferta e Demanda Equilíbrio – Uma situação na qual o preço de mercado atingiu o nível em que a quantidade ofertada é igual a quantidade demandada.

10 Preço de equilíbrio – O preço que iguala a quantidade ofertada e a quantidade demandada
Quantidade do equilíbrio – A quantidade ofertada e a quantidade demandada ao preço de equilíbrio Excesso de oferta – Uma situação em que a quantidade ofertada é maior que a quantidade demandada Excesso de demanda – Uma situação em que a quantidade demandada é maior que a quantidade ofertada

11 Três passos para analisar mudanças no equilíbrio
1. Analisar se o acontecimento desloca a curva de oferta ou demanda (ou ambas). 2. Analisar em qual direção a curva se desloca. 3. Usar o diagrama de oferta e demanda para verificar como o deslocamento altera o preço e a quantidade de equilíbrio.

12 1. Explique cada uma das declarações abaixo usando o diagrama de oferta e demanda
a. Quando uma frente fria atinge a flórida, o preço do suco de laranja aumenta nos supermercados de todo o território norte-americano

13 b. Quando começa uma guerra no Oriente Médio, o preço da gasolina aumenta e o preço do carro usado diminui.

14 2. Para cada um dos seguintes eventos, descreva o que acontece com a oferta, demanda, quantidade ofertada e quantidade demandada no mercado de carros novos: a. O sindicato dos trabalhadores automotivos consegue um grande aumento de salários; b. Uma nova tecnologia robótica é introduzida na fábrica; c. O governo subsidia passagens de ônibus, o que resulta em uma grande redução no custo da passagem. d. As rendas reais crescem e os carros novos são um bem normal.

15 3. Considere o mercado de assinaturas da Netflix, aparelhos de TV e ingresso de cinema. Para cada par identifique se são complementares ou substitutos: Netflix e aparelhos de TV; Netflix e ingressos de cinema; Aparelhos de TV e ingressos de cinema; Serviço de internet e Netflix; Serviço de internet e sinal digital de TV aberta;

16 4. Pesquisas de mercado revelaram as seguintes informações sobre o mercado de barras de chocolate: a escala de demanda pode ser representada pela equação Qd= p, onde Qd é a quantidade demandada, e p, o preço. A escala de oferta pode ser representada pela equação Qo= p, onde Qo é a quantidade ofertada. Calcule o preço e a quantidade de equilíbrio no mercado de barras de chocolate.


Carregar ppt "Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 02 – Fundamentos da Microeconomia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google