A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

+ A Pele INTRODUÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "+ A Pele INTRODUÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 + A Pele INTRODUÇÃO

2 Estrutura da Pele A pele é o maior órgão do corpo humano e encontra-se em constante mudança, contendo muitas estruturas e células especializadas. Tem diversas funções: Barreira (protecção contra agentes externos) Regulação Térmica (contracção e dilatação de vasos sanguíneos, regulação da produção de suor) Capacidade Sensorial Resposta imunitária Metabólica (produção Vitamina D)

3 Estrutura da Pele A pele é composta por 3 camadas: -epiderme
-estrato córneo -estrato lúcido -estrato granuloso -estrato espinhoso -estrato germinativo -derme -derme reticular -derme papilar -hipoderme

4 O Pêlo

5 Derme A Derme é composta por 2 camadas, uma superior (papilar) e uma inferior (reticular), e existem 3 tipos de tecidos que não estão dispostos em estratos: colagéneo, fibras elásticas e fibras reticulares. A derme papilar contém um conjunto fino de fibras de colagéneo. A derme reticular contém um conjunto espesso de fibras de colagéneo, paralelas à superfície cutânea. Tal como na epiderme, existem células especializadas na derme: Folículos pilosos Glândulas sebáceas (sebo, associadas aos folículos pilosos) Glândulas apócrinas (odor, associadas aos folículos pilosos) Glândulas écrinas (suor, não associadas aos folículos pilosos) Vasos sanguíneos e nervos Receptores vários

6

7 Hipoderme Esta camada da pele é composta por tecido adiposo e grandes vasos sanguíneos e nervos. É importante na regulação da temperatura corporal e na protecção dos órgãos internos. As espessuras das 3 camadas variam de acordo com a zona do corpo e de pessoa para pessoa. Qualquer alteração à fisiologia cutânea normal, resulta numa condição especial, que caracteriza os diversos tipos/estados de pele.

8

9 Estados de Pele Pele Seca – falta de lípidos
Pele Desidratada – falta de água Pele Normal - equilibrada Pele Mista – normalmente T oleoso Pele Oleosa – excesso de lípidos A mesma pessoa pode apresentar ao longo da vida estados de pele diferentes, consoante a estação do ano, fases hormonais, tratamentos medicamentosos, exposição solar, poluentes, mau uso de cosméticos, doença…

10 O Envelhecimento cutâneo
Existem 2 tipos de envelhecimento: Intrínseco (interno, genético) Extrínseco (externo, factores ambientais) Envelhecimento Intrínseco: -Processo contínuo que começa +/- aos 25 anos; há uma diminuição da produção de colagéneo e elastina – o que permite que a pele volte ao lugar. A substituição das células mortas à superfície (turnover celular) é progressivamente mais lenta Estes sinais normalmente não são visíveis, mas acontece o seguinte: Rugas finas Pele fina e transparente Perda de tecido adiposo subcutâneo, levando a covas no rosto e nos olhos, assim como clara falta de firmeza nas mãos e pescoço Perda de massa óssea, levando ao seu progressivo afastamento da pele, tornando-a mais relaxada e sem suporte

11 O Envelhecimento cutâneo
As ligações entre as células epidérmicas e a membrana basal começam a enfraquecer, e esta falta de contacto resulta em alterações funcionais e estruturais, normalmente associadas com o envelhecimento. Durante este processo, algumas das características da Junção Dermo-Epidérmica são alteradas, e os queratinócitos perdem adesão. Enquanto isto, menos Laminina é produzida, fazendo com que haja cada vez mais falta de contacto entre a derme e a epiderme. Resultado: Perda de elasticidade e firmeza, aspecto mais cansado e menos nutrido (contacto insuficiente entre a derme e a epiderme resulta num deficiente aporte de oxigénio e nutrientes, assim como numa deficiente destoxificação.

12 O Envelhecimento cutâneo
Envelhecimento Extrínseco: -Inúmeros factores externos actuam em conjunto com os factores internos para envelhecer precocemente a pele. -O principal factor externo é a exposição solar, mas outros há que contribuem muito: - expressões faciais repetitivas, - gravidade, - posições durante o sono/almofada, - tabaco, - poluição…

13

14 Músculos do Rosto

15 Nomenclatura das rugas
Pescoço e decote periorais perioculares nasogenianas frontais


Carregar ppt "+ A Pele INTRODUÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google