Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRuth Meneses Santiago Alterado mais de 7 anos atrás
1
Pinho, J.B. Jornalismo na Internet : planejamento e produção da informação on-line. São Paulo : Summus, 2003. Prof. Dr. Bruno Fuser Facom – UFJF
2
Cap. 5 - Internet, mídia e jornalismo – pág. 49-58
Internet como mídia Diferenças da Internet em relação à mídia tradicional Não linearidade – hipertexto permite leitura diferenciada Fisiologia – maior fadiga visual Instantaneidade – “Furo” dura poucos segundos Dirigibilidade – Possibilidade de enviar informação específica diretamente para consumidores Qualificação – Público jovem e com alto nível de escolaridade, elevado poder aquisitivo Custos de produção e veiculação – Despesas irrisórias, após investimento em hardware e software. Interatividade – Permite diversas formas de interatividade nas suas aplicações Acessibilidade – Sites disponíveis a qualquer hora do dia, todos os dias.
3
Cap. 5 - Internet, mídia e jornalismo – pág. 49-58
Internet e jornalismo Jornalismo, relações públicas e publicidade – atividades de comunicação de massa que usam suporte comum (jornal, rádio, tv, revista, cinema, internet). Diferença: persuasão “Propaganda e relações públicas pretendem persuadir e levar a uma ação, utilizam o espaço do imaginário e apelam para subconsciente; jornalismo atém-se ao real, exerce papel de orientação racional.” (apud José Marques de Melo, 1994:13) Jornalismo se caracteriza ainda pela periodicidade, universalidade, atualidade e difusão, respondendo a uma necessidade social.
4
Cap. 5 - Internet, mídia e jornalismo – pág. 49-58
Conceito operacional de jornalismo digital “O jornalismo digital é todo produto discursivo que constrói a realidade por meio da singularidade dos eventos, tendo como suporte de circulação as redes telemáticas ou qualquer outro tipo de tecnologia por onde se transmita sinais numéricos e que comporte a interação com os usuários ao longo do processo produtivo” (apud Elias Machado Gonçalves, 2000 : 19). Diferencia-se portanto do jornalismo praticado nos meios tradicionais pela forma de tratamento dos dados e pelas relações que são articuladas com os usuários.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.