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Autor: Ernesto Ricardo Cervantes Machado

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Apresentação em tema: "Autor: Ernesto Ricardo Cervantes Machado"— Transcrição da apresentação:

1 Autor: Ernesto Ricardo Cervantes Machado
Melhoria da atenção às pessoas com HAS e/ou DM na UBS Dídimo Pires, Tabatinga/AM Autor: Ernesto Ricardo Cervantes Machado Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui Pelotas, 2016

2 Introdução A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes Mellitus(DM) constituem um importante problema de saúde pública a nível mundial; Ambas doenças se tornam mais frequentes com a idade. Se, entre 18 e 24 anos, as proporções de pessoas com HAS e/ou DM são de 3% e 0,8%, respectivamente, aos 65 anos, a prevalência sobe para 60,4% e 22,1%, respectivamente.

3 Introdução - Tabatinga/AM
Tabatinga é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, localizado na região norte do país. Pertencente à mesorregião do sudoeste amazonense e microrregião do alto Solimões; Àrea: 3 225,064 km²; População: ; Município mais populoso de sua microrregião e de sua mesorregião, e o sétimo mais populoso do Amazonas (IBGE, 2014).

4 Introdução - Tabatinga/AM
Há no município seis UBS e um total de 14 equipes de saúde. Serviço hospitalar (HGut), Hospital da Guarnição de Tabatinga Serviço de reabilitação Serviço SAMU UPA com uma maternidade UBS fluvial para os atendimentos das populações riberinhas. 5 Pontos de Odontologia

5 UBS Dídimo Pires população total de 7.502 habitantes três equipes:
bairro centro, bairro Dom Pedro I e bairro são francisco Perfil demográfico 50.4% sexo masculino 37,8% de 0-19 anos 10,1% > 60 anos 1,5% < 1 ano 49,5% sexo feminino 53% de anos

6 Introdução Consideramos muito importante a realização desta intervenção, pois garante a atenção oportuna da totalidade dos casos de pessoas afetadas pela HAS e/ou DM e nos ajudará a prevenir as doenças com nossas ações de saúde.

7 Introdução Desde o começo de nosso trabalho identificamos a baixa cobertura oferecida para nossa população afetada por HAS e/ou DM. - Temos cadastrados 242 pessoas com HAS e 123 com DM, o que representa uma cobertura, respectivamente de 57% e 37%.

8 Objetivo geral Melhorar a atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na UBS Dídimo Pires, Tabatinga-AM.

9 Objetivos específicos
1- Ampliar a cobertura dos usuários com HAS e/ou DM; 2- Melhorar a qualidade da atenção dos usuários com HAS e/ou DM; 3- Melhorar a adesão dos usuários com HAS e/ou DM; 4- Melhorar o registro das informações; 5- Mapear usuários com HAS e/ou DM de risco para doença cardiovascular; 6- Promover a saúde dos usuários com HAS e/ou DM.

10 Metodologia Capacitação da equipe antes da intervenção;
Estabelecimento do papel de cada profissional na ação programática e capacitação dos profissionais para acolhimento e cadastro dos usuários; Confecção de cronograma Cadastro e planilha espelho.

11 Metodologia Organização da agenda, dando prioridade a usuários classificados como alto risco; Busca de usuários faltosos as consultas; Garantir o material necessário para realizar consulta com avaliação completa e exame de risco cardiovascular.

12 Metodologia Buscar parcerias na comunidade, reforçando a intersetorialidade nas ações de promoção e prevenção da saúde; Coordenação da prática de atividades físicas; Divulgação do programa.

13 Metodologia Monitoramento da intervenção;
Informações do Sistema de Informação de Atenção Básica; Ficha espelho para a coleta de todos os dados; Registro final: Planilha eletrônica de coleta de dados.

14 Metodologia Manual Técnico de Hipertensão Arterial e de Diabetes do Ministério da Saúde, 2013.

15 Logística Para realizar a intervenção no programa de atenção à pessoa com hipertensão e/ou diabetes, foi adotado: Manual Técnico de Hipertensão Arterial e de Diabetes do Ministério da Saúde, 2013; Ficha espelho; Ficha complementar.

16 Logística Para realizar a intervenção no programa de atenção à pessoa com hipertensão e/ou diabetes, foi adotado: Planilha eletrônica de coleta de dados; Reuniões semanais na própria UBS; Contato com a associação de moradores e com os representantes da comunidade no bairro e na igreja da área de abrangência;

17 Resultados 1- Ampliar a cobertura dos usuários com HAS e/ou DM
Meta 1.1: Cadastrar 70% das pessoas com HAS da UBS.

18 Resultados Meta 1.2: Cadastrar 70% das pessoas com DM da UBS.

19 Resultados 2- Melhorar a qualidade da atenção dos usuários com HAS e/ou DM Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% das pessoas com HAS.

