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PublicouEmanuelle Barros Alterado mais de 10 anos atrás
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E DUCAÇÃO E C ONTROLE S OCIAL Projeto Escola que Protege Auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEMED Manaus, 23 a 27 de março de 2008
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A LGUMAS CONSIDERAÇÕES FEITAS NO GRUPO TEMÁTICO SOBRE CONTROLE SOCIAL Entende-se por Controle Social a participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas, avaliando os objetivos processos e resultados. Cabe a sociedade perceber a importância de exercer seu papel no: Monitoramento Avaliação Fiscalização
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É importante distinguir controle social de meios de repressão, ou da concepção de controle institucionalizada e arraigada por períodos ditatorias do país Para que a escola possa desenvolver BEM esse Controle Social é preciso que se desenvolva um canal de comunicação mais democrático e participativo. A LGUMAS CONSIDERAÇÕES FEITAS NO GRUPO TEMÁTICO SOBRE CONTROLE SOCIAL
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A escola está inserida tanto como membro, quanto como instrumento desse Controle Social: Como membro nos programas e conselhos Como instrumento na participação de entidades organizadas dos movimentos sociais, nas estruturas de decisão da escola É preciso que a comunidade entenda a importância de sua participação, e a escola tem um papel relevante nesse processo A LGUMAS CONSIDERAÇÕES FEITAS NO GRUPO TEMÁTICO SOBRE CONTROLE SOCIAL
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A escola surge num contexto de reproduzir as diferenças da sociedade capitalista e durante séculos foi usada para legitimar como algo natural as mazelas dessa sociedade Enquanto a escola se limita a sua função formadora, ela deixa de agir, deixa de construir esse novo cidadão (que, também, não deixa de ser uma formação, porém muito mais ampla e politizada). É preciso que a escola se desprenda. A LGUMAS CONSIDERAÇÕES FEITAS NO GRUPO TEMÁTICO SOBRE CONTROLE SOCIAL
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Para criar esse cidadão é preciso ter claro os valores defendidos; o fortalecimento de métodos avaliativos que estejam fundamentados em bases qualitativas e, não, quantitativas; instrumentos democráticos de participação e a construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico. Há um receio por parte de gestores na dinâmica de uma escola sem muros, com intensa participação da sociedade, é evidente que as várias particularidades criam conflitos, mas é na participação coletiva (e porque não dizer, controle) que esses conflitos são resolvidos. A LGUMAS CONSIDERAÇÕES FEITAS NO GRUPO TEMÁTICO SOBRE CONTROLE SOCIAL
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