A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANFÍBIOS: duplo tipo de vida, ou seja, passam parte da vida somente dentro da água e outra parte da vida fora da água.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANFÍBIOS: duplo tipo de vida, ou seja, passam parte da vida somente dentro da água e outra parte da vida fora da água."— Transcrição da apresentação:

1

2 ANFÍBIOS: duplo tipo de vida, ou seja, passam parte da vida somente dentro da água e outra parte da vida fora da água.

3 Características gerais:
Possuem pele úmida e sem escamas ( com exceção de algumas espécies de cobras cegas). A maioria são ovíparos, e normalmente a fecundação é externa. Sofrem metamorfose, isto é, mudam de forma ao longo da vida. Na fase de larva respiram por brânquias , quando adultos respiram por meio dos pulmões e através da pele. Possuem cloaca. São ectotérmicos ( pecilotérmicos), ou seja, sua temperatura varia conforme o ambiente. São carnívoros e utilizam sua língua para capturar sua presa.

4 ORDENS DOS ANFÍBIOS Ápoda: sem pés cobra-cega
Urodela quatro patas e salamandra e tritão cauda Anura quatro patas e sapos, rãs e pererecas sem cauda

5 METAMORFOSE São modificações morfológicas e fisiológicas que acontecem durante a vida dos anfíbios, permitindo que eles se adaptem a diferentes ambientes.

6 Ovos fecundados Ao sair dos ovos, nascem os girinos Começa a surgir as patas traseiras e depois as dianteiras. A cauda se atrofia e começam a respirar pelos pulmões e pela pele

7 ANUROS  - Não possuem cauda.  - Anatomia corporal adaptada para saltar. As pernas traseiras dos anuros são mais compridas e mais fortes do que as dianteiras.  - Os machos possuem sacos vocais abaixo da boca, cuja função é emitir sons (coaxar) específicos para atrair as fêmeas em períodos de reprodução. A fecundação é externa. Os anuros se alimentam principalmente de animais invertebrados de pequeno porte (aquáticos e terrestres). Mosquitos, moscas, grilos e besouros são os principais insetos que servem de alimentação para os anuros.

8

9 Anuros venenosos Algumas espécies de anuros, principalmente de sapos e rãs, produzem toxinas cuja principal função é torna-los desinteressantes aos predadores. Estas toxinas possuem gosto desagradável e provocam irritações nos predadores.

10 URODELOS - Possuem cauda. - Possuem quatro membros (patas curtas), que usam para se locomover. - Apresentam a capacidade de regeneração de cauda e membros. - Grande parte das espécies possui corpo pequeno (entre 30 cm e 50 cm de comprimento). - Podem apresentar fertilização externa (maioria das espécies) ou interna.

11

12

13 ÁPODA -Representados pelas cobras-cegas ou cecílias.
-Não possuem patas e possuem aparência semelhante à cobras ou grandes minhocas. -Sua cabeça é adaptada à escavação, uma vez que vivem boa parte da vida escondidas em solos úmidos. -A grande maioria das espécies realiza fecundação interna e é ovovípara, dando a luz a filhotes já desenvolvidos.

14

15


Carregar ppt "ANFÍBIOS: duplo tipo de vida, ou seja, passam parte da vida somente dentro da água e outra parte da vida fora da água."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google