A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perfil de um discípulo de Cristo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perfil de um discípulo de Cristo"— Transcrição da apresentação:

1 Perfil de um discípulo de Cristo
Comunicação direta Perdão Ofensa Idolatria no coração Próximos Domningos na EBD

2 FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Templo Batista Bíblico

3 Sacramentos: Divórcio e
Eclesiologia II: Sacramentos: Divórcio e ReCasamento

4 Introdução Alguns pressupostos:
As Escrituras Sagradas têm autoridade para definir a posição da igreja sobre Divórcio e Recasamento. b) Sendo as Escrituras Sagradas autoritativas sobre este assunto, nossas confissões como igreja local, - não são dependentes das leis civis do país, - nem, em sua essência, provenientes da cultura, - nem adaptadas de alguma declaração eclesiástica.

5 Introdução Alguns pressupostos:
c) Uma pessoa ou casal que viva em uma dessas condições não estão sob “maldição de Deus”, mas debaixo de um padrão não ideal quanto ao casamento. d) Divórcio e recasamento se enquadram numa condição permanente, e portanto, mesmo que os envolvidos tenham recebido o perdão de Deus e tratado biblicamente com as pessoas envolvidas, terão um estado não ideal ao plano do Senhor.

6 1- O que Divórcio significa para Deus.

7 1- O que Divórcio significa para Deus.
Mt 19.8 Jesus Cristo diz que Moisés “permitiu” o divórcio por causa da dureza dos corações do povo. Isso quer dizer que Moisés não ordenou o divórcio como mandamento, mas regulamentou uma prática já existente entre o povo. Vamos entender o que a Lei prescreveu: 8 Jesus respondeu: "Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.

8 1- O que Divórcio significa para Deus.
A – Lei de Moisés Dt – A maneira de entender esse texto é: se aquilo que é dito nos versículos 1-3 acontecer, então se aplica a restrição do versículo 4. Isto significa que o divórcio era praticado, e que algum tipo de contrato era dado à esposa rejeitada, e que ela então ficava livre para casar-se com quem quisesse. QUANDO um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa. 2 Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem, 3 E este também a desprezar, e lhe fizer carta de repúdio, e lha der na sua mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer, 4 Então seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la, para que seja sua mulher, depois que foi contaminada; pois é abominação perante o SENHOR; assim não farás pecar a terra que o SENHOR teu Deus te dá por herança.

9 Há 2 proibições para divórcio na Lei moisaica:
1- O que Divórcio significa para Deus. A – Lei de Moisés Há 2 proibições para divórcio na Lei moisaica: Dt – Um marido rejeitar a esposa difamando-a de não ser virgem, e depois ser provado sua inocência Dt – Fornicação, quando solteiros tem relação sexual e depois não querem permanecer juntos.

10 Recapitulando:  A lei de Moisés não criou o divórcio, mas regulamentou uma prática comum no meio do povo.  A lei de Moisés não tratou de todos os aspectos ou causas para o divórcio.  A lei de Moisés focalizou a realidade local dos israelitas.

11 1- O que Divórcio significa para Deus.
B – Jesus Cristo Mt No Sermão do Monte Jesus confronta os religiosos sobre sua prática de divórcio, onde havia um repúdio deliberado dos maridos contra as esposas. A questão principal era sobre os maus-tratos que as mulheres sofriam 31 Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. 32 Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.

12 1- O que Divórcio significa para Deus.
B – Jesus Cristo Mt As questões envolvidas são: O marido deveria tratar dignamente sua esposa. A única razão para “repúdio/divórcio/deixar” era “relações sexuais ilícitas”. Essa razão expunha a esposa a tornar-se adúltera. Aquele que se casasse com essa mulher se tornaria adúltero.

13 1- O que Divórcio significa para Deus.
B – Jesus Cristo Mt Pergunta Principal: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo? Resposta de Jesus: O casamento é uma instituição indissolúvel (4-6) Jesus respondeu dizendo o que Deus pensa do casamento, em vez do divórcio.

14 Moisés fez uma concessão com respeito ao desígnio de Deus
1- O que Divórcio significa para Deus. B – Jesus Cristo Mt 2ª Pergunta: Então, porque Moisés, mandou dar carta de divórcio e repudiar? (7) Resposta de Jesus: Moisés não mandou, ele apenas permitiu (8) a) Por causa da dureza de vossos corações b) Jesus ressaltou a reprovação de Deus Moisés fez uma concessão com respeito ao desígnio de Deus

15 Ensino de Jesus:  O divórcio é permitido apenas em caso de “relações sexuais ilícitas” (porneia).  Jesus eliminou as falsas interpretações da lei existentes. Há uma diferença entre esse termo e adultério. “Relações sexuais ilícitas” é geral, enquanto que a palavra adultério (moicheia) é específica. Jesus não estava falando apenas de adultério porque este era passível de morte, conforme a lei (Dt 22.22). Portanto, (porneia) pode ser entendida como qualquer forma de relação sexual ilegítima ao casamento na Bíblia.

16 1 Coríntios 7 1- O que Divórcio significa para Deus.
C – Apóstolo Paulo 1 Coríntios 7 Responde a perguntas feitas pela igreja Influência do dualismo grego entre a carne e o espírito na compreensão da realidade. A carne e a matéria eram más e o espírito era bom. Daí inquirirem a Paulo se era espiritual casar-se, visto que, se envolveriam fisicamente com alguém. 1 Co 7:1 Quanto ao que me escrevestes,...

