A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola: Adventor Divino de Almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola: Adventor Divino de Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 Escola: Adventor Divino de Almeida
Profª: Sandra Alunos: Ana Carla e Willian n°:05 ,37 Série: 2°ano A Tema: Reino Plantae

2 Frutos e pseudofrutos A função primordial dos frutos é a proteção da semente em desenvolvimento. Ao longo de sua evolução, as plantas com flores e frutos desenvolveram novos tipos de frutos, e novas estratégias para a dispersão das sementes contidas neles, de forma que nas espécies atuais há uma variedade imensa de cores, formas, estruturas assessórias e sabores, cada qual especializada em uma forma diferente de dispersão de sementes.

3 Há frutos que secam e abrem-se na maturação, simplesmente liberando as sementes sobre o solo. Outros, ao se abrir, expelem as sementes de forma explosiva, arremessando-as a grandes distâncias. Os frutos carnosos dependem dos animais para se reproduzirem. Algumas sementes são jogadas por eles ou expelidas na forma de fezes bem longe do local de origem. Algumas espécies que tem espinhos agarram-se à pelagem de mamíferos ou penugem de aves, e assim percorrem grandes distâncias, outras são providos de alas, ou pelos e flutuam, por alguns momentos até atingir o solo.

4 Os pseudofrutos não são considerados frutos
Os pseudofrutos não são considerados frutos. É a parte comestível da planta que não é formado pelo ovário, mas sim pelo pedúnculo floral. Existem três tipos de pseudofrutos: Pseudofruto Simples:se origina do receptáculo de uma única flor, com apenas um carpelo. Que através de uma inchação envolve o todo o fruto ou parte dele. Exemplos: Maçã e caju.

5 Pseudofrutos múltiplos: se originam de vários carpelos de variadas flores. Formam-se a partir da inflorescência que dá origem a frutos variados. Desenvolvem-se agrupados por nascerem muito perto um do outro. Exemplos: Abacaxi, amora e figo. Pseudofrutos Compostos: se origina de diversos ovários de uma mesma flor, e desenvolvem diversos frutos. Quando é fecundado o receptáculo se dilata, passando ser carnudo. Exemplo: Morango

6 Frutos secos São frutos que tem o pericarpo seco. Os frutos secos podem ser deiscentes ou indeiscentes. Frutos deiscentes - São aqueles que, quando maduros, se abrem liberando as sementes. As vagens das leguminosas (feijão, soja, ervilha, etc.) são um bom exemplo. Frutos indeiscentes - São aqueles que não se abrem quando maduros. Os grãos de milho, arroz e trigo, a avelã e a noz são exemplos de frutos indeiscentes.

7 Frutos

8 Pseudofrutos

9

10 Frutos secos

11

12 Referencias http://zelzen.files.wordpress.com/2007/02/20051117.jpg
 


Carregar ppt "Escola: Adventor Divino de Almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google