A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O vemos à partir de Atos 9 que narra sua conversão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O vemos à partir de Atos 9 que narra sua conversão."— Transcrição da apresentação:

1 O vemos à partir de Atos 9 que narra sua conversão.
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas PAULO Paulo é a figura mais emblemática não apenas do cristianismo primitivo, mas de todo o cristianismo. Ele traz em si características pessoais e espirituais muito singulares que facilitaram ou prejudicaram de maneira significativa seu ministério. O vemos à partir de Atos 9 que narra sua conversão. Em Atos 13 vemos sua estadia e chamada em Antioquia.

2 6. Após isto, é ele quem aparece protagonizando todo o livro de Atos.
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas PAULO 5. O vemos desempenhando um papel importante no Concílio de Jerusalém em Atos 15. 6. Após isto, é ele quem aparece protagonizando todo o livro de Atos. 7. Seu nome é mudado de Saulo de Tarso para Paulo. 8. É autor de pelo menos 7 e no máximo 13 das cartas dos Novo Testamento. 9. A data provável do seu nascimento é 3-5 d.C. e morte 64-65d.C. Sua conversão é por volta de a.C.

3 Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Sobre Tarso

4 Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Sobre Tarso

5 Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Sobre Tarso

6 Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Sobre Tarso

7 A CRONOLOGIA SIMPLIFICADA DA ATIVIDADE DE PAULO
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas A CRONOLOGIA SIMPLIFICADA DA ATIVIDADE DE PAULO Morte de Jesus 30 Conversão de Paulo 33 Primeira estada em Jerusalém 35 Paulo na Cilicia Paulo em Antioquia -42 Primeira Viagem Missionária Convenção dos Apóstolos 48 (primavera) Incidente antioqueno 48 (verão) – separação de Paulo e Barnabé

8 A CRONOLOGIA SIMPLIFICADA DA ATIVIDADE DE PAULO
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas A CRONOLOGIA SIMPLIFICADA DA ATIVIDADE DE PAULO Segunda Viagem Missionária 48 (fim de verão)-51/52 Paulo em Corinto 50/51 Gálio em Corinto 51/52 Viagem a Antioquia 51/52

9 A CRONOLOGIA SIMPLIFICADA DA ATIVIDADE DE PAULO
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas A CRONOLOGIA SIMPLIFICADA DA ATIVIDADE DE PAULO Terceira Viagem Missionária 52-55/56 Estada em Éfeso 52-54/55 Paulo na Macedônia 55 Ultima estada em Corinto 56 (inicio do ano) Chegada a Jerusalém 56 (inicio do verão) Prisão em Cesaréia 56-58 Troca de procurador: Felix/Festo 58 Chegada a Roma 59 Morte de Paulo 64 por decapitação por ser cidadão romano

10 Por se católico ele fala em sacramentos;
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Sobre Udo Schnelle Algumas observações são importantes para a leitura de Udo Schnelle que adotamos. Por se católico ele fala em sacramentos; Ele tem um conceito anacrônico do gnosticismo ainda que tardiamente o corrija de alguma forma; Ele usa o conceito desenvolvido das cartas de Gálatas e Romanos sobre justificação pela fé e relação da Lei e Torah como conceitos evoluídos da Teologia Paulina mais tardia, mas as datações complicam este posicionamento.

11 Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Paulo Paulo não usa as mesma histórias e parábolas que o Evangelistas usam, mas dá ênfase ao Cristo ressurreto. Seu credo parece declarado em I Coríntios 15: 3-7 incluindo seu posicionamento diante disto. Como judeu realmente tinha relação com Jerusalém, mas seu quartel general sempre foi Antioquia. Existe mais especulação do que informação sobre suas atividades entre 33 d.C. e 45 d.C. quando começa suas viagens. Com certeza estudou e reviu sua cosmovisão.

12 O Evangelho chega em Antioquia
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Paulo Paulo foi membro e ficou durante muito tempo em Antioquia que era uma cidade cosmopolita importante e que ficava próxima a Tarso. O Evangelho chega em Antioquia Atos 11:19 a 30  - Voltando aos tempos da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão (cap. 8:1), antes da conversão de Cornélio, temos o relato de como o Evangelho chegou a Antioquia. Entre os que foram dispersos por causa de Estêvão havia alguns que foram até bem longe, e levaram o Evangelho, mas apenas para os judeus.

13 O Evangelho chega em Antioquia
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Paulo O Evangelho chega em Antioquia Fenícia, uma faixa estreita à beira-mar no oriente do mar Mediterrâneo, atualmente o Líbano, que incluía os portos de Tiro e Sidom. Chipre, uma ilha grande no nordeste do Mediterrâneo. Cirene, cidade portuária situada no norte da África, onde atualmente está a Líbia. Antioquia, capital da Síria, e da província romana da Ásia. Estava em terceiro lugar em importância no império romano, vindo depois de Roma e Alexandria.

14 O Evangelho chega em Antioquia
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Paulo O Evangelho chega em Antioquia Mas, dos que foram à Antioquia havia alguns procedentes de Chipre e Cirene para anunciar o Senhor Jesus aos gregos. A língua grega era conhecida internacionalmente no Oriente Médio, por causa da ocupação grega durante muito tempo, antes da chegada dos romanos. No livro de Atos aparecem os "helenistas", judeus oriundos do estrangeiro e que falavam grego, e os "gregos", os gentios em geral pois se comunicavam na língua grega.

15 O Evangelho chega em Antioquia
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Paulo O Evangelho chega em Antioquia Em Atos 13: 1-3 podemos perceber a formação da igreja de Antioquia. Diferentes nacionalidades e raças. Já era uma igreja diferenciada. Vemos também, seu foco na oração. Temos notícia de que a atual interpretação histórico-gramatical que adotamos já era praticada pelos cristãos antioquianos nos primeiros séculos.

