A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Justo entre as Nações”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Justo entre as Nações”"— Transcrição da apresentação:

1 “Justo entre as Nações”
Sampaio Garrido “Justo entre as Nações” Escola secundaria Dona Luísa de Gusmão

2 BIOGRAFIA Carlos de Almeida Afonseca de Sampaio Garrido nasceu a 5 de Abril de 1883; Licenciado em Ciências Económicas e Financeiras em 24 de Dezembro de 1901 ; Cônsul geral no Rio de Janeiro, em 15 de Novembro de 1921; Cônsul geral em Paris, em 13 de Dezembro de 1930 Enviado extraordinário e ministro plenipotenciário em Buenos Aires, em 28 de Março de 1935; Enviado extraordinário e ministro plenipotenciário em Budapeste, em 27 de Julho de 1939; Enviado extraordinário e ministro plenipotenciário em Estocolmo, em 5 de Dezembro de 1945.

3 Na invasão da Hungria em 19 de Março de 1944, Hitler fez avançar as tropas alemãs contra aquela sua aliada que andava em negociações secretas com as potências ocidentais.

4 Em Junho de 1944, Adolf Eichmann deportou 20 mil judeus húngaros
Com a invasão começaram os guetos e a deportação dos judeus húngaros, conduzida por Eichman que foi encarregado de aplicar a “Solução Final” na Hungria

5

6 Pouco depois da invasão, perto de 450 mil judeus foram deportados, na sua maioria para Auschwitz, onde mais de metade foi gaseada logo à chegada.

7 Através de uma rede de "casas protegidas" que existia em Budapeste, “o diplomata português, num grande gesto de humanidade e de um grande esforço profissional, conseguiu, juntamente com outros diplomatas de países neutros, proteger esses judeus perseguidos e facilitar-lhes a saída do país”, relatou António Augusto Mendes, actual embaixador luso na Hungria, em declarações à agência Lusa. A homenagem a Sampaio Garrido traduzir-se-á na inauguração de uma placa comemorativa na fachada do prédio n.º 5 da rua Ujpesti Rakpart, um edifício que fez parte da rede de "casas protegidas" da representação diplomática nacional na capital húngara.  Esta iniciativa do XIII Bairro de Budapeste conta com o apoio da Fundação Carl Lutz e, para António Augusto Mendes, é muito gratificante, porque é uma manifestação do apreço pelas acções que colegas nossos fizeram e que naturalmente dá uma grande imagem de Portugal. 

8 Nesta época existiam 5 embaixadas de países neutrais em Budapeste: as de Portugal, Suíça, Suécia, Espanha e Turquia. Devido à condição de neutrais, os países foram avisados para saírem da cidade (Budapeste), pois esta iria ser bombardeada pelos Aliados que a tentavam defender.

9 Deste grupo de doze pessoas, cinco eram membros da família
Ao receber este aviso Garrido aluga uma casa em Galgagyörk, a cerca de 60 km da capital Holandesa, onde acolhe doze judeus, sem o consentimento de Salazar. Deste grupo de doze pessoas, cinco eram membros da família Gabor, parentes da actriz Zsa Zsa Gabor.

10 Infelizmente no dia 28 de Abril a Gestapo húngara assalta a casa, onde Garrido se refugiara, e leva-o juntamente com os judeus para o posto da policia central de Budapeste. Sem temer, “ o Justo” resiste e exige que seja libertado juntamente com os seus convidados, assim como um pedido de desculpas. Fazer a partir do 7 apenas sobre Sampaio garrido

11 Sampaio Garrido passa a ser considerado “persona non-grata” pelo
governo húngaro  que o obrigou a sair do país, mas não regressa a Portugal. A 5 de Junho parte para Berna, levando consigo a sua secretária judia. Daí continuou a orientar e a apoiar os judeus, enviando listas com nomes para os quais pedia asilo na legação portuguesa.

12 Com a ajuda de Branquinho, Garrido obtém autorização de Salazar para atribuir passaportes portugueses a judeus húngaros com a condição destes terem uma relação familiar, cultural ou económica com Portugal . Ao todo Portugal concedeu cerca de 1000 documentos de protecção, dos quais 700 passaportes provisórios sem indicação de nacionalidade portuguesa, conforme as exigências de Salazar para que mais tarde a não pudessem reclamar

13 Sampaio Garrido ,com a ajuda de Branquinho, salvou milhares de vidas judias, com inteligência e coragem. 1 FIM Salazar, ajuda os judeus não por ter sido indiferente mas por motivos políticos, Salazar queria ganhar pontos do lado dos aliados . Sampaio Garrido vê-se numa Europa corrupta e em guerra, mas sem temer, usa o seu poder politico e mostra-nos de que são feitos os bons homens. Os HERÓIS. Usando as considerações de “realpolitik”  de Salazar que o levam já na fase final da guerra ,quando se previa a vitória dos aliado, a assumir a politica dos países neutros.


Carregar ppt "“Justo entre as Nações”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google