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CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.

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1 CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki

2 Economia – “oikonomos” (grego)“Aquele que administra um lar”.
Uma família precisa tomar muitas decisões. Precisa alocar seus recursos escassos, Habilidades, esforços e desejos A sociedade deve tomar muitas decisões. Precisa alocar a produção de bens e serviços. Os recursos estão escassos

3 PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
O QUE e QUANTO produzir ? A sociedade deve produzir mais bens de consumo ou bens de capital, e quanto ? COMO produzir ? Questão de eficiência produtiva. Capital ou mão-de-obra intensiva. PARA QUEM produzir ? Como será a distribuição de renda gerada pela atividade econômica. Quais os setores beneficiados?

4 Escassez significa que a sociedade tem recursos limitados
Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos Economistas estudam:Como as pessoas tomam decisões Como as pessoas interagem umas com as outras Analisam as forças e tendências que afetam a economia como um todo

5 TRADEOFF Em economia, tradeoff é umexpressão que define uma situação de escolha conflitante, isto é, quando uma ação econômica que visa à resolução de determinado problema acarreta, inevitavelmente, outros. Por exemplo, em determinadas circunstâncias, a redução da taxa de desemprego apenas poderá ser obtida com o aumento da taxa de inflação, existindo, portanto, um tradeoff entre inflação e desemprego.

6 As Pessoas Enfrentam Tradeoffs
Tomada de decisões Exige escolher um objetivo em detrimento de outro. Estudante – tempo Pais – renda Sociedade Defesa nacional versus bens de consumo Meio ambiente sem poluição versus alto nível de renda Eficiência versus igualdade

7 As Pessoas Enfrentam Tradeoffs
EficiênciaSociedade – Está obtendo o máximo que pode de seus recursos escassos Tamanho do bolo econômico IGUALDADE - Os benefícios advindos desses recursos estão sendo distribuídos uniformemente entre os membros da sociedade Maneira como o bolo é dividido em partes individuais

8 O CUSTO DE ALGUMA COISA É AQUILO DE QEU VOCÊ DESISTE PARA OBTÊ-LA
Como as pessoas enfrentam tradeoffs -Tomada de decisões Comparar os custos e benefícios de possibilidades alternativas de ação Custo de uma ação - Aquilo que deve ser sacrificado para que se obtenha um item desejado

9 Custo de oportunidade Custo de oportunidade de um bemO custo de uma coisa é aquilo de que desistimos para obtê‐la • Fronteira de possibilidades de produçãoCusto de oportunidades de um carro – mais alto Economia ‐ produção de muitos carros e poucos computadores Custo de oportunidades de um carro – mais baixo Economia – produção de poucos carros e muitos computadores Especialização de recursos

10 Economia = ciência Economistas = cientistasDesenvolvem teorias Coletam dados Analisam dadosConfirmam ou refutam teorias Método científico O desenvolvimento e o teste imparcial de teorias sobre como funciona o mundo

11 O ECONOMISTA COMO CIENTISTA
O Método Científico: Observação, Teoria e Mais Observação Observação Teoria Conduzir experimentosDifícil / Impossível ObservaçãoOs economistas prestam muita atenção aos experimentos naturais que a História oferece

12 MICRO E MACROECONOMIA Microeconomia - O estudo de como famílias e empresas tomam decisões e de como interagem nos mercados Macroeconomia -O estudo dos fenômenos da economia como um todo, incluindo inflação, desemprego e crescimento econômico

13 Análise positiva x análise normativa
Declarações positivas - São descritivas, trata‐se de afirmações a respeito de como o mundo é. Pode‐se confirmar ou refutar as afirmações positivas por meio do exame de evidências Declarações normativas -São prescritivas e referem‐se a como o mundo deveria ser

