A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍMEROS Elcio Ribeiro Curso: Eletromecânica I Gustavo Nunes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍMEROS Elcio Ribeiro Curso: Eletromecânica I Gustavo Nunes"— Transcrição da apresentação:

1 POLÍMEROS Elcio Ribeiro Curso: Eletromecânica I Gustavo Nunes
Jaison do Nascimento Curso: Eletromecânica I Prof. Claudio Schaeffer

2 Polímeros O que são polímeros?
Tanto que o próprio nome “polímeros” significa “muitas partes” (do grego poli, “muitas”; meros, “partes”). O ser humano convive com os polímeros desde sempre, afinal de contas, existem os polímeros naturais que estão presentes na natureza e no nosso próprio organismo, como as proteínas, o DNA e os polissacarídeos. Mas, ao longo do tempo os cientistas começaram a desenvolver polímeros sintéticos, sendo que o primeiro com aplicações práticas foi o celuloide desenvolvido em Hoje, os polímeros estão tão difundidos, possuindo uma ampla diversidade de propriedades e aplicações, que é praticamente impossível passar um dia sequer sem entrar em contato com algum deles. Para se ter uma ideia, veja alguns exemplos de polímeros sintéticos que usamos no cotidiano: * Garrafas de refrigerante e água: PET (polietilenotereftalato); * Borracha de pneus de automóveis: neopreno; * Panelas antiaderentes: teflon (politetrafluoretileno – PTFE); * Canos de esgoto e água: PVC (policloreto de vinila); * Colete à prova de balas: Kevlar; * Embalagens de isopor: PS (poliestireno); * Cabos de panela, bolas de bilhar e telefones: Baquelite. Polímeros O que são polímeros? Os polímeros são macromoléculas (moléculas muito grandes) formadas pela união de várias moléculas pequenas, chamadas de monômeros, e o processo pelo qual isso é feito é denominado polimerização.

3 Polímeros Como se dividem os polímeros?
Há diversas maneiras de se dividir os polímeros, conforme suas características mecânicas: Termoplásticos (pvc, pva) Termorrígidos (resina epóxi, poliamida) Elastômeros (borrachas) Como se dividem os polímeros? Há diversas maneiras de se dividir os polímeros, conforme suas características mecânicas: Termoplásticos (pvc, pva) Termorrígidos (resina epóxi, poliamida) Elastômeros (borrachas) Como se dividem os polímeros? Há diversas maneiras de se dividir os polímeros, conforme suas características mecânicas: Termoplásticos (pvc, pva) Termorrígidos (resina epóxi, poliamida) Elastômeros (borrachas) Polímeros Como se dividem os polímeros? Podem ser classificados segundo sua origem: Polímeros Naturais: seiva da seringueira (borracha natural); celulose (fibra das árvores); resina natural (colas e vernizes).

4 v Polímeros Polímeros Sintéticos: Celofane; Poliamida (nylon);
Polietileno (plástico); Poliestireno; Teflon; Isopor.

5 Polímeros Há diversas maneiras de se dividir os polímeros,
conforme suas características termomecânicas podem ser: Termoplásticos (pvc, pva,pet) Termorrígidos (resina epóxi, poliamida) Elastômeros (borrachas)

6 Polímeros Quanto às características:
Termoplásticos: Industrialmente, podem ser reaproveitados para a produção de novos artigos, por serem materiais fusíveis, podem ser aquecidos e moldados facilmente. Também são materiais de fácil reaproveitamento (reciclagem).Ex:PET é a abreviatura para Polietilenotereftalato, esse polímero tem sua utilização crescendo gradativamente, tudo porque se tornou o recipiente de guardar bebidas mais prático que existe.

7 Polímeros Classificação dos tipos de plásticos

8 Polímeros Termorrígidos ou Termofixos: Representam 20% do total de plásticos produzidos no Brasil, e são aqueles que uma vez conformados (moldados), por um dos processos usuais de transformação, não se consegue mais reprocessá-los, por não “amolecerem” ou fundirem-se mais, impedindo uma nova moldagem. Um exemplo clássico desta categoria é a baquelite (polifenol), aplicada por exemplo em cabos de panelas.

9 Polímeros Polifenol (Baquelite)
São polímeros que possuem uma ou mais hidroxilas ligadas à um anel aromático. Polímeros desse tipo são resistentes ao aquecimento, por isso podemos encontrá-los em cabos de panela e também em materiais elétricos, como interruptores e tomadas.

10 Polímeros Elastômeros: Classe intermediária entre os termoplásticos e termorrígidos, conhecidos como borracha, não são fusíveis, mais apresentam alta elasticidade, sua reciclagem é complicada pela incapacidade de fusão. Uma aplicação importante desse tipo de polímero é na fabricação do pneu que passa por um processo chamado vulcanização, que visa tratar a borracha com enxofre, melhorando sua resistência.

11 Polímeros Vulcanização
A vulcanização é um método criado em 1839 pelo americano Charles Goodyear, que consiste na aplicação de calor e pressão a uma composição de borracha em combinação com enxofre, para atribuir-lhe maior força, elasticidade e resistência ao pneu.

12 Polímeros Kevlar É uma fibra sintética de aramida (poliamida aromática) muito leve e resistente. Trata-se de um polímero resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso. O kevlar é usado na fabricação de cintos de segurança, coletes à prova de balas, linhas de pesca, em telefones celulares como o motorola razr i. O tanque de combustível dos carros de fórmula 1 é composto deste material, para evitar que objetos pontiagudos perfurem o tanque no momento da colisão.

13 Impacto no meio ambiente
Polímeros Impacto no meio ambiente Uma das razões que fazem os polímeros cada vez mais serem usados é sua durabilidade. Alguns tipos de polímeros necessitam de séculos para se degradar. Sendo assim a durabilidade pode ser uma vantagem para o uso humano, mas uma desvantagem para o meio ambiente, pois são muito usados na fabricação de embalagens usualmente descartadas após utilização e que vão se acumulando ao longo do tempo na natureza, provocando uma forte poluição, aí entra a reciclagem de materiais com um papel importante para a preservação do meio ambiente.

14 Bibliografia


Carregar ppt "POLÍMEROS Elcio Ribeiro Curso: Eletromecânica I Gustavo Nunes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google