A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA PLATAFORMA EM MADEIRA: COORDENAÇÃO MODULAR E CONECTIVIDADE DE COBERTURAS, PAREDES E ENTREPISOS Carolina Barichello, Graduação em Eng. Civil – UFSC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA PLATAFORMA EM MADEIRA: COORDENAÇÃO MODULAR E CONECTIVIDADE DE COBERTURAS, PAREDES E ENTREPISOS Carolina Barichello, Graduação em Eng. Civil – UFSC."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA PLATAFORMA EM MADEIRA: COORDENAÇÃO MODULAR E CONECTIVIDADE DE COBERTURAS, PAREDES E ENTREPISOS Carolina Barichello, Graduação em Eng. Civil – UFSC Poliana Dias de Moraes, Prof.a Dr.a Eng. Civil – UFSC INTRODUÇÃO O Sistema Plataforma é um sistema construtivo leve que proporciona rapidez e facilidade à construção. Nele, a construção é feita a partir de pequenas peças que formam a cobertura, as paredes e os entrepisos. Como o Sistema Plataforma é composto de muitos elementos pequenos, a escolha de soluções conectivas adequadas torna-se essencial. A conectividade para construções em madeira surgiu devido à problemática inerente ao manejo das peças de madeira serrada. Estas peças têm seu tamanho limitado, primeiramente, por causa do tamanho das árvores e, depois, por causa do tamanho dos veículos de transporte. Como as necessidades na construção freqüentemente ultrapassam essas dimensões, os conectores são requisitados. Os conectores transmitem esforços de uma peça de madeira a outra e impedem que as peças deslizem ou se movam, e assim, destruam a ligação. Logo, suas características principais devem ser resistência e rigidez. Praticamente, para cada tipo de ligação, existe um tipo de conector. 3. METODOLOGIA A metodologia empregada para o desenvolvimento deste trabalho foi a seguinte: levantamento e revisão bibliográfica sobre Sistema Plataforma e coordenação modular levantamento sobre os dispositivos de ligação existentes no Brasil e no exterior análise do emprego correto dos dispositivos em um modelo de habitação no Sistema Plataforma; 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES Foram encontradas soluções conectivas para ligações madeira-madeira e madeira-concreto. Foram obtidos dados sobre as suas características físicas, esforços resistentes e modo de instalação. Dividiram-se os resultados em 7 classes: pinos metálicos, conectores de madeira, anéis, grades, chapas planas, chapas de uso estrutural e chapas de ligação em fundações. Seu emprego pode ser visualizado na figura abaixo. 5. CONCLUSÕES Dos conectores encontrados, 19 fazem somente ligações madeira-madeira e, 3 podem ligar também madeira-concreto. Estes últimos são empregados para efetuar ligações entre paredes e fundações em uma edificação com o Sistema Plataforma. Os demais conectores são adequados para ligações de peças que constituem as paredes e cobertura. Os dispositivos encontrados solucionam a conectividade de uma edificação com Sistema Plataforma, porém muitos deles não são fabricados no Brasil. 2. OBJETIVOS Os objetivos deste trabalho são: encontrar soluções conectivas para os elementos construtivos do Sistema Plataforma, através da proposição de dispositivos de ligação elaborar guias com conexões a serem utilizadas pelos sistemas Plataforma e pelos sistemas mistos.


Carregar ppt "SISTEMA PLATAFORMA EM MADEIRA: COORDENAÇÃO MODULAR E CONECTIVIDADE DE COBERTURAS, PAREDES E ENTREPISOS Carolina Barichello, Graduação em Eng. Civil – UFSC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google