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Montessori no Mundo de Hoje
Uma Filosofia e um Método que são tão relevantes hoje como há 101 anos. Interessante! Tradução, para uso da OMB, por Sonia Maria A. Braga
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Conceitos-chave de Montessori
A meta da educação Montessori é de desenvolver alunos competentes, responsáveis, cidadãos adaptados que são aprendizes da vida e solucionadores de problemas. Aprendizagem acontece num ambiente inquiridor, cooperativo e nutritivo. As necessidades emocionais, sociais, estéticas, espirituais e cognitivas são inseparáveis e têm igual importância.
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Conceitos-chave de Montessori
Aprender acontece através dos sentidos, através da manipulação de materiais e interagindo com outros. Estas importantes experiências precedem a compreensão das idéias abstratas. É necessário o respeito a si mesmo, ao outro, ao ambiente e à vida para desenvolver uma atitude de respeito a todas as pessoas e ao planeta.
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Os quatro planos do desenvolvimento
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O Bulbo
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Necessidades e Tendências dos Homens
Exploração Orientação Ordem Abstração Exatidão Perfeição Trabalho Comunicação Autocontrole Repetição
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Sumário do Primeiro Plano
Do nascimento aos 6 anos - Casa da Criança Mente absorvente (apropriante) Aqui e agora Currículo baseado na realidade Explorador sensorial Ordem externa Repetição Pessoas compõem o ambiente Objetivos psicossociais – verdade, iniciativa Tomada de diretivas morais
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Sumário do 2º Plano Dos 6 aos 12 anos Mente racional Explorador imaginativo Ordem mental Repete apenas com variedade Pessoa como contato social Meta psicossocial – indústria Explora objetivos padrões
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Sumário do 3º plano 12 a 18 anos Mente emotiva
Explorador humanista da sociedade Ordem social Repete para interpretar Pessoas como indivíduos Psicossocial – identidade (Quem sou? Qual meu objetivo?) Explora padrões sociais
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Ambiente Montessori Sala de aula como uma comunidade que é segura, ambiente confiável- diariamente juntos -OK para os erros. Currículo pessoal – escolhas que favorecem diferentes estilos, variedade de PACE (positivo, ativado, claro, energizante) e avaliação formativa. Tempo dado ao processo do aprender a como aprender, liderança, trabalho em grupo, pensamento criativo e crítico. Professor como facilitador. Programa acadêmico forte focado na compreensão e no contexto da informação. Interdisciplinaridade, interconexão da vida curricular Família parceira Amor por aprender
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Níveis da Educação Montessori
Nível 1: aprendendo: O quê? Por quê? Como? Nível 2: independências: física, intelectual, emocional e interdependência Nível 3: Educação para a Paz; verdade/valor; muitos pontos de vista concretamente; muitos pontos de vista abstratamente
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Montessori e Modelo Tradicional
Montessori Tradicional Papel do professor Aluno aprendiz ativo aluno aprendiz passivo Pares ensinando e colaborando professor dirigindo Autodisciplina interna disciplina externa Satisfação interna prêmio e castigos Tempo Agenda flexível/fluxo horas específicas por tema Harmonização individual grupo regulado para norma Currículo Escolhas diante de menu trabalho fixado Material autocorretivo professor que corrige Materiais multissensoriais uma só modalidade Ambiente Vários estilos de aprendizagem lugares fixos Grupos de idades mistas uma só idade no grupo Alunos responsáveis pelo ambiente professor responsável pelo ambiente
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Ministério do Trabalho Americano Requisitos
Perfis básicos: Ler, escrever, matemática, ouvir e falar Perfil do pensamento Criatividade, tomar decisão, resolver problema, visualizar, conhecer como aprender, raciocínio Qualidades pessoais Responsabilidade, auto-estima, sociabilidade, auto-regulação, integridade, honestidade
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Educação Fundamental Nacional Instituto Nacional de Educação
Perfis de comunicação: ler com compreensão, organizar idéias ao escrever, falar de forma compreensível, audição atenta, observação crítica. Habilidade para tomar decisões: usar matemática para resolver problemas e comunicar, resolver problemas e tomar decisões, planejar. Perfil interpessoal: cooperação, proteger e influenciar, resolver conflitos e negociar. Habilidade de aprendizagem continuada: ser responsável por aprender, refletir e avaliar, aprender através de pesquisas, usar tecnologia da informação e da comunicação.
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Hábitos da Mente (ASCD)
Responder com encantamento e respeito Ouvir com compreensão e empatia Atenção a todos os sentidos Pensar sobre o que pensa (metacognição) Propondo e questionando situações de risco Aplicar conhecimentos anteriores a novas situações Criar, imaginar e inovar Permanecer aberto à aprendizagem contínua Pensamento e comunicação com clareza e precisão Persistência Pensamento flexível Pensamento independente Empenho pela exatidão Assumir responsabilidade Controlar impulsos Encontrar o humor
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Conseqüências dos Hábitos Montessori, no aluno
Foco em concentração: Surgem perfis organizacionais Mostram integridade e dedicação Mantém atenção para completar o trabalho independentemente Necessidade e prazer no trabalho: Aprecia novos desafios, é intelectualmente curioso, responde com reverência e encantamento Apresenta habilidade para resolver problemas Exibe criatividade, imaginação, inovação e humor Habilidade de autodisciplina e autor-regulação: Assume responsabilidade pelas ações Faz escolhas adequadas para completar tarefas e atingir metas Sociabilidade: Comunica necessidades, preocupações, sentimentos e opiniões Trabalha cooperativa e produtivamente com outros, é ativamente engajado, traz contribuições positivas para a sala, a escola e a comunidade.
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As zonas de Aprendizagem
Zona de lamento: aprender parece difícil e incontrolável Zona de fluxo: aprender parece desafio, porém controlável Zona da preguiça: aprender é chato e desanimador
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Múltiplas Inteligências
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Construindo Inteligências Emocionais por Linda Lantieri e Daniel Goleman
Lição do Silêncio, de Montessori Construindo a estrutura interna Atividades para acalmar o corpo e foco na mente para cada nível de desenvolvimento
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Nós caminharemos juntos nesta direção da vida,
porque todas as coisas são parte do universo e estão conectadas umas com as outras, formando uma unidade. Maria Montessori Para Educar o Potencial Humano
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