Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCélia Cabral Neves Alterado mais de 7 anos atrás
1
A Extensão na FL/UFRJ e a integralização curricular
Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão Prof Roberto de Freitas Junior Profa Karen Sampaio Braga Alonso
2
O QUE É EXTENSÃO? “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”. (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras - FORPROEX) Fonte: site PR-5
4
1. Interação dialógica Universidade das Quebradas
Prof. Heloísa Buarque de Hollanda O Laboratório de Tecnologias Sociais Universidade das Quebradas é uma experiência acadêmica na área da cultura que pretende consolidar um ambiente de troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia. Este projeto pretende ser de duas vias: para as comunidades que estão produzindo cultura mas não têm acesso à produção intelectual das Universidades, também para a comunidade acadêmica que denuncia carência similar em relação ao acesso a outros saberes e formações culturais fora da Universidade.
5
2. Interdisciplinaridade e interprofissionalidade
Os clássicos no acervo de obras raras da Biblioteca Nacional Prof. Fábio Frohwein de Salles Moniz Projeto que objetiva promover a integração entre a Faculdade de Letras da UFRJ e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), colocando o conhecimento de Letras Clássicas a serviço do resgate e difusão do patrimônio cultural brasileiro. Do ponto de vista acadêmico, o projeto favorecerá uma visão científica acerca do processo de transmissão e a construção de uma postura crítica sobre o fenômeno da censura aos clássicos. Numa perspectiva social, esta proposta levará a seu público-alvo – bibliotecários da FBN – o conhecimento de língua, literatura e cultura clássicas necessário para uma catalogação mais precisa dessas obras censuradas. Colocar o letras 2.0 Fonte:
6
3. Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão
Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC) Prof. Flávia Ferreira dos Santos
7
Impacto na Formação do Estudante
Construção de uma prática democrática e criativa de formação de docentes de língua alemã em Escolas Públicas e de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro Prof Mergenfel A. V. Ferreira
8
5. Impacto na transformação social
Pontes Linguísticas: um caminho possível Prof. Roberto de Freitas Junior Profa. Marília Uchoa C. Lott O projeto oferece oficinas sobre linguística a professores de escolas de nível fundamental e possibilitar um fórum de discussão sobre variação linguística e línguas de minorias no Brasil para que seja possível ampliar a conscientização sobre questões importantes de política linguística. Fonte:
9
O Sigproj http://sigproj1.mec.gov.br
Cadastro Pessoal SIGPROJ e Creditação Manual em PDF Tutoriais no YouTube
10
Por que registrar? Certificação dos cursos de Extensão pela UFRJ
Integralização dos cursos (a partir de 2017) Progressão COTAV Linhas de Extensão (?)
11
A) CERTIFICAÇÃO de CURSOS (pela UFRJ)
Extensão Graduação Especialização Mestrado e Doutorado Colar foto de um certificado de curso de extensao CERTIFICAÇÃO coordenadores professores técnicos participantes E se não registrar? Cursos livres, Produção Técnica. ACC etc
13
B) Integralização curricular
14
C) A Extensão na COTAV: O atual e as perspectivas futuras
Conselho Universitário de Extensão da UFRJ (Até DEZ/2107 ?) Fonte: Boletim UFRJ, n de agosto de extraordinário - 3ª parte
15
A LETRAS no SIGPROJ (cotav)
A vocação extensionista da Letras CLAC: maior projeto de extensão da UFRJ (?) Tradição de cursos abertos a comunidade oferecidos com caráter de curso livre pelo setor cultural (não registrados no Sigproj) Ainda assim: NECESSIDADE REAL DE AMPLIAÇÃO DE CURSOS e PROJETOS DE EXTENSÃO papel da universidade pública necessidade prática para inclusão de alunos na extensão (creditação)
16
ALGUNS Editais PARA DOCENTES/ DISCENTES EXTENSIONISTAS
1- Edital de Registro das Ações de Extensão no SigProj - Registro Único de Ações de Extensão (RUA) 2- Editais de Bolsas e Auxílios - Edital de fomento para Ações de Extensão UFRJ (PROFAEX) - Edital PROEXT (MEC) - Edital de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT (CNPq) - Edital de Projetos de Extensão e Pesquisa - EXTPESQ (FAPERJ) ALGUNS Editais PARA DOCENTES/ DISCENTES EXTENSIONISTAS
18
D) Progressão Docente Critérios de ações de extensão definidos pela PR5 – Conselho de Extensão
19
E) Linhas de Extensão [...]
