A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia

2 O mundo atual: O mundo em que o ser humano vive e ao mesmo tempo modifica, apresenta muitas semelhanças entre si.Mas, ao mesmo tempo, diversas diferenças.

3 Como dividir o mundo? São usados vários critérios:
Natureza: em continentes, e paisagens naturais. Sociais: Riqueza e pobreza:Norte e Sul geoeconômicos. Ou seja, regionalizar significa dividir um espaço de acordo com características em comum.

4 O que é um Estado? De acordo com que a sociedade foi crescendo, e suas identidades culturais se manifestando, os grupos sociais precisaram de uma organização para comandar a administração. Então, foi criado o Estado, organização político-administrativa da sociedade.

5 Suas funções: Defender o território de ameaças externas.
Garantir a lei e a ordem, dentro do Estado.

6 Como foi construído o Brasil?
Essa construção, teve início desde a época da colonização.Esse processo foi lento.Os povos unificados que deram origem ao Brasil, foram: *Europeus:colonizadores portugueses; *Africanos:na época, escravos: *Indígenas:os habitantes naturais do Brasil.

7 A Linguagem: Um dos principais elementos usados pelos colonizadores para a interação e unificação dos diversos povos aqui no Brasil foi basicamente a língua. Os povos que falavam outros idiomas,tiveram que aprender a falar o português.

8 Unificação dos povos: Alem da linguagem,as leis,costumes e a cultura, foram fundamentais para formação de um estado (país).

9 Nos estados onde há um conjunto de leis,território marcado por fronteiras,governo e forças armadas funcionando adequadamente,existe, sem dúvida um Estado Nação legalizado e equilibrado.

10 Identidades diferentes:
Mesmo dentro de um país, há diferenças culturais muito grandes. Na prática, ocorrem muitos problemas, então essa identidade do Estado com a nação, é apenas um ideal.É raro haver uma identidade perfeita entre o Estado e a nação.

11 Estados Nacionais Artificiais:
Os maiores exemplos de Estados Artificiais encontram-se na África, quando os colonizadores europeus, unificaram grupos rivais em um mesmo território. Por isso, até hoje existem guerras entre esses povos, que possuem culturas, idiomas, e hábitos diferentes.

12 Atualmente,o mundo em que vivemos está quase inteiramente interligado.
Globalização: Atualmente,o mundo em que vivemos está quase inteiramente interligado.

13 Contudo a maioria da população,está totalmente interligada.
O nosso mundo é um só: Existem algumas tribos indígenas que ainda estão isoladas da globalização. Contudo a maioria da população,está totalmente interligada. São muitos aparelhos tecnológicos,que nos permitem comunicar com pessoas do outro lado do mundo,e ficar sabendo de fatos da atualidade.

14 Tecnologia: São diversos exemplos que podemos citar: Celular, televisão, fax, computador. Além de satélites artificiais, que nos permitem ver imagens de outros planetas.

15

16

17 *É claro que esses progressos não atingem a toda população.
*A grande maioria dos progressos são bons para a sociedade, mas também destroem florestas,aumenta a poluição da água e da atmosfera. *É claro que esses progressos não atingem a toda população. *Atualmente,existem animais e plantas em extinção, por causa do efeito negativo e descontrolado desses progressos.

18

19 Não há país, hoje em dia que viva isolado dos demais.
Interdependência Não há país, hoje em dia que viva isolado dos demais. O comércio, (importação e exportação) é um exemplo dessa grande interdependência.

20 Diferenças internacionais:
São muitas diferenças entre um país e outro. Essas diferenças estão presentes desde a época da colonização. São diferenças culturais, sociais e econômicas.

21 Diferenças sociais interiores:
As diferenças econômicas interiores resumem em uma minoria de ricos e uma maioria de pobres,ou seja,desigualdade social. Só podemos compreender o que é pobreza e a riqueza se compararmos essas duas situações dentro de uma sociedade.

22

23 FIM


Carregar ppt "Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google