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Revisão - II Unidade Semiótica.

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Apresentação em tema: "Revisão - II Unidade Semiótica."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão - II Unidade Semiótica

2 SEMIÓTICA Definições • De uma forma breve: a semiótica, trata-se de estabelecer as relações entre signo, significado e o fato específico (contexto). • A semiótica provém do grego “semeion”, que denota signo (que nada mais é, do que a essência da linguagem. É aquilo que nos faz lembrar de algo e que é perceptível por nossos sentidos).

3 SEMIÓTICA Definições » Lúcia Santaella
• É a ciência dos signos ou a ciência geral de todas as linguagens. • É a ciência que estuda os fenômenos da significação e da representação. É a base para o entendimento dos fenômenos da cognição e comunicação.

4 SEMIÓTICA Definições Peirce determinou o signo, como triádico, isto é, constituído por 3 partes: • Representamen; • Objeto; • Interpretante.

5 SEMIÓTICA Definições

6 SEMIÓTICA Definições • Representamen: parte perceptível. É o que representa, é a maneira que este “algo” está representado. • Objeto: é esta coisa que é representada. É o “algo” que iremos analisar. É o que vai ser substituído. • Interpretante: é como este “algo” será interpretado, por sua vez, é o que vai surgir na mente do intérprete.

7 SEMIÓTICA Definições Pierce também estudou as relações que o signo possuía consigo mesmo, com o objeto e com o interpretante, e chamou essa relação de Tricotomia. Peirce relaciona três tricotomias referentes a relação triádica.

8 1° Tricotomia 2° Tricotomia 3° Tricotomia SEMIÓTICA (ANÁLISE)
Diz respeito ao signo em relação a ele próprio. 1° Tricotomia 2° Tricotomia Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 3° Tricotomia Diz respeito ao signo em relação ao seu interpretante.

9 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Tricotomia
Para cada tricotomia, Peirce descreve três signos: • Primeiridade: é tudo que está na mente de alguém no instante presente e imediato, é a primeira sensação vista;

10 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Tricotomia
Para cada tricotomia, Peirce descreve três signos: • Secundidade: é o factual, é a reação aos fatos paralelos, é o representar de si mesmo, é a ação do sentimento sobre nós.

11 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Tricotomia
Para cada tricotomia, Peirce descreve três signos: • Terceiridade: é a interpretação do fenômeno, é o terceiro dos 3 elementos que constituem as categorias universais do pensamento e da natureza. É quando um objeto passa a representar alguma coisa (signo).

12 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Tricotomia

13 1° Tricotomia SEMIÓTICA (ANÁLISE) Diz respeito ao signo em
relação a ele próprio. 1° Tricotomia Indica que, com respeito a sua própria constituição, caráter de apresentação. Um signo pode ser uma qualidade (quali-signo), um existente (sin-signo), ou uma lei (legi-signo).

14 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Tricotomia

15 2° Tricotomia SEMIÓTICA (ANÁLISE) Diz respeito ao signo em
relação ao seu objeto. 2° Tricotomia Organiza os signos conforme a relação entre ele e o objeto que ele substitui. Indica o “caráter interpretativo” do signo, um signo pode ser um ícone, um índice ou um símbolo.

16 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Tricotomia

17 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Tricotomia

18 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Tricotomia

19 3° Tricotomia SEMIÓTICA (ANÁLISE) Diz respeito ao signo em
relação ao seu interpretante. 3° Tricotomia Indica como o signo se apresenta para seu interpretante. Indica o “poder interpretativo do signo”, descreve o poder do signo para produzir interpretantes. Organiza os signos a partir da sua relação com as significações desse signo.

20 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Tricotomia

21 O que é o signo em si mesmo?
SEMIÓTICA (ANÁLISE) Tricotomia 1° Tricotomia O que é o signo em si mesmo? 2° Tricotomia Como ele se relaciona com seu objeto? 3° Tricotomia Como ele se relaciona com seu interpretante? Primeiridade Quali-signo Ícone Rema Secundidade Sin-signo Índice Dicente Terceiridade Legi-signo Símbolo Argumento

22 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Tricotomia (1) Quali-Signo (2) Sin-Signo
(3) Legi-signo Rema (1) Dicente (2) Argumento (3) (1) Ícone (2) Índice (3) Símbolo

23 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Objetivos da Análise Semiótica em Marketing, Comunicação e Publicidade Enfim, a análise semiótica é uma forma de investigação de problemas específicos da realidade (problemas da ordem comunicacional: sites, campanhas, fotos etc), que tenta lidar com as variadas relações desenvolvidas entre os fenômenos investigados e o impacto que causam, ou sofrem ao entrar no mercado.

24 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Objetivos da Análise Semiótica em Marketing, Comunicação e Publicidade A tendência da análise é se projetar em rede (porque observa o cenário, passando pela representação até chegar na interpretação), buscando não apenas mapear as interfaces do fenômeno investigado, mas também analisá- las. Compreendendo assim as cadeias de significações que são produzidas.

