Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Conhecendo a estrutura
Livro-texto para EaD Conhecendo a estrutura Priscilla Silveira Natal-RN 2011
2
Apresentação O livro-texto em Educação à Distância (EaD) tem algumas especificidades. Para que você o utilize é importante conhecer a sua estrutura. Livro-texto para EaD: conhecendo a estrutura Slide 2 de 12
3
Apresentação É ai que eu entro na história! Sou autor do livro-texto da disciplina Energia é tudo na vida da EaD da UnP e acabei sendo selecionado para estas instruções que te ajudarão no uso deste material didático. Ao final, espero que você esteja apto a: Empregar o livro-texto em sala de aula a partir do conhecimento de sua estrutura. EaD Livro-texto para EaD: conhecendo a estrutura Slide 3 de 12
4
Estrutura do livro-texto
Já pensou como iria se sentir o aluno ao se deparar com diferentes estruturas em cada disciplina? Livro-texto para EaD: conhecendo a estrutura Slide 4 de 12
5
Estrutura do livro-texto
Assim, o NEaD (Núcleo de Educação a Distância) preparou uma norma padrão para a estrutura do livro-texto, que é composto de 8 capítulos. Convido você agora a conhecer como os capítulos são estruturados! Livro-texto para EaD: conhecendo a estrutura Slide 5 de 12
6
Estrutura do livro-texto
Na época em que escrevi o meu livro-texto fiz logo um lembrete com todas as seções que devem conter no capítulo. Ele está grudado até hoje em minha geladeira (é que costumo comer muito enquanto escrevo). Visualizar 1 TÍTULO DO CAPÍTULO 1.1 CONTEXTUALIZANDO 1.2 CONHECENDO A TEORIA 1.3 APLICANDO A TEORIA NA PRÁTICA 1.4 PARA SABER MAIS 1.5 RELEMBRANDO 1.6 TESTANDO OS SEUS CONHECIMENTOS ONDE ENCONTRAR Livro-texto para EaD: conhecendo a estrutura Slide 6 de 12
7
Estrutura do livro-texto
Antes de escrever a primeira seção – Contextualizando – eu deduzi que nela teria que situar o aluno em relação ao capítulo. Então, pensei que não poderia deixar de: explanar sobre o conteúdo que seria trabalhado; justificar a pertinência de o aluno aprender esse conteúdo; apresentar o que eu esperaria do aluno ao término da leitura do capítulo (Competências e habilidades). E não é que era isso mesmo! Livro-texto para EaD: conhecendo a estrutura Slide 7 de 12
8
Estrutura do livro-texto
Mas a seção em que gastei mais tempo foi na Conhecendo a teoria. Afinal, era onde eu tinha que dissertar sobre o tema do capítulo, usando a bibliografia indicada. Confesso que foi mais fácil quando eu criei a teoria da relatividade há alguns anos. É que sou melhor em cálculos que em textos. Livro-texto para EaD: conhecendo a estrutura Slide 8 de 12
9
Estrutura do livro-texto
Depois o resto foi moleza! Eu apenas tive que: Elaborar 1 situação-problema, a partir de uma de minhas referências, respondendo-a (Aplicando a teoria na prática); Indicar 5 obras (livros, artigos, sites, filmes...) que complementam o conteúdo dado, na seção Para saber mais. Nessa fiz questão de comentar cada obra para motivar meu aluno a buscar as referências! Livro-texto para EaD: conhecendo a estrutura Slide 9 de 12
10
Estrutura do livro-texto
E, por fim, tive que... Apresentar um resumo dos principais conteúdos do capítulo, na seção Relembrando; Elaborar questões sobre o conteúdo dado, atendendo as competências e habilidades previstas para o capítulo (Testando os seus conhecimentos); E referenciar todas as obras que citei no “Conhecendo a teoria”, conforme a NBR 6023/2002, na seção Onde encontrar. Livro-texto para EaD: conhecendo a estrutura Slide 10 de 12
11
Considerações finais Pois bem, após conhecer a estrutura do livro-texto da EaD, você já pode pensar em como utilizá-lo em sala de aula a fim de contribuir para a aprendizagem de seus alunos. Saiba que a equipe do NEaD estará sempre a sua disposição para qualquer dúvida. Conheça a seguir a equipe de produção dos livros-textos da EaD UnP! Livro-texto para EaD: conhecendo a estrutura Slide 11 de 12
