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Análise do Portfólio Atual de TI e Entendimento da dinâmica do negócio

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Apresentação em tema: "Análise do Portfólio Atual de TI e Entendimento da dinâmica do negócio"— Transcrição da apresentação:

1 Análise do Portfólio Atual de TI e Entendimento da dinâmica do negócio

2 Processo de elaboração do Plano de Tecnologia da Informação

3 Conceitos importantes para entendimento do Portfólio
Planejamento estratégico de TI (PETI) ( Estratégia da Organização) Necessário definição de estratégias Verificar necessidade de Informações e conhecimentos Definir Sistemas de Informação Identificar recursos computacionais Identificar recursos humanos

4 Conceitos importantes para entendimento do Portfólio
Plano Diretor de TI (PDTI) – Auxilia no gerenciamento Instrumento de gestão que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI Definindo estratégias e o plano de ação para implantá-las; Possibilita justificar os recursos aplicados em TI Minimizar o desperdício e garantir o controle; Aplicar recursos corretamente Melhorar o gasto público e o serviço prestado ao cidadão Dá maior publicidade/Transparência às ações Deve definir indicadores Planejamento de investimentos necessários, proposta orçamentária, quantitativo e capacitação de pessoas e identificação e tratamento de riscos relacionados a TI.

5 PDTI

6 PETI ou PDTI? Planejamento Estratégico da TI ( nível estratégico)
Estabelece as diretrizes e as metas que orientam a construção do planejamento de TI do órgão; Plano Diretor da TI ( nível tático) Plano de metas e ações – instrumentos mais usados Não há impedimento para que a organização elabore dois instrumentos distintos ( PETI e PDTI) Órgãos públicos preferem elaborar um documento único com estratégias, metas e planos de ações.

7 Portifólio de TI É uma metodologia para a priorização dos investimentos de TI com base no retorno de projetos e ativos para a organização e no seu alinhamento com os objetivos estratégicos do negócio.

8 Análise do Portfólio Atual de TI
O que está sendo executado em termos de projetos, serviços e inovação. Qual o backlog. Quais projetos, serviços e inovações foram planejados e cancelados.

9 Análise do Portfólio Atual de TI
Como foi a execução do orçamento de TI. Quais serviços são fornecidos. Melhorias requeridas.

10 Entendimento da dinâmica do negócio
Determina a capacidade que a TI deve ter. Deve ser avaliada a partir da análise estratégica e o tipo de serviço a ser oferecido.

11 Definição da estratégia de serviços e Análise e definição das necessidades do negócio

12 Processo de elaboração do Plano de Tecnologia da Informação

13 Definição da estratégia de serviços
Entender o que gera valor (utilidade e garantia) para os clientes e usuários. Desenvolver as ofertas de serviços. Desenvolver os ativos estratégicos.

14 Definição da estratégia de serviços Entender o cliente

15 Definição da estratégia de serviços Entender o cliente
Identificar os resultados de negócio; Se houver gaps verificar no pipeline dos serviços. Se mesmo assim persistir o gap, direcionar a criação de um novo serviço.

16 Definição da estratégia de serviços As ofertas de serviços
O desenvolvimento de ofertas de serviços depende do entendimento do que tem utilidade para o cliente e das respectivas garantias do serviço.

17 Definição da estratégia de serviços O Catálogo de Serviços
Instrumento de comunicação com os usuários e clientes dos serviços de TI da organização e consiste em uma descrição detalhada dos serviços em uma linguagem orientada ao cliente.

18 Definição da estratégia de serviços O Catálogo de Serviços

19 Definição da estratégia de serviços Definindo os objetivos e as metas de TI

20 Definição da estratégia de serviços Definindo os objetivos e as metas de TI
SLA - Service Level Agreements ( Acordo de Nível de Serviço) OLAs - Operational Level Agreements (Nível Operacional) UCs - Underpinning Contracts (Contratos)

21 Definição da estratégia de serviços Desenvolvimento dos ativos estratégicos
Uma vez definidos os serviços que serão prestados e os respectivos Acordos de Níveis de Serviços, devemos definir as diretrizes para o desenvolvimento dos processos de Gerenciamento de Serviços, o que compreende o desenvolvimento de capacidades e recursos. Essas diretrizes irão endereçar os seguintes aspectos: Portfólio de serviços. Capacidades em termos de processos, pessoas e sistemas de gerenciamento de serviços de TI. Capacidade de recursos.(mão de obra, comunicação, segurança da informação..)

