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ECONOMIA DE EMPRESAS II Semestre 2011 AULA 5. ARCHITECTURE- GOVERNANCE- GROWTH MODEL.

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1 ECONOMIA DE EMPRESAS II Semestre 2011 AULA 5

2 ARCHITECTURE- GOVERNANCE- GROWTH MODEL

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4 Arquitetura - Em analogia ao que é definido na construção civil, é um sistema de projeto/negócio que especifica como todas as funcionalidades do projeto/negócio são decompostas em componentes individuais funcionais, e o modo como estes componentes irão interagir para oferecer a funcionalidade geral do sistema. A decomposição da empresa em partes gerenciáveis, a definição destas partes, e a orquestração da interação entre estas partes constituem o que se denomina de a Arquitetura Empresarial.

5 Fonte: Edison Tirelli, Sr. Software Engineer, Jboss/Red Hat.

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16 Fornecedores ClientesCredores Acionistas Empregados Mercados CulturaComunidades Política Leis/Regulação Figura 2- Governança Corporativa: além do Modelo de Empresa tipo Balancete Fonte: Gillan, Stuart (2006).

17 O QUÊ É GOVERNANÇA CORPORATIVA? Governança Corporativa lida com o processo decisório na alta gestão e com os relacionamentos entre os principais personagens das organizações empresariais, notadamente executivos, conselheiros e acionistas (Silveira, 2010); Conjunto de mecanismos que visam a fazer com que as decisões corporativas sejam sempre tomadas com a finalidade de maximizar a perspectiva de geração de valor de longo prazo para o negócio (Silveira, 2010);

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19 STRUCTURE FOLLOWS STRATEGY MODEL

20 Fonte: Hall & Saias (1980)

21 Chandler, Alfred D. Strategy and Structure, MIT Press, Cambridge, Mass, 1962.

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23 Corporate Strategy- the long run plan for profit maximization Fonte: Caves (1980)

24 Strategy as a Quest for Profit The stakeholder approach : The firm is a coalition of interest groupsit seeks to balance their different objectives The shareholder approach : The firm exists to maximize the wealth of its owners (= max. present value of profits over the life of the firm) For the purposes of strategy analysis we assume that the primary goal of the firm is profit maximization. Rationale: 1)Boards of directors legally obliged to pursue shareholder interest 2)To replace assets firm must earn return on capital > cost of capital (difficult when competition strong). 3)Firms that do not max. stock-market value will be acquired Hence: Strategy analysis is concerned with identifying and accessing the sources of profit available to the firm Professor Stanley Han

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26 Business Model Business Plan or Strategic Plan Entendendo a Empresa do Século 21

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28 Fonte: Hall & Saias (1980)

29 STRATEGY FOLLOWS STRUCTURE MODEL

30 Fonte: Hall & Saias (1980)

31 TRANSACTION COST ANALYSIS OF STRATEGY- STRUCTURE CHOICE

32 Corporate Strategy can be seen as a way of reducing transaction costs by internalization Fonte: Jones & Hill (1988)

33 Especialmente custos de garimpar, coletar, processar, recuperar, armazenar, integrar, reusar, distribuir e agregar INFORMAÇÃO!

34 Fonte: Jones & Hill (1988)

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36 Professor Stanley Han

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41 Fonte: Grant, Robert M. (2010), Contemporary Strategy Analysis.


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