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Gerenciando fontes bibliográficas no
Formatação de trabalhos acadêmicos Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo Escrita Acadêmica Gerenciando fontes bibliográficas no MS Word 2010 ou + Universidade de Brasília 2015
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Citações e Referências
Formatação de trabalhos acadêmicos Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo Citações e Referências 1º passo: Criar fonte bibliográfica Para cada nova obra a ser referenciada no texto, você deverá inserir as informações de referência (metadados) na biblioteca do Word. Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo
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Preencha os dados da obra que será citada.
Formatação de trabalhos acadêmicos Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo Citações e Referências 1º passo: Criar fonte bibliográfica Para cada nova obra a ser referenciada no texto, você deverá inserir as informações de referência (metadados) na biblioteca do Word. Não se esqueça de indicar o tipo de fonte bibliográfica, pois para cada tipo de fonte, há um formato específico para a referência no final do trabalho. Preencha os dados da obra que será citada. Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo
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A citação aparecerá no texto no local onde estava pontado o cursor
Formatação de trabalhos acadêmicos Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo Citações e Referências 1º passo: Inserir citações ao longo do texto do trabalho Para cada nova obra a ser referenciada no texto, você deverá inserir as informações de referência (metadados) na biblioteca do Word. A citação aparecerá no texto no local onde estava pontado o cursor
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Citações e Referências
Formatação de trabalhos acadêmicos Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo Citações e Referências 2º passo: Editar citações Quando o nome do autor é parte do seu texto, ele deve constar fora dos parênteses, em grafia normal. Para tanto, é necessário editar a citação. Caso seja necessário editar a citação, corrigindo o nome do autor por exemplo, utilize a ferramenta “editar fonte”. Se você alterar diretamente no seu texto Word, o erro persistirá para os demais usos da fonte e na lista de referências no final do documento.
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Citações e Referências
2º passo: Editar citações Editar a citação: esse procedimento permite suprimir o nome do autor e, ainda indicar o número de página da citação. Formatação de trabalhos acadêmicos Observe que o Word coloca o título do trabalho automaticamente quando o autor é suprimido. Daí a necessidade de se marcar também a caixinha que aponta a supressão do título. Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo
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Citações e Referências
Formatação de trabalhos acadêmicos Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo Citações e Referências 3º passo: Gerenciar e salvar biblioteca O Word trabalha com duas bibliotecas de referências, como se vê na tela abaixo. A lista mestra contém todas as fontes inseridas em documentos Word naquele computador. A lista atual contém as fontes inseridas no documento no qual se está trabalhando (no presente arquivo apenas). Veja como ficou a citação após os ajustes mencionados no slide anterior. Mas, se você trocar de computador, a sua lista mestra criada na outra máquina não estará disponível para você! Você pode “carregar” sua biblioteca para outro computador gravando em um pen drive sua lista mestra, que se encontra em C:\Users\[SEU USUÁRIO]\AppData\Roaming\Microsoft\Bibliography/sources.xml. Observe que o tipo de arquivo é XML. Se você quiser, pode até colocar um outro nome em sua lista = Ex: BIBLIOTECA CAROLINA.XML Para acessar a sua lista mestra no pen drive, já no Word, na guia “Referências”, vá em “Gerenciar Fontes Bibliográficas”, use a ferramenta “procurar” e abra seu arquivo da lista de referências e importe as referências que quiser usar no documento atual.
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Citações e Referências
3º passo: Gerenciar estilos de saída O formato da aparência da citação e das referências é definido pelo estilo de saída das referências. Observe na aba “referências”, opção “Estilo”, os estilos que estão disponíveis no seu computador. Os formatos de estilos ABNT não estão disponíveis (por ‘default’) no Word 2010 e será necessário importá-los. Nessa lista de estilo, escolha o formato de citação adequado para seu texto Formatação de trabalhos acadêmicos Caso o estilo ABNT já conste em sua lista de estilo, basta marcá-lo para que suas referências sejam formatadas conforme as exigências do MESPT.
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Citações e Referências
3º passo: Gerenciar estilos de saída Como o estilo ABNT não foi incluído no Word 2010, provavelmente ele não aparece na sua lista de estilos. Será necessário, portanto, importá-lo para seu computador. Reinicie o Word para recarregar os estilos de saída disponíveis. Formatação de trabalhos acadêmicos Faça o download dos arquivos tipo XSL disponíveis no Moodle e cole-os aqui. Esse é um outro caminho possível para se encontrar os estilos de Word em seu computador. Isso pode variar dependendo adas configurações da máquina.
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Veja o tutorial no Moodle
Citações e Referências 3º passo: Gerenciar estilos de saída Em outras versões do Word (MS Word 2015, por exemplo) PASSO A PASSO Primeiro a senhora abre o DISCO LOCAL (C); dentro do disco local, abre USUÁRIOS; dentro de usuários, abre a pasta do administrador do computador; Adm do pc, na barra superior ir em EXIBIR e checar ITENS OCULTOS; Adm do pc, abrir a pasta oculta APPDATA; AppData, abrir ROAMING; Roaming, abrir MICROSOFT; Microsoft, abrir BIBLIOGRAPHY; Bibliography, abrir STYLE; Em Style você cola o estilo ABNT (Arquivo XSL) Veja o tutorial no Moodle Formatação de trabalhos acadêmicos Reinicie o Word para recarregar os estilos de saída disponíveis.
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