20
O Currículo da FL e a Extensão e a questão da Creditação
Adaptação da carga horária Flexibilização curricular O passo a passo da creditação ROTEIRO PARA A FORMULAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
21
A creditação O que prevê?
A participação direta de alunos nas atividades de extensão de qualquer unidade da UFRJ, desde que registradas no SigProj (declaração do coordenador da ação) aumentar a carga dos cursos (independentemente de se, ao final do processo de Reforma Curricular, tivermos um currículo mais, ou menos, enxuto, e/ou mais, ou menos, flexível, distribuir a carga horária de Extensão em disciplinas existentes (ou a existir, no caso do novo currículo), a partir de análise e/ou (re)formulação de cada ementa.
22
Currículo Flexível? Fonte:
Indissocialidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão de extensão – FORPROEX/ MEC (2006)
23
Currículo Flexível?
24
1. aumento da carga horária total do curso
Como aumentar a carga horária dos cursos? Solução 1 RCSs de extensão como optativas ou disciplinas de escolha condicionada / livre escolha (proposta provisória da PR1 + PR5) Dificuldade: 1. aumento da carga horária total do curso 2. tempo dos alunos para fazer extensão: pode nos levar a precisar diminuir o tamanho dos cursos ou distribuí-los em mais anos
25
aumento da carga horária total do curso
Como distribuir a carga horária nos cursos? Solução 1 Dividir a atual CH total do curso por 0.9. - seguindo essa conta, a um curso de 3800h, por exemplo, deveriam ser acrescidas 423h (=3800h/0,9) de atividades de extensão para cumprir o mínimo de 10%. - resultado: um curso de 4223h totais, sendo dessas, 423h a serem cumpridas em atividades de extensão. Dificuldade: aumento da carga horária total do curso
26
Como distribuir a carga horária nos cursos?
Solução 2 Análise das ementas existentes e/ou criatividade na proposição de novas disciplinas, no caso de novo currículo, incorporando a extensão. Dificuldade: aparente incompatibilidade da proposta com a maioria das ementas atuais dos cursos oferecidos pela FL Teriamos que pensar melhor sobre isso
27
Preocupações da Direção de Extensão/FL (discutidas com a PR1 e PR5)
PONTOS IMPORTANTES O PPC precisa contemplar 10% da carga horária do curso em ATIVIDADES DE EXTENSÃO b) Se a carga horaria dos cursos não diminuir, será preciso abrir espaço correspondente ao novo número de horas de extensão no currículo, seja suprimindo atividades e disciplinas, seja reconfigurando atividades e disciplinas, para que a extensão seja cumprida. (Esse fato é inevitável.) c) Uma opção é transferir a carga horária de atividade complementar para as atividades de extensão. (já aprovado na congregação, mesmo assim, não chega aos 10%, porque o cálculo de deslocamento de horas foi de cerca de 120h apenas. .
28
PONTOS IMPORTANTES d) Legalmente, isso tem que ser resolvido até 2021 para que os alunos se formem dentro da lei. Quanto mais demorar, pior para ajustar o currículo. A recomendação é que a Letras enfrente a situação e conclua sua proposta de reforma até o final de 2018 para que ela possa entrar em vigor em 2019, pelo menos. Ate 2021 os alunos devem ter cursado os 10% de extensão, podendo não se formar. Temos de resolver isso pra ontem! e) É preciso também atentar para o problema de "acúmulo de créditos por período". Como nosso currículo já prevê períodos com média de 30 créditos (incluindo períodos com mais de 32 créditos), com a adição dos créditos de extensão, isso poderia extrapolar o limite de créditos/período, de forma a prejudicar a inscrição dos alunos em determinadas disciplinas f) Não existe direito adquirido em matéria de currículo. Os estudantes têm que migrar para a nova versão curricular, exceto aqueles que estejam próximos à conclusão do curso; há situações que o Coordenador terá que avaliar, caso a caso, a migração ou não do estudante, e o BOA poderá ajudar a encontrar a melhor solução. (alunos de )
29
Obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.