A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO."— Transcrição da apresentação:

1 1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Transfer bilateral CAPÍTULO 17 (LIVRO TEÓRICO-PRÁTICO)

2 2 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Dividir a turma aos pares O elemento A realiza O elemento B fornece informação Tarefa: Desenhar linhas de 5 cm 1 – Realizar 3 ensaios com a mão Dominante e com a mão Não dominante (sem informação). 2 - Realizar 15 ensaios com a mão Dominante 3 – Realizar 3 ensaios com a mão Dominante e com a mão Não dominante (sem informação). 4 - Registar os Dados, Calcular o EA e comparar os resultados de cada mão através de gráfico. Pré-Teste Pós-Teste Fichas 13 e 14

3 3 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Fases da Aprendizagem Aquisição – Retenção - Transfer Fases da Aprendizagem Aquisição – Retenção - Transfer A Aprendizagem é inferida pela Performance em testes de retenção e transfer (efeitos duradouros). No Teste de Transfer é requerida a produção de um movimento semelhante ao anterior, mas com características diferentes em termos temporais, de intensidade (amplitude, velocidade ou força), ou do segmento a utilizar. (cf. com PMG)

4 4 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Definição Transfer de Aprendizagem é a influência que a prática numa habilidade tem na performance dessa mesma habilidade num contexto diferente ou na aquisição e aprendizagem de outra habilidade.

5 5 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Teorias Explicativas do Transfer Teoria dos elementos idênticos (Thorndike, 1914) O transfer entre duas habilidades depende das características ou elementos que as duas têm em comum. Teoria dos elementos idênticos (Thorndike, 1914) O transfer entre duas habilidades depende das características ou elementos que as duas têm em comum. Teoria dos elementos ou princípios gerais (Judd, 1908) O transfer entre duas habilidades depende do conhecimento dos princípios ou factores gerais anteriormente adquiridos. Teoria dos elementos ou princípios gerais (Judd, 1908) O transfer entre duas habilidades depende do conhecimento dos princípios ou factores gerais anteriormente adquiridos. Teoria da Gestalt O transfer entre duas habilidades depende da transposição de padrões, configurações ou relações dinâmicas entre duas habilidades ou situações de prática. Teoria da Gestalt O transfer entre duas habilidades depende da transposição de padrões, configurações ou relações dinâmicas entre duas habilidades ou situações de prática. (cont.)

6 6 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Teoria dos dois factores (Osgood, 1949 e Holding, 1976) O transfer entre duas habilidades depende da similaridade entre os estímulos e as respostas motoras implicadas nessas actividades. Teoria dos dois factores (Osgood, 1949 e Holding, 1976) O transfer entre duas habilidades depende da similaridade entre os estímulos e as respostas motoras implicadas nessas actividades. Processamento apropriado ao transfer O transfer está relacionado com a similaridade das actividades de processamento cognitivo requeridas entre habilidades motoras. Processamento apropriado ao transfer O transfer está relacionado com a similaridade das actividades de processamento cognitivo requeridas entre habilidades motoras.

7 7 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Tipos de Transfer Transfer positivo A prática numa habilidade promove ou facilita a aquisição de outra habilidade. Transfer positivo A prática numa habilidade promove ou facilita a aquisição de outra habilidade. Transfer negativo A prática na tarefa anterior prejudica ou interfere negativamente com a aprendizagem de uma nova habilidade Transfer negativo A prática na tarefa anterior prejudica ou interfere negativamente com a aprendizagem de uma nova habilidade Transfer neutro Inexistência de efeito da prática de uma tarefa na aquisição de outra habilidade Transfer neutro Inexistência de efeito da prática de uma tarefa na aquisição de outra habilidade

8 8 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Transfer inter-tarefa Influência que a prática numa habilidade tem na aprendizagem de outra tarefa. Transfer inter-tarefa Influência que a prática numa habilidade tem na aprendizagem de outra tarefa. Transfer intra-tarefa Influência que diferentes condições de prática ou variações da mesma tarefa têm no desempenho dessa habilidade num contexto diferente. Transfer intra-tarefa Influência que diferentes condições de prática ou variações da mesma tarefa têm no desempenho dessa habilidade num contexto diferente. Transfer bilateral Capacidade de aquisição e desempenho da mesma tarefa realizada pelo segmento oposto. Transfer bilateral Capacidade de aquisição e desempenho da mesma tarefa realizada pelo segmento oposto.

9 9 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Transfer Proactivo Influência da experiência prévia na performance futura. Transfer Proactivo Influência da experiência prévia na performance futura. Transfer Retroactivo Influência da performance na experiência prévia Transfer Retroactivo Influência da performance na experiência prévia Transfer da parte para o todo Efeitos da prática isolada de componentes ou partes de uma habilidade na performance dessa habilidade na sua globalidade. Transfer da parte para o todo Efeitos da prática isolada de componentes ou partes de uma habilidade na performance dessa habilidade na sua globalidade. Transfer do simples para o complexo Normalmente deve-se ensinar as tarefas mais simples e depois as mais complexas. Transfer do simples para o complexo Normalmente deve-se ensinar as tarefas mais simples e depois as mais complexas.

10 10 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Generalização versus Similitude A similitude entre movimentos é um aspecto relevante na generalização e transfer de aprendizagem. Quanto maior a similaridade entre habilidades maior será a probabilidade do transfer entre estas vir a ser positivo.

11 11 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Padrões de movimento Os movimentos similares têm características comuns (invariantes) quanto aos padrões fundamentais de movimento. Padrões de movimento Os movimentos similares têm características comuns (invariantes) quanto aos padrões fundamentais de movimento. Características de Similitude Elementos perceptivos Muitas habilidades têm em comum as mesmas exigências perceptivas, tanto ao nível das capacidades como dos processos e mesmo das estratégias perceptivas. Elementos perceptivos Muitas habilidades têm em comum as mesmas exigências perceptivas, tanto ao nível das capacidades como dos processos e mesmo das estratégias perceptivas. Estratégias e conceitos Certos conceitos e estratégias são comuns a diversas habilidades e actividades motoras (semelhanças nas regras, nos princípios de jogo). Estratégias e conceitos Certos conceitos e estratégias são comuns a diversas habilidades e actividades motoras (semelhanças nas regras, nos princípios de jogo).

12 12 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Procedimentos para Amplificar o Transfer de Aprendizagem Variabilidade das condições de prática Reduzir a frequência da IRR Maximizar a similitude entre ensino e prática em situação real Interferência contextual Simuladores da prática real Aumentar a prática na tarefa original Variar os exemplos ao ensinar conceitos e princípios Acentuar as componentes similares das habilidades Variabilidade das condições de prática Reduzir a frequência da IRR Maximizar a similitude entre ensino e prática em situação real Interferência contextual Simuladores da prática real Aumentar a prática na tarefa original Variar os exemplos ao ensinar conceitos e princípios Acentuar as componentes similares das habilidades

13 13 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Transfer Aplicação Pedagógica Potencial Desenvolvimento Curricular – Ciclos de actividades Metodologia do ensino – Progressões pedagógicas: do simples para o complexo; das partes para o todo; do analítico para o global. Desenvolvimento Curricular – Ciclos de actividades Metodologia do ensino – Progressões pedagógicas: do simples para o complexo; das partes para o todo; do analítico para o global.


Carregar ppt "1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google