A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia http://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia http://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia

2 Direito e Anomia Émile Durkheim

3 Nas sociedades simples, em que todos se parecem e se conhecem, a coesão é garantida por um conjunto de princípios – ou seja, uma moral – e um conjunto de regras e normas – ou seja, um direito. Segundo Durkheim, trata-se, nesse caso, de um direito cuja função é punir aquele que, com sua transgressão, ofende todo o conjunto. É o que conhecemos como direito penal (punitivo).

4 Nas sociedades complexas também convivemos com regras e normas que dizem o que devemos fazer e nos punem quando não cumprimos o estabelecido. Mas nesse ambiente, a falta, o rompimento da regra, não afeta o coletivo, e sim as pessoas separadamente. A punição, portanto, será dirigida para a devolução, àquele que foi prejudicado, de parte ou da totalidade daquilo que lhe foi retirado. Durkheim chama esse tipo de regra de direito restitutivo – restituir é devolver, reparar um dano.

5 Quando a diferenciação de atividades e de ocupações de uma sociedade ocorre de maneira muito abrupta, produz-se um profundo desequilíbrio. Em vez de perceberem que uns precisam dos outros, os indivíduos passam a se ver como parte isoladas. Passam a priorizar suas próprias vontades, e não mais os valores coletivos.

6 Individualismo exacerbado = anomia moral
O individualismo exacerbado a que se refere Durkheim é o fato de os indivíduos só pensarem em si, no seu interesse mais direto, e não se preocuparem mais com os outros. A consequência desse exagero é a anomia moral: ausência de norma, falta de regras e de limites. Perdem-se os valores comuns pelos quais os indivíduos podem se orientar. Os interesses individuais e os interesses coletivos não se comunicam mais.

7 Essa situação ocorreu no início do capitalismo, e de certa forma, até hoje. Mas qual seria, então, a saída para essa situação de anomia e conflito? O que fazer se instituições como a Igreja e a família, que regulavam a vida nas sociedades simples, se apresentam agora tão enfraquecidas?

8 Próxima aula... Para Durkheim, a saída estaria em construir no mundo do trabalho uma nova moral condizente com os valores da sociedade industrial. Mas, afinal, o que Durkheim quer dizer com moral? Saberemos em Ética e mercado.

9 Prof. Everton da Silva Correa
FIM Prof. Everton da Silva Correa


Carregar ppt "Sociologia http://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google