A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESÍDUOS GERADOS EM UM FRIGORÍFICO DE SUÍNOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESÍDUOS GERADOS EM UM FRIGORÍFICO DE SUÍNOS"— Transcrição da apresentação:

1 RESÍDUOS GERADOS EM UM FRIGORÍFICO DE SUÍNOS
ALLAN RICHARD NUNES CRISTIAN AUGUSTO KULZER EVANDRO CLAUDIO BRAUN

2 O TRABALHO FOI REALIZADO NA PLANTA FRIGORÍFICA DA EMPRESA FRIELLA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITAIPULÂNDIA O FRIGORÍFICO ABATE 2000 ANIMAIS POR DIA CONTA COM 600 FUNCIONÁRIOS LIGADOS DIRETAMENTE AO ABATE. OS ANIMAIS SÃO ABATIDOS COM UM PESO MÉDIO DE 120 KG. CADA CARCAÇA PERDE EM MÉDIA 30 % DO RENDIMENTO FINAL, POR CONTA DOS RESÍDUOS GERADOS.

3 DENTRE OS RESÍDUOS GERADOS, PODEMOS DIVIDIR ENTRE SÓLIDOS E LÍQUIDOS :
Resíduos da estação de tratamento de efluentes líquidos: material retido por gradeamento e peneiramento, material flotado (gorduras/escumas), material sedimentado – lodos diversos; Processo de graxaria

4 29. Processamento na Graxaria: matéria-prima
A materia prima é obtida das plantas de abate de suinos do Frigorífico São Miguel – Friella (Itaipulândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu. 30. Processamento na Graxaria: cozimento O material é cozido nos digestores com a adição de 700 ml de Antioxidantes e 200litros de gordura por batelada de acordo com os procedimentos de formulação da Fabrica de farinha. 31. Processamento Graxaria: Controle de processo O controle do processo é feito por leitura do tempo, temperatura e pressão durante a batelada. 32. Processamento na Graxaria: Percolação É a separação dos sólidos com o líquido, onde o sólido (resíduo proteico) é retido no percolador e enviado para a prensa expeller, e a gordura vai para o tanque pulmão.

5 33. Processamento na Graxaria: Prensagem
Os resíduos sólidos são enviados para a prensa retirando o máximo de gordura. 34. Processamento na Graxaria: Moagem A massa é enviada ao moinho para que ocorra a desfragmentação dos resíduos desengordurado em uma granulometria apropriada. 35. Processamento na Graxaria: remoção das impurezas da gordura. A remoção das impurezas da gordura é feita no decanter onde retira os sólidos presentes na gordura. 36. Processamento na Graxaria: Armazenamento. A gordura é armazenada em silos até seu carregamento.

6 DENTRE OS RESÍDUOS GERADOS, PODEMOS DIVIDIR ENTRE SÓLIDOS E LÍQUIDOS :
Tratamento primário: remove sólidos grosseiros, principalmente gorduras. Equalização: tanques com misturadores(agitadores) funcionando constantemente para evitar sedimentação nos tanques. Tratamento secundário: Adição de bactérias biológicas desnitrificantes nos tanques para remoção de nutrientes(principalmente N e P). Destinação final passando por vários tanques de purificação até o despacho na sanga ocoí.

7

8 LEGENDA 1- POCILGA: Chegada dos animais para o abate;
2- CHOQUE E SANGRIA: Atordoamento e sangria dos animais; 3- ABATE (ÁREA SUJA): Retirada de vísceras, cabeça e patas; 4- ABATE (ÁREA LIMPA): Corte, embalagem e estocagem; 5- CALDEIRA: Queima de lenha para aquecimento de água; 6- GRAXARIA: Destino dos resíduos oriundos do abate; 7- TRATAMENTO PRIMÁRIO: Remoção de sólidos grosseiros; 8- E QUALIZAÇÃO: Tanques com agitadores para evitar sedimentação; 9- TRATAMENTO SECUNDÁRIO: Remoção máxima de nutrientes da água; 10- DESTINO FINAL: Despacho na sanga ocoí.

9 OBRIGADO !


Carregar ppt "RESÍDUOS GERADOS EM UM FRIGORÍFICO DE SUÍNOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google