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Trabalhador do Conhecimento
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Conceito O trabalhador do conhecimento é sobretudo alguém que incorporou ao seu modelo mental e às suas actividades uma postura mais pró-activa. É aquele também que, tendo em vista a complexidade do mundo em que vive, sabe que ninguém mais detém, sozinho, o conhecimento necessário para que as coisas aconteçam. Logo a sua imagem não é a de "mais uma peça na engrenagem", um ”recurso humano”, como acontecia na era industrial, mas sim a de alguém que faz a diferença .
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Objectivos Eficiência no ciclo processual
Informação rigorosa e integrada Aumento da responsabilização e controlo
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Características Educação Formal - É requerida educação formal deste trabalhador, como um factor da complexidade das tarefas que irá desempenhar; Aplicação de conhecimento teórico e analítico - Além do conhecimento teórico, demanda-se deste trabalhador a capacidade de análise e decisão; Aprendizagem contínua - O trabalhador do conhecimento precisa acompanhar a velocidade das mudanças e da produção de conhecimento da sociedade actual, estando em processo de contínuo de aprendizagem;
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Características Especialista - O trabalhador do conhecimento é perito no domínio em que actua; Trabalho em equipa - A capacidade de trabalhar em equipa é necessária à transferência e aproveitamento do conhecimento do grupo. A ideia que o todo é maior do que a soma das partes está presente neste modelo.
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Competências do Trabalhador do Conhecimento
A probabilidade do actual cenário de imprevisibilidade laboral se manter é elevada. Espera-nos cada vez mais várias mudanças de emprego ao longo da nossa carreira. A melhor forma de lidar com esta situação no futuro será investir no conhecimento. Á medida que a experiência e o conhecimento aumenta, estaremos a ampliar o nosso portfólio de competências.
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As Necessidades do Trabalhador do Conhecimento
Equilibrar vida pessoal e profissional Aceder vários aplicativos distintos ao longo do dia Economizar tempo e evitar actividades de baixo valor Trabalhar em qualquer lugar Equilibrar trabalho individual e em grupo Gerir excesso de informação Publicar informações e compartilhar conhecimentos para públicos escolhidos Saber o que e em quem confiar
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As Necessidades do Trabalhador do Conhecimento
Aprender continuamente Autonomia e Gestão da sua própria carreira Colaborar com outros: de seu próprio departamento de outros departamentos de outras organizações Desenvolver uma identidade própria Ser ouvido e reconhecido Ser surpreendido positivamente Ter acesso a fontes de conhecimento quando necessário
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Vantagens Inovações facilitam o trabalho
Aumento da participação e responsabilidade do trabalhador Diminuição do número de funcionários Ampliação da participação do trabalhador Aumento do valor da importância intelectual Maior visão sobre as preferências do cliente Multi-tarefa
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Desvantagens Maior exigência do trabalhador
Aumenta o ritmo e a intensidade do trabalho Dependência do conhecimento adquirido
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