20 Resultados Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% das pessoas com DM.

21 Resultados Meta 2.3: Realizar exame dos pés em 100% das pessoas com Diabetes a cada 03 meses (com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade).

22 Resultados Meta 2.4: Garantir a 100% das pessoas com HAS a solicitação/realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

23 Resultados Meta 2.5: Garantir a 100% das pessoas com DM a solicitação/realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

24 Resultados Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com HAS.

25 Resultados Meta 2.7: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com DM.

26 Resultados Meta 2.8: Realizar a avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das pessoas com HAS.

27 Resultados Meta 2.9: Realizar a avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das pessoas com DM.

28 Resultados 3- Melhorar a adesão dos usuários com HAS e/ou DM.
Meta 3.1: Buscar 100% das pessoas com HAS

29 Resultados 3- Melhorar a adesão dos usuários com HAS e/ou DM.
Meta 3.2: Buscar 100% das pessoas com DM faltosas as consultas.

30 Resultados 4- Melhorar o registro das informações.
Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos usuários com HAS cadastrados na unidade de saúde.

31 Resultados 4- Melhorar o registro das informações.
Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos usuários com DM cadastrados na unidade de saúde.

32 Resultados 5- Mapear usuários com HAS e/ou DM para risco cardiovascular. Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos usuários com HAS cadastrados na unidade de saúde.

33 Resultados 5- Mapear usuários com HAS e/ou DM para risco cardiovascular. Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos usuários com DM cadastrados na unidade de saúde.

34 Resultados 6- Promover a saúde dos usuários com HAS e/ou DM.
Metas 6.1 e 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos usuários com HAS e/ou DM. hipertensão. Metas 6.3 e 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários com HAS e/ou DM. Todas essas metas foram alcançadas 100% nos três meses.

35 Resultados 6- Promover a saúde dos usuários com HAS e/ou DM.
Metas 6.5 e 6.6: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários com HAS e/ou DM. Metas 6.7 e 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários com HAS e/ou DM. Todas essas metas foram alcançadas 100% nos três meses.

36 VISITAS DOMICILIARES, PESQUISA ATIVA.

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39 UBS FLUVIAL TABATINGA

40 MODELO COMPLEMENTAR DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR.

41 UNIDADE BASICA DE SAUDE (UBS) DIDIMO PIRES DE OLIVEIRA, TABATINGA/AM.

42 DISCUSSÃO Qualificação da prática clínica da equipe, segundo protocolos de atenção as doenças crônicas; Integração da equipe, melhorando a qualidade do trabalho.

43 DISCUSSÃO Melhoria no acolhimento e acompanhamento;
Implantação dos protocolos; Melhoria dos registros, da qualidade e ampliação da cobertura; Melhoria na qualidade das consultas.

44 DISCUSSÃO Na Comunidade: O impacto foi significativo;
As pessoas com HAS se mostram satisfeitos; Melhoria no nível de conhecimento das doenças; Incorporação na comunidade das atividades de promoção e prevenção.

45 DISCUSSÃO Incorporar as ações na rotina do serviço
Elevar as ações de educação em saúde, promoção e prevenção; Continuar a divulgação do programa de rastreamento; Elevar o número de visitas domiciliares e a busca ativa de usuários faltosos ; Visitas aos usuários com dificuldades físicas para se locomover até a UBS; Continuar com reuniões periódicas com a equipe e os gestores para a busca de soluções as dificuldades identificadas;

46 Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem
Proporcionou a ampliação da cobertura de atenção às pessoas com HAS e/ou DM; Experiência com uma melhoria nos registros e qualificar a atenção para o aumento dos exames dos pés dessas pessoas; Aplicar métodos objetivos para classificar melhor ambos grupos quanto aos fatores de risco.

47 Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem
A qualificação da prática clínica; Valorizar e promover o trabalho em conjunto com a comunidade, líderes, os membros da equipe e departamentos da unidade de saúde;

48 Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem
Melhoria dos registros e dos agendamento das pessoas com HAS e/ DM; A classificação de risco dos usuários para apoiar a priorização do atendimento dos mesmos; As pessoas com HAS e/ou DM demostraram satisfação com a prioridade no atendimento e agendamentos aprimorados; Redução dos faltosos ás consultas.

49 Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem
Expectativas maiores para os nossos usuários, fez com que o nosso escopo de ação fosse ampliado e os atendimentos mais eficientes e integrais; fortalecimento do engajamento público e o compromisso com os programas preconizados pelo MS; Satisfacão dos gestores com o trabalho desenvolvido; Lograr engajamento em prol de uma saúde pública mais humanizada.

50 Para uma vida saudável , prevenção é nossa melhor opção.
¡¡¡ O b r i g a d o !!!


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