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PublicouAgustina de Andrade Alencastre Alterado mais de 7 anos atrás
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A TEOLOGIA DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
Juliano Ribeiro Almeida
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A LITURGIA CRISTÃ EM GERAL
GUARDINI, Romano. O espírito da liturgia. RATZINGER, Joseph. Introdução ao espírito da liturgia.
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A LITURGIA CRISTÃ EM GERAL
A liturgia deve ser entendida como um jogo: tem regras próprias sem finalidade prática crianças que brincam de ser “gente grande” (mas levam isso a sério!)
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A natureza da liturgia adorar o Outro de nós (transcendência)
[Fátima: “creio, adoro, espero e amo-vos”] constituição correta do Eu (relação) culto revelado (cf. Ex 10,26), não inventado
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A natureza da liturgia ressaltar mais o universal que o particular
ressaltar mais o eterno que o provisório não se pode instrumentalizá-la (“conscientização”, “campanhas”)
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A natureza da liturgia contraria a lei econômica do “menos possível”
como a arte, não tem pretensão moral não é um meio, mas seu próprio fim não espelho, mas olhar p/ Deus
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A natureza da liturgia expressar o mistério: os símbolos falam por si!
“Eu era seu encanto todos os dias, todo o tempo brincava em sua presença, encontrava minhas delícias entre os homens” (Pr 8, 30-31)
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“Viver a liturgia é, levado pela graça e guiado pela Igreja, ser uma obra de arte viva diante de Deus, não tendo nenhum outro fim senão estar e viver na sua presença” (GUARDINI, p. 85)
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A liturgia é vida tornada arte
A liturgia é vida tornada arte. “O belo é o esplendor da verdade” e a verdade é a alma da beleza. Na liturgia, não se busca a beleza, mas a verdade. A liturgia tornou-se arte sem que a Igreja o quisesse.
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De onde brota a liturgia?
do Sacerdócio de Jesus pelo Sacerdócio ministerial ao Sacerdócio comum dos fiéis CRISTO TOTAL
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Carta aos Hebreus Jesus Cristo “é ministro do Santuário e da Tenda, a verdadeira, armada pelo Senhor e não por homem. [... Os sacerdotes judeus] realizam um culto que é cópia e sombra das realidades celestes, de acordo com a instituição divina recebida por Moisés” (8,2.5)
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Pio xii “A Igreja, fiel ao mandato recebido do seu Fundador, continua o ofício sacerdotal de Jesus Cristo, sobretudo com a sagrada liturgia” (Encíclica Mediator Dei, n. 3)
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Vaticano Ii “cada celebração litúrgica, porque é uma ação de Cristo sacerdote e de Seu Corpo que é a Igreja, é uma ação sagrada que ultrapassa todas as outras…” (Const. Sacrosanctum Concilium, n.7).
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CONSEQUÊNCIAS: A liturgia cristã é católica
Não é expressão do particular (individual ou local) A liturgia tem santidade e eficácia“ex opere operato Christi” (a partir da obra operada por Cristo)
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O SUJEITO da liturgia “O Espírito e a Esposa dizem: Vem!” (Ap 22,17)
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LITURGIA CRISTÃ Culto público que a Igreja, em nome de Cristo, presta a Deus Pai no Espírito Santo
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MANIFESTAÇÕES DA LITURGIA CRISTÃ:
Celebração Eucarística Demais sacramentos Liturgia das Horas Culto eucarístico fora da Missa Sacramentais (exéquias, bênçãos etc) Celebração da Palavra com distribuição da comunhão
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EFEITO DA ENCARNAÇÃO A celebração eucarística é o ato mais perfeito e grandioso de adoração, pois é a ação do próprio Cristo Sumo Sacerdote. A celebração eucarística é o próprio sacrifício pascal reapresentado ao Pai por Cristo e pela Igreja.
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missa matrimônio confirmação batismo liturgia das horas exéquias
Todas as outras formas litúrgicas têm valor à medida em que se relacionam com a celebração eucarística. matrimônio confirmação batismo liturgia das horas exéquias missa culto eucarístico ordenação bênçãos devoções populares celebração da palavra
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