A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimentos especiais 1º Encontro de Usuários do Aleph São Paulo-SP, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2006 Desenvolvimentos especiais para Relacionamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimentos especiais 1º Encontro de Usuários do Aleph São Paulo-SP, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2006 Desenvolvimentos especiais para Relacionamento."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimentos especiais 1º Encontro de Usuários do Aleph São Paulo-SP, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2006 Desenvolvimentos especiais para Relacionamento com usuários, Gestão e Suporte Técnico

2 Desenvolvimentos especiais Relacionamento com usuários: Renovações on-line de empréstimos via Web Localização nas estantes Gestão Relatório de Exemplares Recebidos Relatórios de Caixa Suporte Técnico Atualizações Automáticas na base de dados

3 Desenvolvimentos especiais Relacionamento com usuários: Renovações on-line de empréstimos via Web Desenvolvido em linguagem de programação JAVA Interação direta com o banco de dados Oracle do Aleph por comandos SQL

4 Desenvolvimentos especiais Relacionamento com usuários: Renovações on-line de empréstimos via Web Quando o usuário está com Atraso Multa Infração Cadastro expirado não permite acessar a renovação

5 Desenvolvimentos especiais Relacionamento com usuários: Renovações on-line de empréstimos via Web Informa quando o item não pode ser renovado (reserva ou configuração Fornece ao usuário código de validação da transação Registra sucessos e tentativas no Caixa do usuário Fornece e grava nova data de devolução Ex: Itens de Consulta local

6 Desenvolvimentos especiais Relacionamento com usuários: Localização nas estantes O usuário anota normalmente: 869.937 C672z

7 Desenvolvimentos especiais Relacionamento com usuários: Localização nas estantes A partir dos primeiros caracteres da Localização do item, o respectivo mapa é mostrado na tela ao clicar em: [Localização na estante] Quando o item não está disponível, o mapa não pode ser visualizado: [x]

8 Desenvolvimentos especiais Relacionamento com usuários: Localização nas estantes A localização aproximada é indicada na tela Uma representação do prédio indica o andar É mostrado o que está preenchido na Localização do item

9 Desenvolvimentos especiais Relacionamento com usuários: Localização nas estantes Como funciona? Existem 126 imagens diferentes no servidor, uma para cada conjunto de estantes Um programa Javascript compara dos primeiros caracteres da Localização com o nome das imagens Se existe uma imagem com o mesmo nome, quando o usuário clica em [Localização na estante] o mapa é apresentando na tela: Exemplo: Localização Imagem 86.GIF 869.937 C672z OK = imagem existe

10 Desenvolvimentos especiais Relacionamento com usuários: Localização nas estantes Quando o material está em acervo fechado, esta informação também é apresentada. Exemplo: Localização Imagem AH.GIF AH2000 344.26 M538d

11 Desenvolvimentos especiais Gestão: Relatório de Exemplares Recebidos: Aquisição Permite a escolha do período de recebimento Permite a escolha do orçamento Permite a escolha do formato de saída

12 Desenvolvimentos especiais Gestão: Relatório de Exemplares Recebidos: Aquisição A informação exibida pode ser: Filtrada Ordenada etc. OBJETIVO: informar às unidades títulos e exemplares adquiridos valor total investido

13 Desenvolvimentos especiais Gestão: Relatório de Caixa Funcionário da Biblioteca informa seu nome Informa os números do primeiro e do último recibo do turno / dia

14 Desenvolvimentos especiais Gestão: Relatório de Caixa No cabeçalho é apresentado um resumo por tipo de transação As transações são agrupadas por número de recibo

15 Desenvolvimentos especiais Gestão: Relatório de Caixa No final é mostrado o total de entradas e saídas e o saldo

16 Desenvolvimentos especiais Entre 08:00 de segunda-feira e 10:30 de sábado, itens de consulta local não podem ser emprestados Suporte Técnico: Atualizações Automáticas na base de dados Entre 10:30 e 17:30 de sábado, itens de consulta local PODEM ser emprestados, para serem devolvidos na segunda-feira até às 12:00 UM DESAFIO: A SOLUÇÃO: Atualização dinâmica e automática da tabela de datas

17 Desenvolvimentos especiais Suporte Técnico: Atualizações Automáticas na base de dados A SOLUÇÃO: e r r f m r l r r BIB ST SP I DESCRIÇÃO m n s c o e r c r BCE 97 ## L Final de Semana Y N N N Y N N N N BCE 98 ## L Consulta Local N N N N Y N N N N Diferenciados os tipos de item (tab15): 97 = Final de Semana (didáticos) 98 = Consulta Local (referência)

18 Desenvolvimentos especiais Suporte Técnico: Atualizações Automáticas na base de dados A SOLUÇÃO: BIB SI SP SU PRAZO HORA GRACE BCE 97 ## 01 + 00000002 00 A 1200 0100 Criada nova tabela de prazos (tab16) válida apenas no sábado entre 10:30 e 17:30 contendo o novo tipo de item Final de Semana: Devolver até o meio-dia de segunda-feira Com uma hora de perdão

19 Desenvolvimentos especiais Suporte Técnico: Atualizações Automáticas na base de dados A SOLUÇÃO: Criado um programa que em 5 segundos: Pára os servidores WEB, GUI e Auto Empréstimo Muda a tabela de prazos (tab16) Atualiza a tabela de datas no servidor (z301) Reinicia os servidores Informa por e-mail o bibliotecário responsável O processo é transparente para a biblioteca e para os usuários

20 Desenvolvimentos especiais Suporte Técnico: Atualizações Automáticas na base de dados Valores padrão na base de dados Para liberar empréstimos, eventualmente a opção de Override é definida pelo funcionário E é o próprio funcionário que precisa reverter esta definição. Qual é a garantia? Circulação > Cadastro Local

21 Desenvolvimentos especiais Suporte Técnico: Atualizações Automáticas na base de dados Valores padrão na base de dados Criado um programa que todas as noites redefine os valores padrão para os cadastros locais, via SQL Circulação > Cadastro Local O programa utiliza: Scripts SHELL (.sh) SQLPlus Job Daemon do Aleph

22 Desenvolvimentos especiais Mais que um moderno projeto arquitetônico... um novo conceito de Biblioteca

23 Desenvolvimentos especiais Michelângelo Mazzardo Marques Viana Bibliotecário de Suporte www.pucrs.br/biblioteca mviana@pucrs.br Fone: 51 3320-3544 Obrigado!


Carregar ppt "Desenvolvimentos especiais 1º Encontro de Usuários do Aleph São Paulo-SP, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2006 Desenvolvimentos especiais para Relacionamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google