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Características de desempenho

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Apresentação em tema: "Características de desempenho"— Transcrição da apresentação:

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2 Características de desempenho
Variabilidade do tempo de entrega Custo 1 = maior Tempo médio de entrega 1 = mais rápido Absoluta 1 = menor Porcentagem Perdas e danos Ferroviário 3 4 5 Rodoviário 2 Aquaviário Dutoviário 1 Aeroviário BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos.

3 Características de desempenho

4 Matriz de transportes no Brasil

5 Matriz de transportes no Brasil

6 Matriz de transportes no Brasil

7 Matriz de transporte no mundo

8 Custo dos transportes no Brasil

9 Custos logísticos no Brasil
Modal Custo em Reais (bilhões) % do PIB Rodoviário 128,90 5,60 Ferroviário 9,50 0,40 Aquaviário 11,50 0,50 Dutoviário 3,00 0,10 Aéreo 1,80 Total Transporte 154,80 6,70% Estoque 89,70 3,90 Armazenagem 15,60 0,70 Administração 10,00 Total 115,30 4,97 Custos Logísticos Totais 270,10 11,7 PIB 2006 2.322,82 M

10 Capacidade de cargas dos modais
1 barcaça 15 barcaças 1 vagão 100 vagões 1 carreta 1.500 ton ton 100 ton ton 26 ton 1.850 m3 m3 123 m3 m3 32 m3 litros litros litros litros litros Unidades equivalentes 1 barcaça 15 vagões 58 carretas 15 barcaças 2,25 x 100 vagões 870 carretas

11 Rede de transportes no Brasil

12 Seguros nos transportes
Estrutura do Sistema Nacional de Seguro Privado: CNSP – Conselho Nacional de Seguros Privados; SUSEP – Superintendência de Seguros Privados; IRB – Brasil Resseguros; Companhias seguradoras; Corretores de seguros. Conceito básico de seguro: Segurado; Beneficiário; Bem segurado; Valor segurado; Prêmio de seguro; Franquia; Risco; Sinistro; Valor indenizado; Subrogação. KEEDI, Samir, MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior.

13 Seguros nos transportes
Ramos de Seguro: Seguro de transporte; Seguro de crédito à exportação – SCE; Seguro-garantia aduaneiro. Documentos de seguro: Proposta; Apólice de seguro: simples ou avulsa, aberta ou com prêmio ajustável; Averbação; Certificado de seguro; Endosso. KEEDI, Samir, MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior.

14 Seguros nos transportes
Seguro de transporte: Tipos de cobertura: básicas, adicionas e especiais; Período de cobertura; Coberturas básicas: Mais restritas, Intermediária, Mais amplas Exceções; Coberturas adicionais: Rejeição de mercadorias, Lucros esperados, Impostos, Desvio de trânsito, Held covered, Transit clause; Coberturas especiais: Greves (GMCC), Guerra marítima (GTM). Seguro de crédito à exportação – SCE: Riscos comerciais; Riscos políticos; Riscos extraordinários. Seguro-garantia aduaneiro Co-seguro, Resseguro e Retrocessão KEEDI, Samir, MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior.

15 Incoterms Os Incoterms foram agrupados em quatro categorias por ordem crescente de obrigação do vendedor. GRUPO INCOTERMS DESCRIÇÃO E de Ex (PARTIDA - Mínima obrigação para o exportador) EXW - Ex Works Mercadoria entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor. F de Free (TRANSPORTE PRINCIPAL NÃO PAGO PELO EXPORTADOR) FCA - Free Carrier FAS - Free Alongside Ship FOB - Free on Board Mercadoria entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador. C de Cost ou Carriage (TRANSPORTE PRINCIPAL PAGO PELO EXPORTADOR) CFR - Cost and Freight CIF - Cost, Insurance and Freight CPT - Carriage Paid To CIP - Carriage and Insurance Paid to O vendedor contrata o transporte, sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias ou custos adicionais decorrentes de eventos ocorridos após o embarque e despacho. D de Delivery (CHEGADA - Máxima obrigação para o exportador) DAF - Delivered At Frontier DES - Delivered Ex-Ship DEQ - Delivered Ex-Quay DDU - Delivered Duty Unpaid DDP - Delivered Duty Paid O vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino.

16 Intermodalidade e multimodalidade
Transporte intermodal utiliza mais de um modal para que a carga saia da origem e chegue ao destino. Pode ser interno ou internacional. Cada trajeto é realizado por um modal diferente e utiliza um documento diferente. Os trechos são contratados individualmente pelo embarcador. O transportador assume responsabilidade somente sobre o seu trecho. Transporte multimodal também utiliza mais de um modal para a carga. Cada trajeto é realizado por um modal diferente, mas utiliza somente um documento. O transportador assume toda a responsabilidade, desde a origem até o destino. Geralmente, utiliza-se contêiner no transporte multimodal. O Operador de Transporte Multimodal (OTM) deve ser cadastrado na ANTT. O documento de contrato de transporte multimodal é o Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas. KEEDI, Samir, MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior.

17 Vantagens do uso do transporte multimodal
Contratos de compra e venda mais adequados; Melhor utilização da capacidade disponível da nossa matriz de transporte; Utilização de combinações de modais mais eficientes energeticamente; Melhor utilização das tecnologias de informação; Ganhos de escala e negociações do transporte; Melhor utilização da infra-estrutura para as atividades de apoio, tais como armazenagem e manuseio; Aproveitamento da experiência internacional tanto do transporte como dos procedimentos burocráticos e comerciais; Redução dos custos indiretos.

18 Órgãos de política de transportes no Brasil
Quem regulamenta os transportes: Ministério dos Transportes: Agência Nacional de Transportes Aquaviários: Agência Nacional de Transportes Terrestres: Agência Nacional de Aviação Civil: Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes:


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