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Banco de Dados I Modelagem Relacional

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Apresentação em tema: "Banco de Dados I Modelagem Relacional"— Transcrição da apresentação:

1 Banco de Dados I Modelagem Relacional
Prof. Dr. Joel da Silva

2 SGBD Relacional Representa dados como tabelas bidimensionais denominadas ‘relações’ Relaciona os dados na várias tabelas com base nos elementos de dados comuns Exemplos: MS Access, MySQL, MS SQL Server

3 Modelo Relacional Definido por E. F. Codd em 1970, teve sua grande aceitação comercial a partir de meados da década de 1980. Razões da grande aceitação: Simplicidade dos conceitos básicos Poder dos operadores de manipulação Fundamentação matemática

4 Modelo Relacional - Conceitos
Dada uma coleção de conjuntos D1, D2, ..., Dn (não necessariamente disjuntos), R é uma Relação sobre estes n conjuntos se ela é um conjunto de n-uplas ordenadas <d1, d2, ..., dn> tal que d1 pertence a D1, d2 pertence a D2, ..., dn pertence a Dn. D1, D2, ..., Dn são Domínios n é o grau de R

5 Exemplo de Relação Empregado
CodEmp Nome Telef Categ Salario Commissao Funcao 10 Antunes B Analista 20 Bento A Diretor 30 Correia E Porteiro 40 Dias C Programador 50 Edmundo B Contador Domínio Domínio Cadeias de caracteres de comprimento inferior ou igual a 20 Números inteiros positivos

6 Modelo Relacional - Conceitos
Grau da Relação Número de colunas Atributo Coluna Esquema de Relação Definição de uma relação Exemplo de um esquema de Relação: Empregado ( CodEmp, Nome, Telef, Categ, Salario, Commissao, Funcao ) Esquema Relacional Definição de uma Base de Dados Relacional = Conjunto de Esquemas de Relação

7 Modelo Relacional - Conceitos

8 Modelo Relacional - Conceitos
O Domínio representa o conjunto de valores atômicos admissíveis de um componente de uma relação. Ele funciona como um conector semântico inter-relação a 2 níveis: Definição: todo valor de uma n-upla pertence a D Manipulação: 2 valores só podem ser comparados se definidos sobre o mesmo domínio D. Ex: D-FONE: inteiro

9 Modelo Relacional - Conceitos
dupla: <d1, d2>, grau = 2 tripla: <d1, d2, d3>, grau = 3 ... n-upla: <d1, d2, ..., dn>, grau = n tupla

10 Modelo Relacional - Conceitos
Atributo: Explicita o papel de um domínio em uma relação Ex: Fone-res: D-FONE Fone-com: D-FONE Os atributos de uma mesma relação devem ser diferentes Um (ou vários) atributos identificam uma relação: Chave Primária Uma chave primária garante a unicidade do registro em uma relação

11 Modelo Relacional - Conceitos
Chave Candidata: Uma relação pode ter mais de um atributo como identificador único. Um deles é escolhido como chave primária e os outros são chaves candidatas. Chave Estrangeira: Um atributo que corresponde a uma chave primária em outra relação.

12 Modelo Relacional - Conceitos
Tupla: É uma n-upla <a1, a2, ..., an> de uma relação R(D1, ..., Dn) tal que ai pertence a Di (1 <= i <= n)

13 Modelo Relacional - Conceitos
Atributos Chave Primária Entidade/Relação CLIENTE CodCli Nome CPF Endereço João 0101 123456 Rua X 0035 José 234567 Rua Y . 0987 Pedro 567890 Rua z Tuplas Chave Candidata

14 Modelo Relacional - Conceitos
Chave Estrangeira CodPed . . . CodCli . 330 0101 Entidade/Relação PEDIDO

15 Modelo Relacional - Conceitos
Esquema Relacional: Conjunto de relações semanticamente ligadas por seus domínios de definição O conceito de relação permite ao mesmo tempo representar: uma entidade uma relação semântica (relacionamento)

16 Exercícios Um Sistema para controle de vendas fictícias seria:
Em cada venda são vendidos vários produtos e um determinado produto pode aparecer em diferentes vendas; Cada venda é efetuada por um vendedor para um determinado cliente. Cada venda possui uma forma de pagamento; Para cada cliente é necessário conhecer seu código, seu nome, seu endereço (rua, no., complemento, CEP, cidade, estado) e seu telefone. Para cada vendedor, é necessário conhecer seu código, seu nome, data de admissão, seu telefone e seu endereço. Para cada venda é necessário conhecer a data e o número da nota fiscal. Para cada produto, é necessário conhecer o seu número, preço, seu código de barras e sua descrição. Cada prateleira tem um número e uma localização. Cada produto é comprado de um ou mais fornecedores. Cada produtor possui um tipo (ex.: bebida, comida, não consumível)


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