A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA internacional DE Licenciaturas: formação de professores da umesp
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

2 PROGRAMA DE LICENCIATURA
AUTORES: VERA LÚCIA GOUVÊA STIVALETTI ELIZABETE CRISTINA COSTA RENDERS ADRIANA BARROSO DE AZEVEDO

3 Histórico: junho 2010 – G.T. Realidade brasileira dos cursos de Licenciatura Cursos de identidade Baixos salários Comportamento discente

4 Objetivo Missão institucional PDI PPI
Programa Interno – subsídios – 160 vagas Filosofia Pedagogia Matemática Ciências Biológicas

5 Princípios / diretrizes para a elaboração dos PPC’s
Valores institucionais. Futuro profissional e carreira. Conhecimento da realidade. Marcos regulatórios para o padrão de qualidade Integração. Pilares do processo de aprendizagem: pesquisa-ensino-extensão.

6 Princípios / diretrizes para a elaboração dos PPC’s
Flexibilidade. Diversificação dos processos de ensino-aprendizagem. Produção de aprendizagem no processo educativo. Educação e tecnologia. Pedagogia da inclusão. Sustentabilidade, o bem comum e a confessionalidade.

7 Diferenciais nos Projetos Pedagógicos Foco na sustentabilidade
Fortalecimento das licenciaturas. Integração dos cursos de licenciatura. Interdisciplinaridade e flexibilidade. Práticas diferenciadas, tais como: situações problematizadoras (PBL), seminários avançados, projetos integradores de práticas docentes, elaboração de material didático em diferentes formas;

8 Diferenciais nos Projetos Pedagógicos Foco na sustentabilidade
Integração ensino-pesquisa-extensão: a pesquisa e a extensão como formas de ensinar; Estágio – conceito Residência Pedagógica que objetiva a promoção da participação sistemática de estudantes nas práticas pedagógicas de instituição de ensino.

9 Diferenciais nos Projetos Pedagógicos Foco na sustentabilidade
Núcleos de Módulos Comuns; Práticas diferenciadas de ensino integradas com projetos de pesquisa / extensão

10 Diferenciais nos Projetos Pedagógicos Foco na sustentabilidade
Núcleo de Formação Cidadã: a proposta das atividades de formação cidadã não deve estar distante das propostas pedagógicas dos cursos. Os temas devem ter objetivos como: Abordagens Filosóficas da Educação e Questões Pedagógicas Contemporâneas. Os temas das Eletivas, tais como: Ética no fazer docente, TICs e Cidadania, Educação Ambiental, Violência na Escola e Educação como Direito Humano Universal podem ser contemplados;

11 Diferenciais nos Projetos Pedagógicos
Educação a Distância (como educar e se educar nessa modalidade) desde os períodos iniciais da matriz curricular; Estágio – Residência Pedagógica; Trabalho de Conclusão de Curso ou Trabalhos de Cursos, Projetos integradores entre as licenciaturas;

12 Diferenciais nos Projetos Pedagógicos
No percurso de formação do estudante, deve ser considerada a participação em atividades institucionais, tais como: Inclusão Pedagógica, Monitoria, Projetos e Ações de Pesquisa / Extensão, Ações de Cidadania;

13 Diferenciais nos Projetos Pedagógicos
Parcerias Nacionais e Internacionais com uma prática de trabalho coletivo e cooperativo no sentido da proposição de projetos comuns – Coimbra - Capes; Integração dos cursos de Licenciatura com a Pós-Graduação: interação entre os professores e discussão de práticas docentes.

14 2012 Atualmente 183 alunos Filosofia Pedagogia Matemática
Ciências Biológicas Obrigada, Profª. Vera Stivaletti e:mail:


Carregar ppt "PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google