12
EaD UnP . Coordenação de Produção de Material Didático
Considerações finais DICA Clique nos nomes para ver uma breve apresentação. Barney Arruda Luciana Xavier Michelle Betti Úrsula Araújo Thalyta Mabel Priscilla Silveira EaD UnP . Coordenação de Produção de Material Didático Slide 12 de 12
13
Coordenador do NEaD - Prof° Ms Barney Arruda
Sou graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, especialista em Gestão Universitária pela Universidade Potiguar e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente sou professor titular da Universidade Potiguar e tenho experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica. EaD UnP . Coordenação de Produção de Material Didático
14
Coordenador a Adjunta do NEaD - Profª Ms. Luciana Xavier
Sou graduada em Engenharia Civil pela UnP, especialista em Gestão Universitária pela UnP e mestre em Construção Civil com ênfase na Gestão de Resíduos Sólidos, pela UFSC. Atualmente sou docente da Graduação e Pós-graduação ministrando as disciplinas: Metodologia Científica, Seminário de Monografia, Tecnologias aplicadas à Educação e Educação a Distância. Possuo experiência como revisora de Linguagem e Estrutura para EaD de livros didáticos para disciplinas de apoio ao presencial. EaD UnP . Coordenação de Produção de Material Didático
15
Coordenadora de Produção de Material Didático - Michelle Betti
Sou graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto, Mestre em Psicologia pela USP e Especialista em Educação a Distância pela PUC Minas. Desde a graduação estou envolvida com temas voltados para a aprendizagem, fiz o meu mestrado nesta área de conhecimento, quando em 2006 me envolvi com a Educação a Distância. Foi paixão à primeira vista! Desde 2008 estou no NEaD da UnP. EaD UnP . Coordenação de Produção de Material Didático
16
Revisora de Estrutura e Linguagem em EaD – Profa. Úrsula Araújo
Sou graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesta mesma Universidade me titulei Mestre na sub-área História e Espaços, atuando principalmente na área de História Colonial e Teoria e Pesquisa Histórica. Sou professora da UnP em cursos de Graduação e Pós-Graduação. EaD UnP . Coordenação de Produção de Material Didático
17
Revisora de Estrutura e Linguagem em EaD – Profa. Ms. Thalyta Mabel
Possuo Graduação em Serviço Social e Mestrado em Serviço Social pela UFRN. Há mais de quatro anos sou Revisora de Estrutura e Linguagem dos Materiais Didáticos elaborados pela SEDIS (Secretaria de Educação à Distância) para os Cursos de Graduação à Distância em Física, Química, Matemática, Geografia e Ciências Biológicas da UFRN. Também atuei na área docente do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação promovido pela SEED/MEC em parceria com a UFRN. Atualmente sou professora DNS III da Universidade onde leciono a disciplina Metodologia Científica e TCC I no curso de Sistemas da Informação. EaD UnP . Coordenação de Produção de Material Didático
18
EaD UnP . Coordenação de Produção de Material Didático
Revisora de Estrutura e Linguagem em EaD – Profa. Dra. Priscilla Silveira Sou graduada em Fonoaudiologia pela UNICAP, especialista em Linguagem pelo CFFa, Especializanda em Educação a Distância pelo SENAC, Mestre em Linguística pela UFPE e doutora em Educação pela UFRN. Atualmente sou professora DNS IV do curso de Fonoaudiologia da UnP, assim como, coordenadora e professora da especialização em Linguagem desta instituição. No NEaD, além de atuar na revisão dos livros-textos, sou designer instrucional. EaD UnP . Coordenação de Produção de Material Didático
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.