16 Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Paulo Após a separação de Barnabé e Marcos ele assume uma postura mais solitária. Udo especula que algo além de Marcos o separou de Barnabé, com questões de natureza de pureza. Isto em 48 d.C. Alguns fatores ajudaram no deslocamento de Paulo, alguns destes fatores valem para o cristianismo também: o grego, a boa situação das estradas, profetas itinerantes eram comuns, Pax Romana, religiosidade politeísta, judaísmo da diáspora com sinagogas.

17 Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Paulo Ao longo do seu ministério teve tensões com os judaizantes, com Tiago (irmão de Jesus), crentes das igrejas que questionavam sua apostolicidade, abandono de antigos parceiros. Mas também é conhecido pela grande quantidade de apoiadores e parceiros, incluindo parentes. Ver Romanos 16: 3-16. Curiosamente, as igreja fundadas por Paulo não pareciam igrejas missionárias e contavam com cerca de 50 a 100 membros em média.

18 Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Paulo No que diz respeito aos judaizantes, a pregação de Paulo colocava o cristianismo aos gentios em relação de total independência do judaísmo. Udo Schnelle alega que parte da divergência entre Paulo e o s judaizantes é que o a continuidade da ligação entre o judaísmo e o cristianismo protegia os judeus-cristãos de perseguições. A insistência na diferenciação geraram os conflitos da década de 60, incluindo a culpa atribuída aos cristão pelo incêndio de Roma em 64.

19 Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Cartas Paulinas autênticas: 1 - Romanos 2 - Primeira Coríntios 3 - Segunda Coríntios 4 - Gálatas 5 - Filipenses 6 - Filemon 7 - Primeira Tessalonicenses Cartas deuteropaulinas paulinas : 1 - Segunda Tessalonicenses 2 - Efésios 3 - Colossenses Cartas Pastorais (também consideradas deuteropaulinas): 1 - Tito 2 - Primeira de Timóteo 3 - Segunda de Timóteo

20 Filosoficamente havia as seguintes divisões no mundo grego:
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Paulo era um cínico? Filosoficamente havia as seguintes divisões no mundo grego: Epicurismo – o bem da vida está nos prazeres; Estoicismo – diz que o bem da vida está em aceitar a própria sorte; Ceticismo – dúvida e aceitação de qualquer sistema que estivesse predominando; Cinismo – que a vida deve ser voltada a toda forma de simplicidade; De um modo geral o ambiente era pessimista.

21 Paulo estava sempre procurando chegar a Roma?
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula Vida de Paulo, Viagens Missionárias e introdução as Cartas Nos slides a seguir temos uma tabela que diferencia as três viagens missionárias de Paulo, a ordem das cartas na Bíblia, que são por tamanho, e a ordem em que foram escritas e os locais possíveis das escritas. Esta diferenciação é importante para identificar o pensamento de Paulo e a evolução do Evangelho. Paulo estava sempre procurando chegar a Roma?

22 Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Datas aproximadas e com determinados critérios
Viagens em ordem Primeira e segunda viagens Cartas pelo Canon Cartas pela ordem cronológica e local de escrita Antioquia, Selêucia Romanos, I Tessalonicenses 52 em Corinto Salamina, Pafos (Chipre) I e II Coríntios II Tessalonicenses 53 em Corinto Panfília, Psídia, Icônio, II Coríntios I Coríntios 57 em Éfeso Listra (Galácia), Derbe, Gálatas II Coríntios 57 na Macedônia Panfília (voltando), Efésios Gálatas 58 em Corinto Atália, Antioquia Filipenses Romanos 58 em Corinto Antoquia, Tarso, Derbe, Colossenses Colossenses 63 em Roma Listra, Icônio, Antioquia da I Tessalonicenses Efésios 63 em Roma Psídia, Trôade, Samotrácia, II Tessalonicenses Filipenses 63 em Roma Neápolis, Filipos, Anfípolis, I Timóteo Filemon 63 em Roma Apolônia, Tessalonica, II Timóteo I Timóteo 64 Macedônia Beréia, Apolonia, Atenas Tito Tito 64 Macedônia Corinto, Éfeso, Lícia, Filemon II Timóteo 65 em Roma Jeruslém, Antioquia

23 Cartas pela ordem cronológica e local de escrita
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Datas aproximadas e com determinados critérios Viagens em ordem Terceira viagem Cartas pelo Canon Cartas pela ordem cronológica e local de escrita Antioquia, vai até Éfeso por terra confirmando as igrejas Romanos, I Tessalonicenses 52 em Corinto Trôade, Macedônia, Acaia, I e II Coríntios II Tessalonicenses 53 em Corinto (retorna pelo mesmo caminho) II Coríntios I Coríntios 57 em Éfeso Até Troâde, depois a Assôs, Gálatas II Coríntios 57 na Macedônia Mitilene, Quiós, Samos, Efésios Gálatas 58 em Corinto Mileto (queria chegar no Filipenses Romanos 58 em Corinto Pentecoste em Jerusalém Colossenses Colossenses 63 em Roma a tempo), Cós, Rodes, I Tessalonicenses Efésios 63 em Roma Pátara, Chipre, Tiro, II Tessalonicenses Filipenses 63 em Roma Ptolomaida, Cesaréia (Filipe), I Timóteo Filemon 63 em Roma Judéia (Ágabo), Jerusalém II Timóteo I Timóteo 64 Macedônia (com Tiago), fim da viagem. Tito Tito 64 Macedônia Em Jerusalém é preso e vai a Roma (uma 4ª viagem, não missionária) Filemon II Timóteo 65 em Roma


Carregar ppt "O vemos à partir de Atos 9 que narra sua conversão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google