A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source ou código aberto. O contexto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source ou código aberto. O contexto."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source ou código aberto. O contexto de aprendizagem do Moodle está baseado nos princípios pedagógicos construtivistas, com um desenho modular que torna fácil acrescentar conteúdos que motivem o estudante. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment O Moodle tem uma interface intuitiva para a navegação que facilita a gestão de disciplinas

2 Criador e director de desenvolvimento
Arquitetura do Moodle As atividades são o coração do sistema de gestão de cursos. O Moodle foi desenhado por um educador e informático, baseando-se nos princípios do “construtivismo social”. “O Construtivismo afirma que a aprendizagem é especialmente efetiva quando se realiza tendo em vista a partilha com outros. Essa experiência pode ser qualquer coisa: uma frase pronunciada ou uma mensagem na Internet, ou elementos mais complexos como una pintura, uma casa ou uma aplicação informática. O conceito de construtivismo social amplia as idéias acima, para um grupo social que constrói a sua aprendizagem uns com os outros, criando em colaboração uma cultura de partilha de conteúdos e significados. Quando nos submergimos numa cultura como esta, vamos aprender continuamente como ser uma parte dessa cultura em muitos níveis.” Martin Dougiamas Criador e director de desenvolvimento

3 Promover uma aprendizagem ativa
A perspectiva construtivista vê o aluno implicado ativamente na sua aprendizagem para que lhe dê significado, e este tipo de ensino procura fazer com que o aluno possa analisar, investigar, colaborar, compartilhar, construir y gerar baseando-se no que já sabe. Os estudantes vão as aulas com uma opinião estabelecida, formada por anos de experiência e de aprendizagens anteriores. Até enquanto se desenvolve, a opinião dos alunos filtra todas as experiências e afeta as suas interpretações. Para que os estudantes alterem o seu ponto de vista dá trabalho. Os estudantes aprendem sozinhos e com o professor. Os estudantes aprendem melhor fazendo. Permitir e criar as oportunidades para que todos possam expressar-se Promove a construção de novas idéias

4 Iniciando O Moodle tem um desenho modular que facilita o processo de acrescentar as actividades que formam um curso: 1. Os privilégios da criação de uma disciplina são dados ao professor. 2. Os três formatos do curso são: Temas, Semanal ou Social. Quando o modo de edição está ativado, o criador da disciplina pode adicionar atividades a partir de uma lista intuitiva com os módulos disponíveis.

5 Características - Módulos
Trabalho Atribui tarefas on-line ou off-line; Os alunos podem entregar as suas tarefas num arquivo de qualquer formato. Chat Permite a comunicação em tempo real. Referendo Os professores criam uma pergunta e um número de opções para os alunos. Utilize este módulo para fazer votações rápidas sobre um tema. Diálogo Permite comunicação assíncrona privada entre o professor e um aluno ou entre os alunos. Cada módulo dá ajudas sobre as suas características

6 Características - Módulos
Fórum Os fóruns permitem diálogos assíncronos do grupo sobre um determinado tema. A participação em fóruns pode ser una parte integral da experiência de aprendizagem, ajuda os alunos a esclarecerem e desenvolverem a sua compreensão de um tema. Os alunos podem classificar os comentários inseridos no fórum, baseando-se nas escalas determinadas pelo criador do curso

7 Características - Módulos
Lição Permite criar e gerir um conjunto de "páginas ligadas". Cada página pode terminar com um pergunta. Consoante a resposta do aluno, este pode progredir na lição ou voltar atrás. No final existe uma qualificação. Glossário Cria uma compilação dos termos mais usados numa disciplina. Existem várias opções de representação, incluindo em lista, enciclopédia, FAQ, dicionário e outras. Diário Permite aos alunos refletirem sobre um tema. Etiquetas Acrescenta descrições com imagens na página principal do curso. Os termos do glossário aparecem em todos os recursos da disciplina. O Moodle tem o seu próprio motor de busca.