25 SEMIÓTICA (ANÁLISE) Objetivos da Análise Semiótica em Marketing, Comunicação e Publicidade Assim, a análise semiótica em marketing e comunicação configura-se como uma ferramenta diferenciada, sustentada por uma rede conceitual séria e científica, que está apta a oferecer novas visões e informações mais aprofundadas a respeito dos mais diferentes objetos.

26 (A psicologia da Forma)
Revisão - II Unidade Gestalt (A psicologia da Forma)

27 GESTALT Introdução • Em alemão, quer dizer “forma”, “figura”. Chamada de “boa forma” pelos designers. • É uma teoria da psicologia que estuda a percepção visual, isto é, o cérebro percebe as partes de um todo, mas as organiza de maneira original que pode mudar o sentido.

28 Layout > composição das imagens
GESTALT Introdução Em poucas palavras, o todo é mais do que a soma das partes: Layout > composição das imagens

29 GESTALT Introdução • As suas leis dão embasamento científico ao sistema de leitura visual. • À partir delas, foi criado um suporte sensível e racional, uma espécie de passo-a-passo da leitura visual, que vai permitir e favorecer toda e qualquer articulação analítica e interpretativa da forma de um layout.

30 GESTALT Leis • Unidade • Segregação
• Unificação • Fechamento (clausura) • Figura/fundo • Continuidade • Proximidade • Semelhança • Pregnância da forma

31 GESTALT Leis Em muitas vezes, as leis são complementos uma das outras, sendo comuns identificá-las no mesmo elemento: • Unidade, Semelhança e Proximidade; • Fechamento e Continuidade.

32 GESTALT Leis • Unidade Quando um elemento se encerra nele mesmo. E pode ainda ter vários elementos que são percebidos como um todo, isto é, subunidades, onde tendemos a agrupá-los em um único objeto.

33 GESTALT Leis • Unidade

34 GESTALT Leis • Unidade

35 GESTALT Leis • Segregação
Desigualdade de estimulação. Capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidades em um todo. Gera hierarquia: importância e ordem de leitura.

36 GESTALT Leis • Segregação

37 GESTALT Leis • Unificação
Consiste na igualdade ou semelhança dos estímulos produzidos pelo campo visual. Padrão: facilidade de leitura.

38 GESTALT Leis • Unificação

39 GESTALT Leis • Fechamento
Tendemos a “completar” segmentos, ligando as áreas similares para fechar espaços próximos, resumindo, nas formas interrompidas é feito o preenchimento visual das lacunas.

40 GESTALT Leis • Fechamento

41 GESTALT Leis • Figura / fundo
A forma de um objeto não é mais importante que a forma do espaço em torno dele. Todas as coisas resultam da interação com outras coisas. A figura sempre vista em relação ao que a rodeia, o fundo. Ao fazermos a separação do fundo, criamos um contraste. E em muitos casos vai existir a ambiguidade.

42 GESTALT Leis • Figura / fundo

43 GESTALT Leis • Continuidade
É a impressão visual de como as partes se sucedem através da organização perceptiva da forma de modo coerente, sem quebras ou interrupções na sua trajetória visual. Mantém o movimento para uma direção: pontos, linhas, planos, cores, etc.

44 GESTALT Leis • Continuidade

45 GESTALT Leis • Proximidade
Elementos próximos tendem a ser vistos juntos, constituindo um todo ou unidades dentro do todo.

46 GESTALT Leis • Proximidade

47 GESTALT Leis • Semelhança
Elementos da mesma cor e forma tendem a ser agrupados e a constituir unidades. Estímulos mais semelhantes e próximos: maior tendência a serem agrupados.

48 GESTALT Leis • Semelhança

49 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)
Lei básica da percepção da Gestalt: simplicidade. Tendência à harmonia e ao equilíbrio visual. Capacidade de reconhecer rápida e facilmente formas bem organizadas.

50 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)
Alta pregnância: Tende a estrutura mais simples, equilibrada, homogênea e regular. Possui o máximo de unificação, clareza formal e de simplificação na organização de suas partes. E essa pregnância pode ser medida de acordo sua: legibilidade, compreensão e clareza.

51 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)

52 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)

53 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)

54 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)
Média pregnância: Tende a estrutura um pouco mais trabalhada, mas ainda continua homogênea e regular. Sua unificação começa a se perder.

55 GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)
Baixa pregnância: excesso de imagens, que não tem um foco específico, sendo assim não existe hierarquização visual.

56 “Menos é mais”. GESTALT Leis • Pregnância (ou pregnância da forma)
Mensagem simples: fácil compreensão e rápida leitura pelo público. Mensagem Complexa: compromete a leitura e interesse, ultrapassa os “3 segundos”.

57 GESTALT Conclusão Cada uma das leis fornece uma técnica que pode ser utilizada na concepção de layouts para maximizar a ênfase da estética visual, tradicionalmente, essas leis da Gestalt mostram como podem ser eficazes quando apresentar elementos visuais estáticos.

58 GESTALT Conclusão Aplicar os conceitos da Gestalt em uma construção visual contribui para: • Interpretação mais rápida; • Facilitar o reconhecimento a distância; • Memorização; • Representação de significados.

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60 estudiomultifoco.com.br/ftc
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