A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecanismos de adaptação do néfron à perda progressiva de massa renal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecanismos de adaptação do néfron à perda progressiva de massa renal"— Transcrição da apresentação:

1 Mecanismos de adaptação do néfron à perda progressiva de massa renal
1) Filtração glomerular A taxa de filtração por nefron aumenta até onde é fisicamente possível Para a elevação na FPN, ocorre aumento no fluxo plasmático glomerualr e na diferença de pressão hidrostática transglomerular ( dilatação da arteríola aferente) A dilatação da art. Aferente tem um limite máximo, então a FPN também tem um limite , que corresponte a 3x o valor normal.

2 Mecanismos de adaptação...
2) Função tubular Aumenta para atender às necessidades do organismo, aumentando na medida do necessário, até atingir o limite funcional de suas células. NH4 = NH3 + H (acidif. da urina) A produção de ácido fixo pelo organismo não é afetado pelas dças crônicas Para isso,em cada néfron remanescente os mecanismos de acidificação fuincionam em nível maior que o normal, aumentando a taxa de excreção urinária de NH4. No entanto, há um ponto onde não é mais possível aumentar a secreção de NH3 e o indivíduo passa a acumular H+( acidose metabólica).

3 O balanço do sódio Balanço= a ingestão e a excreção urinária dos íons devem equivaler, para que não haja acúmulo ou depleção. A fração excretada( tx.excreção/carga filtrada) de qualquer soluto é invers. proproc. ao RFG O decréscimo do RFG corresponde à queda do n de néfrons. Então o RFG cai progress. na IRC( ao contrário da FPN), aumentando a qtde de soluto excretado por cada néfron. Cerca de 90% do Na+ filtrado é absorv. no túb. proximal, 25% na alça de Henle, 7% no túb. Distal e 3% no túb. coletor. O coletor é responsável pelo fino ajuste da excreção de Na+ .

4 Por exemplo... 2 rins, RFG= 120ml/min, ingestão de Na+=150mEq/dia( 10g NaCl), tx de excreção= 150mEq/dia, fração de excreção= 0,6%(150mEq para uma carga filtrada de mEq/dia), o tub. coletor abs 2,4% e rejeita 0,6% 20g/dia NaCl(300 mEq/dia Na+), o tub. coletor abs 1,8% e rejeita 1,2% para manter o balanço. Em condições normais esse mecanismo consegue dar conta de qualquer variação na ingesta de sódio, mas se o PFG sofrer queda acentuada esse controle pode tornar-se difícil, atpe ficar inviabilizado. EX: se RFG cair 50% (60ml/min), a fração de excreção passa a ser 1,2%

5 O mecanismo de “trade-off”
É um dos mecanismos básicos de adaptação às nefropatias crônicas. “Toma-lá-dá-cá” É o preço que se paga para manter o balanço de sódio em face de uma massa renal diminuída, havendo a necessidade de expandir o VEC para manter esse balanço, com desenvolv de hipertensão e ,mtas vezes, edema. RFG=20ml/min, exige uma fração de excreção de 4% p/ o Na+ A ingestão excessiva de Na+ agrava mais ainda a expansão do VEC. Uma das medidas terap é a redução da ingesta de sal. Na verdade, tanto o aumento qto a diminuição da ingesta não é bem tolerado numa IRC grave.


Carregar ppt "Mecanismos de adaptação do néfron à perda progressiva de massa renal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google