Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ALGAS Pluricelulares
2
T A L Ó F I T A S Evoluíram a partir das algas unicelulares
Talófitas = não possuem tecidos ou órgãos especializados, isto é, seu corpo é todo feito de células semelhantes, parecidas, por isso é chamado de talo. Não possuem órgãos especializados como raiz, caule e folhas.
4
São classificadas de acordo com a cor do pigmento que possuem:
CLOROFÍCEAS ou ALGAS VERDES – seu pigmento é a clorofila. FEOFÍCEAS ou ALGAS PARDAS – seu pigmento é a fucoxantina. RODOFÍCEAS ou ALGAS VERMELHAS – seu pigmento é a ficoeritrina
5
Habitat natural das algas
A absorção dos raios luminosos que penetram na água pelos pigmentos das algas é que fazem-nas diferentes na cor. Assim, em grandes profundidades, poucas são as cores da luz inicial que conseguem penetrar. Por isso, em geral, as algas verdes estão na superfície, as algas pardas encontram-se em profundidades médias, e as vermelhas, em grandes profundidades.
6
CLOROFÍCEAS: algas verdes
7
Alface do mar ou Ulva rigida
8
Ulva ou alface-do-mar
10
RODOFÍCEAS: algas vermelhas
11
Gelidium pusillum
12
Placas de Petri com ágar-ágar
Lactobacillos cultivados em ágar
13
Porphyra sp.
14
Porphyra umbilicallis ou Nori
15
Alga Nori – culinária oriental
16
Sushi
17
FEOFÍCEAS: algas pardas
19
Sargassum vulgare SARGAÇO
20
Laminaria japonica KOMBU
23
Utilidades das algas Como alimento: Ulva (alga verde) ou alface do mar, Porphyra (alga vermelha) , Laminaria (alga parda); Excelentes fertilizantes: Sargassum (alga parda) ressecada e moída, fornece adubo rico em sais minerais; Na indústria: como fonte de alginatos para dar consistência ao sorvete e na fabricação de cosméticos, nos sabonetes e pasta de dente; Gelidium (alga vermelha) é matéria-prima para remédios, laxantes e gomas.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.