17 1- O que Divórcio significa para Deus.
C – Apóstolo Paulo 1 Coríntios 7 1ª) Pode um casal crente divorciar-se em nome da espiritualidade, para ter uma vida mais piedosa diante de Deus? vv.10,11 – NÃO – Paulo ordena que não se separem um do outro. Ele repete o ensino de Jesus (Mt 19).

18 1 Coríntios 7 1- O que Divórcio significa para Deus.
C – Apóstolo Paulo 1 Coríntios 7 2ª) Pode um cônjuge crente divorciar-se de seu cônjuge descrente, quando este nem deseja a separação? vv.12-14 – NÃO – Paulo ordena que não se separe caso o descrente queira permanecer casado. Ou seja, o crente não deve separar-se alegando motivo de espiritualidade. Um salvo pode ser espiritual e servir a Deus mesmo tendo um cônjuge incrédulo.

19 1 Coríntios 7 1- O que Divórcio significa para Deus.
C – Apóstolo Paulo 1 Coríntios 7 3ª) Pode um cônjuge descrente divorciar-se do crente? vv.15 – SIM – o princípio que Paulo apresenta, nesses casos, é o de que o crente pode aceitar a separação. Seu raciocínio é o de que em tais casos, não fica sujeito à servidão. Ou seja, insistir num casamento onde o sujeito está determinado a divorciar-se.

20 2- O que a Bíblia diz sobre Recasamento

21 2- O que a Bíblia diz sobre Recasamento
A – Lei de Moisés Dt – Deus corrige o ambiente de trocas QUANDO um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa. 2 Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem, 3 E este também a desprezar, e lhe fizer carta de repúdio, e lha der na sua mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer, 4 Então seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la, para que seja sua mulher, depois que foi contaminada; pois é abominação perante o SENHOR; assim não farás pecar a terra que o SENHOR teu Deus te dá por herança.

22  Situação de quem se casa com divorciado
2- O que a Bíblia diz sobre Recasamento B – Jesus Cristo  Situação de quem se casa com divorciado Mt 5.32 – quem casar com repudiada comete adultério Mt 19.9 (Mc 10.1; Lc 16.18) – ...e casar com outra comete adultério  Jesus considera adultério o casar-se com alguém divorciado.  A menção feita por Jesus, de outro casamento, não significa aprovação, mas apenas constatação da realidade tratada na ocasião.

23 4ª Questão: Orientação sobre recasamento
2- O que a Bíblia diz sobre Recasamento C – Apóstolo Paulo 4ª Questão: Orientação sobre recasamento 1 Co – Em caso de separação devem ficar sem casar ou reconciliar-se com o marido 1 Co 7.39 – A viuvez consente um novo casamento

24 3- Como a Igreja Deve Lidar Com as Pessoas que Enfrentam Divórcios e Recasamentos

25 Manter um ensino consistente da Palavra de Deus
3 – COMO LIDAR COM AS PESSOAS QUE ENFRENTAM DIVÓRCIOS E RECASAMENTO Manter um ensino consistente da Palavra de Deus A  É papel da igreja ensinar a verdade no meio de uma “geração corrupta” (2 Tm 3.1, 4.1-3; Fp ) Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, .(...) 2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. V.1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,

26 Reeducar biblicamente quem está enfrentado estas situações
3 – COMO LIDAR COM AS PESSOAS QUE ENFRENTAM DIVÓRCIOS E RECASAMENTO Reeducar biblicamente quem está enfrentado estas situações B  É papel da igreja corrigir e auxiliar pessoas que estão lutando com pecados (Gl 6.1-2)  É papel da igreja aconselhar e consolar pessoas que estão sofrendo por causa de pecados (1Tes 5.14) Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. 2 Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.

27 Cuidar pessoalmente de quem está enfrentado estas situações
3 – COMO LIDAR COM AS PESSOAS QUE ENFRENTAM DIVÓRCIOS E RECASAMENTO Cuidar pessoalmente de quem está enfrentado estas situações C É papel da igreja acompanhar e aconselhar pessoas em dificuldades (Hb ) Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. 25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

28 Uma palavra sobre o exercício de ministérios
3- Como a Igreja Deve Lidar Com as Pessoas que Enfrentam Divórcios e Recasamentos Uma palavra sobre o exercício de ministérios Todo salvo deve servir ao Senhor, e o impedimento acontece quando alguém insiste em viver na prática do pecado (Mt ) A restrição direta ao exercício de um ministério na igreja aparece no caso do pastorado e diaconia (1Tm ).

29 Confissões: 1 – Cremos que o assunto Divórcio e Recasamento deve ser definido exclusivamente pela Bíblia, que dá ênfase a um casamento duradouro. 2 – Cremos que a Bíblia afirma haver dois motivos para o divórcio: relações sexuais ilícitas e o abandono do cônjuge descrente. 3 – Cremos que a Bíblia afirma que trata-se de um pecado muito grave separar-se por qualquer motivo e casar-se outra vez. 4 – Cremos que é papel da igreja cuidar dos casais divorciados e recasados. 5 – Cremos que a condição de divorciado ou recasado não é um impedimento a servir em ministérios na igreja, a não ser que envolva os ministérios de diaconia ou pastorado.


Carregar ppt "Perfil de um discípulo de Cristo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google