8 Características - Módulos
Questionário Permite questionários incluindo perguntas de verdadeiro ou falso, escolha múltipla, respostas curtas, associação, perguntas aleatórias, numéricas, inseridas no texto e todas elas podem conter gráficos. Os professores podem definir com precisão os exames do curso, e importar questões de formatos mais populares. O Moodle permite ainda integrar áudio nos seus questionários.

9 Características - Módulos
Recurso Serve para incluir conteúdos num curso. Podem ser: texto sem formato, arquivos, Links, Wiki ou HTML (Moodle tem os editores incorporados) ou ainda uma referência bibliográfica. Inquérito Este módulo ajuda a criar cursos mais eficazes oferecendo uma variedade de inquéritos Workshop Serve para coordenação de trabalhos de grupo. Permite aos participantes diversas formas para avaliar os projectos dos outros, assim como projetos-protótipo. No final o professor classifica os trabalhos. O Moodle permite adicionar expressões matemáticas numa atividade, usando o editor incorporado de HTML

10 Experiência do aluno – Iniciar sessão
Os alunos acham fácil navegar nas páginas das disciplinas do Moodle com o seu browser, pois um histórico de links está sempre presente. O inicio de sessão ocorre numa janela intuitiva. O registo do aluno pode ser efetuado pelo próprio aluno ou pelo administrador. A barra de navegação proporciona links para a página principal do curso e as suas actividades O Moodle tem o seu próprio sistema de autenticação, no entanto integra também uma base de dados, POP3, IMAP, LDAP o NNTP externo, permitindo um vasto domínio da ligação.

11 Experiência do aluno – Chaves de inscrição
Os professores podem exigir una palavra chave para permitir a inscrição numa disciplina. Assim consegue-se um processo de inscrição individualizado. As disciplinas que necessitem uma chave para a inscrição indicam-no na descrição das categorias de disciplinas. Os alunos vem as suas disciplinas na página principal do site depois de efetuado o inicio de sessão Na categoria da disciplina pode ver-se a descrição de cada disciplina. Os símbolos na página de da descrição indicam quando um curso requer uma chave de inscrição e se permite a entrada a convidados.

12 Experiência do aluno – 24/7/365 Sempre!
Os alunos podem ligar-se a qualquer momento, de onde quiserem para usar os recursos da disciplina, e podem especificar a zona horária e o idioma que desejem utilizar. O Moodle dispõe de interfaces para 34 idiomas. Pode-se seleccionar um dos 34 idiomas disponíveis para a sessão

13 Experiência do aluno – Notificação via e-mail
Se os alunos se “inscreverem” nos fóruns, as novas mensagens serão enviados via correio eletrônico. Além disso, os professores podem escolher a notificação via , também, para diálogos privados. O correio eletrônico é enviado, em formato HTML, a cada aluno inscrito nos fóruns.

14 Quem usa o Moodle? Mais de 1160 organizações em 81 países tinham sites Moodle em Abril de ( Este número cresce a um ritmo de 10% por mês enquanto os professores aprendem a utilidade de implementar o Moodle. O Moodle é a plataforma de aprendizagem virtual ideal para: Escolas Institutos Universidades Centros de formação profissional Negócios Academias Hospitais Bibliotecas Agências de emprego “A minha experiência na primeira turma foi um enorme êxito, pelo comportamento do programa e pela quantidade e qualidade da participação. Foi fabuloso trabalhar com o Moodle. Não se parece em nada com outras plataformas monótonas Blackboard e WebCT." - Paula Edmiston, Formadora

15 Quem o ajudará a utilizar o Moodle?!
Centenas de utilizadores conhecedores do Open Source uniram-se como programadores do Moodle numa comunidade de aprendizagem. Contacte-os!

16 Porque não experimentar o Moodle agora?
Utilizando o Moodle: Moodle Para o ensino de línguas: O que é o Software Open Source : Demo para explorar como professor: Apoio da equipa de desenvolvimento:


Carregar ppt "Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source ou código aberto. O contexto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google