22 Análise e definição das necessidades do negócio
O portfólio de projetos, serviços e aplicações. Os requisitos das estratégias e/ou dos fatores críticos de sucesso. Necessidades de melhoria da qualidade das aplicações.

23 Análise e definição das necessidades do negócio

24 Análise e definição das necessidades do negócio
Matriz de avaliação “cobertura funcional” versus “qualidade técnica de aplicações”

25 Análise e definição da arquitetura de TI e Definição da estratégia de sourcing

26 Processo de elaboração do Plano de Tecnologia da Informação

27 Análise e definição da arquitetura de TI
A organização lógica para dados, aplicações e infraestrutura, representada por um conjunto de políticas, relacionamentos e escolhas técnicas para buscar integração desejada do negócio e da padronização técnica.

28 Análise e definição da arquitetura de TI Análise da arquitetura de aplicações
A arquitetura de aplicações foca questões como: ˆPadronização de dados e processos (o que é e o que não é padrão). ˆCompartilhamento da infraestrutura de dados e aplicações (o que deve e o que não deve ser compartilhado). ˆComo implantar aplicações considerando a arquitetura de dados e processos padrões. ˆComo as novas aplicações devem ser integradas ao legado, a portais, etc. ˆPadrões de acesso e saídas para os usuários. ˆReutilização de componentes de serviços da arquitetura. Riscos que a arquitetura representa para a inovação e crescimento do Negócio.

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30 Análise e definição da arquitetura de TI Análise da arquitetura de infraestrutura de TI
Identificar novas tecnologias ou atualizações tecnológicas. Identificar se a infraestrutura atual permite o suporte adequado. Avaliar o impacto das necessidades de aplicações sobre a infraestrutura.

31 Análise e definição da arquitetura de TI Análise da arquitetura de infraestrutura de TI
Avaliar se a infraestrutura vem atendendo aos objetivos de desempenho. Avaliar os riscos da infraestrutura atual. Avaliar se a infraestrutura atual atende aos requisitos de compliance.

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33 Análise e definição da arquitetura de TI Avaliando a capacidade para atendimento à demanda
Os recursos computacionais necessários para atender à demanda. O esforço necessário para atendimento às necessidades de aplicações.

34 Definição da estratégia de sourcing
Sourcing – prática de aquisição de produtos ou serviços de fornecedores externos. Outsourcing: Necessidade de focar o negócio principal. O custo interno da TI é muito alto e precisa ser reduzido. Os investimentos em TI têm um risco muito alto.

35 Definição da estratégia de sourcing
O que geralmente as empresas terceirizam: Mão de obra especialista Serviços de service desk.(serve para centralizar as necessidades de uma empresa em um único lugar, registrando entrada e saída de pedidos de suporte e manutenção, para ter um maior controle sobre o que foi feito.) Desenvolvimento e manutenção de sistemas. Serviços relativos à segurança da informação.

36 Definição da arquitetura de processos de TI e organização, e Definição da estratégia de segurança da informação

37 Processo de elaboração do Plano de Tecnologia da Informação

38 Definição da arquitetura de processos de TI e organização
Serviços e produtos de TI. Front-office. Back-office.

39 Definição da arquitetura de processos de TI e organização
Biblioteca de ativos. Organização da estrutura. Competências requeridas dos recursos humanos.

40 Modelo de Operações de Serviço

41 Definição da estratégia de segurança da informação
Infraestrutura de TI. Gestão de ativos. O gerenciamento das operações e comunicações. O controle de acessos. A gestão de incidentes de segurança da informação. A conformidade do sistema de segurança da informação.

42 Definição da estratégia de segurança da informação
De acordo com a ISO/IEC 27002, os seguintes requisitos devem ser ava- liados para se estabelecer a política de segurança da informação: O impacto nos negócios resultante de uma falha de segurança. ˆProbabilidade da ocorrência das falhas, frente às vulnerabilidades encontradas. ˆA seleção dos controles de segurança da informação mais adequados à análise de riscos e vulnerabilidades.

