Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia Prof. Everton da Silva Correa
2
Apresentando Émile Durkheim
3
Émile Durkheim (Épinal, França, 15 de abril de 1858 – Paris, 15 de novembro de 1917)
4
Pequena biografia Émile Durkheim é considerado, ao lado de Karl Marx e Max Weber, um dos pais da sociologia. Formado em Direito e Economia, tomou a sociedade como objeto legítimo de estudo, com natureza e dinâmica próprias, rompendo com a tendência então dominante de reduzir os fenômenos sociais a experiências individuais. Suas principais obras são, Da divisão do trabalho social (1893), As regras do método sociológico (1895), O suicídio (1897) e As formas elementares da vida religiosa (1912).
5
Foi com Émile Durkheim que a sociologia passou a ser considerada propriamente uma ciência, dotada de um objeto específico – os fatos sociais – e de uma metodologia. Mas o que são fatos sociais?
6
Nas palavras de Durkheim...
“Fato social é toda maneira de fazer, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou então que é geral em toda a extensão de uma dada sociedade, embora tenha a existência própria, independente das suas manifestações individuais”. (As regras do método sociológico)
7
Explicando... “Os fatos sociais são coisas”. Mas a que “coisas” esse conceito se refere? A qualquer “coisa”, própria da sociedade a que pertence um indivíduo, capaz de exercer algum tipo de coerção sobre ele. Isso significa que o fato social é independente e exterior ao indivíduo, e é capaz de condicionar ou mesmo determinar suas ações.
8
São fatos sociais (exemplos)
As regras jurídicas e morais de uma sociedade, seus dogmas religiosos, seu sistema financeiro e até mesmo seus costumes... Ou seja, um conjunto de coisas aplicáveis a toda uma sociedade, independentemente das vontades e ações de cada um.
9
Dessa forma, Na medida em que os fatos sociais acabam por moldar o comportamento de cada indivíduo a partir de um modelo geral, a coerção que eles exercem garante, segundo Durkheim, o funcionamento do todo social.
10
Os princípios básicos dos Fatos Sociais
A coercitividade, ou a força que exercem sobre os indivíduos, obrigando-os, através de constrangimento, a se conformar com as regras, normas e valores sociais vigentes; A exterioridade, ou o fato de serem padrões exteriores aos indivíduos e independentes de sua consciência; A generalidade, ou o fato de serem coletivos e permearem toda a sociedade sobre a qual atuam.
11
Texto complementar... Trecho de:
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
12
FIM
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.