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Relações Interpessoais

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Apresentação em tema: "Relações Interpessoais"— Transcrição da apresentação:

1 Relações Interpessoais

2 Conflito Os conflitos desempenham em relação aos grupos um papel essencial, deste modo, consistem no seguinte: Manter e reforçar a identidade dos grupos; Demarcar as fronteiras entre os grupos envolvidos;

3 Identidade Grupal O reforço da identidade grupal e a demarcação dos grupos em conflito foram também atestados pelas observações que White fez durante a guerra a inimigos em contenda. White constatou que: A imagem do inimigo é "diabolizada"ou denegrida. O inimigo recebe sempre epítetos negativos: bárbaros, traidores, infiéis, agentes malignos, vendidos perversos, desumanos. As causas da agressividade e violência são deslocadas para os outros, autopercepcionando-se o agressor, muitas vezes, como vitima. Faz-se uma percepção moralizada do endogrupo, que combate sempre por uma causa nobre, pondo-se muitas vezes ao cuidado de uma divindade protectora.

4 Categorização A demarcação do endogrupo em relação ao exogrupo foi também constatada por Bandura, a propósito de terroristas que observou em situações de combate: Em combate, a vítima é agredida sem ponta de compaixão, porque não é percepcionada como ser humano. Pode ser um humanóide, um objecto, um ser vivo sem dignidade e sem alma, mas não um ser humano. Diferente de um ser social e socializado, o agressor encará-se como um combatente que tem de ser eficaz, ao serviço de uma causa elevada e, por isso, moralmente justificado.

5 Resolução de Conflitos
Dominação Inacção Negociação Objectivos Supra-Ordenados Mediação Submissão Contacto

6 Dominação Imposição unilateral da solução por parte de um grupo. Inacção Nada fazer, esperando que o tempo resolva o conflito. Mediação Recurso a alguém exterior que clarifique a situação e estabeleça a comunicação entre as partes envolvidas. Submissão Cedência de um grupo às exigências de outro. Objectivos Supra-Ordenados Introdução de objectivos atraentes cujo alcance é inviável se não houver colaboração dos dois grupos.

7 Contacto O contacto entre as pessoas possibilita a descoberta de semelhanças, que, como factor de atracção interpessoal, as leva a colaborar umas com as outras. Segundo Gordon Allport, as condições em que o contacto pode contribuir para que os grupos deixem de se localizar são: 1- Possuírem estatuto idêntico; 2- Prosseguirem os mesmos objectivos; 3- Disporem de apoio social ou institucional;

8 Negociação À custa de cedências e exigências de ambas as partes, procura descobrir uma plataforma de entendimento e evitar confrontos directos e violentos. Estratégias de negociação: 1- Estratégias flexíveis: visam uma resolução amigável, pelo que tendem a evitar o agudizar das posições. 2-Estratégias inflexíveis: aspiram à vitória, à obtenção de ganhos.

9 Integração Social Integração Social
É uma forma de relacionamento caracterizada pelo fomento de uma colaboração eficiente e duradoira entre os grupos, incompatível com a criação de quaisquer nichos de racismo e xenofobia. Assim, os grupos de acolhimento (aos imigrantes) devem actuar de acordo com os seguintes imperativos: 1- Reconhecer e respeitar a identidade própria do grupo imigrante; 2- Compreender a legitimidade dos seus padrões, crenças, aspirações e valores; 3- Aceitar que os imigrantes sejam livres de desenvolver um estilo de vida parecido com o seu, adoptando as normas e padrões; 4- Estar aberto à cultura dos imigrantes, mostrando-se sensível e permeável a padrões que considera razoáveis e eficazes;

10 Trabalho realizado por:
Mélanie Firmo nº 12 12ºB Marlène Sousa nº11 12ºB


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