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15 SISTEMA ECONÔMICO

16 PLANEJADORES CENTRAIS
Alocar os recursos escassos da economia, tomando as seguintes decisões: Que bens e serviços produzir Quanto produzir de cada um Quem os produziria e consumiria A teoria por trás do planejamento central era a de que apenas o governo poderia organizar a atividade econômica de uma maneira que promovesse o bem‐‐estar econômico de todo o país

17 ECONOMIA DE MERCADO Economia de mercado – aloca recursos:
Por meio das decisões descentralizadas de muitas empresas e famílias quando estas interagem nos mercados de bens e serviços Essas empresas e famílias interagem no mercado, em que ospreços e o interesse próprio guiam suas decisões Adam Smith – “mão invisível”

18 ECONOMIA DE MERCADO Recompensa as pessoas de acordo com sua capacidade de produzir coisas pelas quais outras pessoas estejam dispostas a pagar

19 MERCADO Um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço Podem ser altamente organizados Frequentemente são menos organizadoS Mercado competitivo: Um mercado onde há tantos compradores e vendedores que cada um deles tem impacto insignificante sobre o preço do mercado

20 DEMANDA Quantidade Demandada - A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar Lei da demanda - A afirmação de que, com tudo o mais mantido constante, a quantidade demandada de um bem diminui quando o preço dele aumenta

21 COETERIS PARIBUS - as demais condições inalteradas

22 Curva de demanda Relação entre: Preço de um bem e Quantidade demandada

23 Curva de demanda – escala de demanda
A escala de demanda mostra a quantidade demandada a cada preço. A curva de demanda, que representa graficamente a escala de demanda, mostra como a quantidade demandada do bem varia quando seu preço se altera. Como um preço menor aumenta a quantidade demandada, a curva de demanda se inclina para baixo

24 Deslocamentos da curva da demanda
Aumento da demanda = Qualquer mudança que aumente a quantidade demandada a cada preço desloca a curva de demanda para a direita Redução da demanda =Qualquer mudança que reduza a quantidade demandada a cada preço desloca a curva para a esquerda

25 VARIÁVEIS QUE PODEM DESLOCAR AS CURVA DA DEMANDA
Renda Preços dos Bens Relacionados Gostos Expectativas Número de compradores

26 RENDA Bem Normal: Um bem para o qual, tudo o mais mantido constante, um aumento na renda leva a um aumento da demanda Bem Inferior: Um bem para o qual, tudo o mais mantido constante, um aumento na renda leva a uma diminuição da demanda

27 PREÇO DOS BENS RELACIONADOS
Substitutos: Dois bens para os quais o aumento do preço de um leva a um aumento da demanda pelo outro Complementos: Dois bens para os quais o aumento do preço de um leva a uma redução da demanda pelo outro

28 GOSTOS, EXPECTATIVA E NÚMERO DE COMPRADORES
Mudança nos gostos – alterações na demanda Expectativas: Quanto ao futuro podem afetar a sua demanda por um bem ou serviço hoje. Aumento no Número de compradores – A demanda de mercado aumenta

29 OFERTA Quantidade ofertada: A quantidade que os vendedores querem e podem vender Lei da oferta Com tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade ofertada desse bem também aumenta

30 Deslocamentos da curva de oferta
Aumento da oferta - Qualquer mudança que aumente a quantidade ofertada a cada preço, como uma queda do preço do açúcar, desloca a curva de oferta para a direita – Redução da oferta -Qualquer mudança que reduza a quantidade ofertada a cada preço desloca a curva de oferta para a esquerda

31 Variáveis que podem influenciar a oferta
Preço dos Insumos: Oferta – negativamente relacionada ao preço dos insumos TecnologiaAvanço em tecnologia – aumentam a oferta Expectativas: Afeta a oferta atual Número de Vendedores: A oferta de mercado depende do número de vendedores

32 Equilíbrio da oferta e da demanda
O equilíbrio é encontrado no ponto em que ocorre intersecção da curva de oferta e da curva de demanda. Ao preço de equilíbrio, a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada.

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