43 Consolidação do portfólio preliminar de TI, Definição do orçamento e Priorização de investimentos

44 Consolidação do portfólio preliminar de TI
Uma vez que todos os objetivos, metas e níveis de serviços, assim como os respectivos projetos e iniciativas foram definidos, podemos agora consolidar as necessidades.

45 Consolidação do portfólio preliminar de TI

46 Definição do orçamento
Despesas com pessoal próprio. Despesas com serviços de terceiros. Serviços de treinamento e capacitação. Aluguéis de equipamentos. Manutenção de equipamentos. Aluguéis de instalações.

47 Priorização de investimentos
A empresa necessita de critérios de priorização, tais como valor estratégico, risco e retorno financeiro.

48 Priorização de investimentos
Metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) Modelos de análise de investimentos aplicados a TI Parâmetros para avaliações de investimentos de TI

49 Priorização de investimentos A Metodologia AHP para tomada de decisões complexas

50 A Metodologia AHP para tomada de decisões complexas
Identificação e/ou estruturação dos objetivos estratégicos do negócio. Estabelecer pesos para os objetivos estratégicos, mostrando seu grau de importância, impacto no negócio, cobertura estratégica, etc. Cada um dos projetos, serviços e aplicações (ou agrupamento destes) são pontuados conforme a intensidade de seu alinhamento com os objetivos estratégicos. Procurar a otimização da seleção de projetos, serviços ou inovações (ou agrupamento), maximizando a alocação de recursos. Os resultados são comunicados aos grupos envolvidos. Este processo pode ser repetido, alterando-se as premissas de peso para os objetivos estratégicos até conseguir um conjunto aceitável de prioridades.

51 Priorização de investimentos Modelos de análise de investimentos aplicados à TI
Modelos qualitativos: Balanced Scorecard Perspectiva financeira Perspectiva dos clientes Perspectiva dos processos internos Perspectiva do aprendizado e crescimento

52 Priorização de investimentos Parâmetros típicos a serem usados para avaliações de investimento

53 Portfólio de TI aprovado

54 Portfólio de TI aprovado
Comunicar as prioridades de investimento de TI da empresa. Eliminar a redundância nas iniciativas de TI.

55 Portfólio de TI aprovado
Tipos, classificação, manutenção e a influência da estratégia da empresa.

56 Portfólio de TI aprovado Tipos de projetos, serviços e ativos do Portfólio de TI
Projetos: podem ser, por exemplo, a implantação de um pacote de ERP, desenvolvimento de um sistema. Serviços: podem envolver, por exemplo, a troca do software antivírus da empresa, a implantação do upgrade do sistema operacional. Ativos: referem-se a toda a infraestrutura de TI. Inovações: Referem-se a todas as soluções baseadas em novas tecnologias.

57 2 Perspecivas Perspectiva de TI (aplicações, serviços, infraestrutura e gestão) Perspectiva de Negócios: Na perspectiva do negócio, é classificado como sendo estratégico, fábrica, nova estratégia e obrigatório: Estratégico: compreende os investimentos que têm impacto direto sobre o desempenho da empresa. Fábrica: investimentos necessários para a continuidade do negócio, para manter as portas abertas. Nova estratégia: investimentos que poderão ter impacto no desempenho futuro da empresa, em termos de novos negócios, novos produtos, etc. Obrigatório: são investimentos requeridos por legislação ou compliance.

58 Portfólio de TI aprovado Alternativas de classificação e representação do Portfólio de TI

59 Portfólio de TI aprovado Como tratar as manutenções de sistemas no Portfólio de TI
Implantação de requisitos legais. Adaptação às novas plataformas tecnológicas. Otimização de desempenho.

60 Tomar cuidado ao fazer benchmarking!
Portfólio de TI aprovado A influência da estratégia da empresa na composição dos investimentos em TI Tomar cuidado ao fazer benchmarking! (processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.)

61 Leitura Capítulo 3. seção Fernandes, A. A. Abreu, V. F. Implantando a governança de TI. Brasport, 2012.


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