A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da Silva Correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia Prof. Everton da Silva Correa

2 Recapitulando

3 Para Tocqueville, o avanço da democracia era inexorável, ela vinha para ficar. Contudo, mesmo baseada em um conjunto de princípios comuns, a democracia não funcionava de maneira idêntica nas sociedades que a abraçavam.

4 França e Estados Unidos
Tocqueville chegou a essa conclusão através da comparação entre dois países que conheceu de perto – a França, onde nasceu, e os Estados Unidos, onde residiu durante noves meses. A partir dessas duas experiências, percebeu que a combinação dos ideais democráticos com os costumes, as tradições e a cultura dos povos produz regimes democráticos singulares.

5 Revolução Francesa e de 1848
Tocqueville viu de perto em seu país duas revoluções deflagradas em nome da democracia – a Revolução Francesa e a Revolução de A Primeira desembocou no Terror, e a segunda o preocupava por se parecer com um “vulcão”.

6 Essas inquietações de Tocqueville diante dos possíveis desdobramentos da democracia o levaram a fazer uma série de perguntas: Como a liberdade pode ser ameaçada em um regime que garante a participação da maioria? Ou, como garantir o equilíbrio entre a igualdade e a liberdade em sociedades democráticas? Ou ainda, o sufrágio universal e a escolha dos governantes garantem a liberdade? Esses foram os problemas “teóricos” que mobilizaram sua “imaginação sociológica”.

7 Temas Foi com esses temas importantes que Tocqueville contribuiu para o desenvolvimento das ciencias sociais. Os métodos de investigação que empregou em seus estudos – sobretudo a comparação de um mesmo fenomeno social em dois contextos diferentes – são usados até hoje.

8 Etnógrafo Ao registrar as diversas facetas da vida dos norte- americanos, ou o que hoje os cientistas sociais chamam de etnografia, Tocqueville gerou dados que formam a base do trabalho dos cientistas sociais.

9 Conclusão Em relação às conclusões de Tocqueville, apesar de estarem afastadas de nós cerca de 150 anos, não podemos deixar de concordar com elas: A democracia envolve vigilância permanente, e a participação dos cidadãos é fundamental para a garantia dos direitos. Ele também nos ensinou que viver livre dá muito mais trabalho do que se pode supor à primeira vista.

10 FIM


Carregar ppt "Prof. Everton da Silva Correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google