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GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR

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Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Pesquisa de Avaliação de Resultados Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo MAIO – 2010 Período: T0 Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

2 1 – OBJETIVOS GERAL Avaliar o perfil e as características das empresas, que compõem o público alvo do projeto de “Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo”. INTERMEDIÁRIO Avaliar a performance dos indicadores em relação às metas estabelecidas, em comparação com os resultados obtidos no período T0. Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

3 2 – NOTAS METODOLÓGICAS 1 - Público-Alvo
Micro e pequenas empresas de Comércio e Serviços, com mais de 2 anos, do município de Campo Belo 2 - Coleta de Dados - Entrevista por telemarketing - Uso de questionário estruturado - Época de coleta: 29/03/10 a 09/04/10. 3 – Plano Amostral - Tipo: Amostragem - Número de entrevistas: 133 em um total de 418 produtores - Margem de erro: 5% Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

4 OBSERVAÇÃO METODOLÓGICA
- Para o cálculo dos indicadores foi utilizado o critério de tratamento estatístico da média aparada (5% trimmed) – que consiste em retirar da análise 10% do valores observados (5% para cima e 5% para baixo). O objetivo de utilizar este critério reside na tentativa de obter indicadores que se aproximem da realidade, excluindo valores extremos que podem influenciar o resultado da análise. Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

5 3 – PRINCIPAIS RESULTADOS
Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

6 Gráfico 1 – Número médio de funcionários
O número médio de empregados é de 19,4 por empresa Base de respondentes: 50 empresas (37,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

7 Gráfico 2 – Setor de atividade da empresa
Base de respondentes: 74 empresas (55,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

8 Gráfico 4 – Grau de escolaridade do entrevistado
Base de respondentes: 130 empresas (97,7%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

9 Gráfico 5 – Sexo do entrevistado
Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

10 Gráfico 6 – Empresas que apresentaram aumento de vendas em 2009 em relação a 2008
Base de respondentes: 119 empresas (89,5%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

11 Gráfico 7 – Participação no projeto "Campo Belo é Mais" em 2009
Base de respondentes: 130 empresas (97,7%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

12 Gráfico 8 – Participação nas ações:
Base de respondentes: 126 empresas (94,7%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

13 Gráfico 9.1 - Grau de Satisfação: Teatro Empresarial: A Loja
GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,6 Base de respondentes: 88 empresas (66,2%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

14 GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,1
Gráfico Grau de Satisfação: Oficina Empresarial: Como Elaborar um Plano de Vendas GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,1 Base de respondentes: 53 empresas (39,8%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

15 GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,0
Gráfico Grau de Satisfação: Oficina Empresarial: Como Elaborar um Plano de Marketing GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,0 Base de respondentes: 39 empresas (29,3%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

16 GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 8,9
Gráfico Grau de Satisfação: Consultorias de Gestão - Mercado, vendas e marketing GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 8,9 Base de respondentes: 52 empresas (39,1%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

17 GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,2
Gráfico Grau de Satisfação: Palestra Show "A mágica dos resultados empresariais" GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,2 Base de respondentes: 98 empresas (73,7%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

18 Gráfico 9.6 - Grau de Satisfação: Programa Gestão Moderna
GRAU MÉDIO DE SATISFAÇÃO = 9,0 Base de respondentes: 32 empresas (24,1%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

19 Gráfico 10 - Aplicação dos conhecimentos adquiridos nas ações
Base de respondentes: 127 empresas (95,5%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

20 Gráfico 12 - Possibilidade de indicação a outro empresário
Base de respondentes: 126 empresas (94,7%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

21 GRAU MÉDIO DE CONTRIBUIÇÃO = 8,3
Gráfico 14 - Grau de contribuição das ações do Projeto "Campo Belo é Mais" do SEBRAE/MG em 2009 GRAU MÉDIO DE CONTRIBUIÇÃO = 8,3 Base de respondentes: 125 empresas (94,0%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

22 Gráfico 15 – Abrangência das vendas
Base de respondentes: 45 empresas (33,8%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

23 Gráfico 16 - Vendas para governo ou órgãos públicos
Base de respondentes: 45 empresas (33,8%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

24 Gráfico 17 - Grau de dificuldade na obtenção de créditos
GRAU MÉDIO DE DIFICULDADE = 3,7 Base de respondentes: 38 empresas (28,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

25 Gráfico 18.1 - Características que surgiram nas empresas em 2009
Base de respondentes: 42 empresas (31,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

26 Gráfico 18.2 - Características que foram aperfeiçoadas nas empresas em 2009
Base de respondentes: 42 empresas (31,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

27 Gráfico 18.3 - Características que não sofreram mudanças em 2009
Base de respondentes: 42 empresas (31,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

28 GRAU MÉDIO DE CONTRIBUIÇÃO = 9,1
Gráfico 19 – Grau de contribuição do Projeto na mudança das características acima GRAU MÉDIO DE CONTRIBUIÇÃO = 9,1 Base de respondentes: 39 empresas (29,3%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

29 Gráfico 20 - Atividades desenvolvidas pela empresa
Base de respondentes: 41 empresas (30,9%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

30 GRAU MÉDIO DE CONTRIBUIÇÃO = 7,7
Gráfico 21 - Grau de Contribuição das atividades acima para permanência da empresa no mercado GRAU MÉDIO DE CONTRIBUIÇÃO = 7,7 Base de respondentes: 39 empresas (29,3%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

31 Gráfico 22 - Realização de inovação em 2009
Base de respondentes: 40 empresas (30,1%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

32 Gráfico 23 - Fatores onde ocorreram inovações
Base de respondentes: 34 empresas (25,6%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

33 Gráfico 24 - Melhorias observadas após inovação
Base de respondentes: 32 empresas (24,2%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

34 GRAU MÉDIO DE CONTRIBUIÇÃO = 7,9
Gráfico 25 - Grau de Contribuição do Projeto para a realização das inovações na empresa GRAU MÉDIO DE CONTRIBUIÇÃO = 7,9 Base de respondentes: 32 empresas (24,2%) Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

35 4 – SÍNTESE DOS INDICADORES
Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

36 Gráfico 26 – Empresas com mais de 2 anos que apresentaram aumento de vendas em 2009
Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

37 INDICADOR FINALÍSTICO 1
Obter 15% de empresas, com mais de 2 anos, que conseguiram aumentar suas vendas, até 30/11/2008 e 20% até 30/11/2009. RESULTADO T0 (2008): Porcentagem de empresas que aumentaram vendas = 67,0% RESULTADO T0 (2009): Porcentagem de empresas que aumentaram vendas = 88,7% Em relação a 2008 verificou-se um aumento de 21,7 p.p. na porcentagem de empresas que conseguiram aumentar suas vendas Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

38 INDICADOR INTERMEDIÁRIO 1
Obter 20% de aplicação dos produtos e serviços ofertados pelo SEBRAE, em empresas com mais de 2 anos, até 30/11/2008 e 40% até 30/11/2009. RESULTADO T0 (2008): Aplicação de produtos/serviços ofertados pelo SEBRAE = 93,0% RESULTADO T0 (2009): Aplicação de produtos/serviços ofertados pelo SEBRAE = 72,0% Em relação a 2008 verificou-se uma diminuição de 21,0 p.p. no grau de aplicação dos produtos e serviços ofertados pelo SEBRAE Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo

39 INDICADOR INTERMEDIÁRIO 2
Obter 50% de satisfação, das empresas com mais de 2 anos, atendidas com produtos e serviços ofertados pelo SEBRAE, até 30/11/2008 e 60% até 30/11/2009. RESULTADO T0 (2008): Satisfação com produtos/serviços ofertados pelo SEBRAE = 95,0% RESULTADO T0 (2009): Satisfação com produtos/serviços ofertados pelo SEBRAE = 89,6% Em relação a 2008 verificou-se uma diminuição de 5,4 p.p. no grau de satisfação com os produtos e serviços ofertados pelo SEBRAE. Projeto Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas de Comércio e Serviços de Campo Belo


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