A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul

2 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Revisão Modelagem Conceitual Entidade = conjunto de objetos da realidade modelada sobre os quais deseja-se manter informações no banco de dados Atributos = Para associar informações a ocorrências de entidades ou de relacionamentos Identificador: é um conjunto de um ou mais atributos cujos valores servem para distinguir uma ocorrência da entidade das demais ocorrências da mesma entidade.

3 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Revisão Modelagem Conceitual Relacionamento = conjunto de associações entre entidades Cardinalidade = número (mínimo, máximo) de ocorrências de entidade associadas a uma ocorrência da entidade em questão através do relacionamento

4 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Cardinalidade máxima Exemplo empregado e departamento

5 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Cardinalidade mínima Para fins de projeto de BD, consideram-se apenas duas cardinalidades mínimas: –mínima 0 = “associação obrigatória” –mínima 1 = “associação opcional”.

6 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Cardinalidade mínima Ex: Um empregado da empresa xyz ocupa uma mesa. Uma mesa pode estar livre a espera de um empregado.

7 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Auto-relacionamento Auto-relacionamento é um relacionamento entre ocorrências de uma mesma entidade. Neste caso, é necessário um conceito adicional, o de papel da entidade no relacionamento

8 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Auto-relacionamento No caso do relacionamento de casamento, uma ocorrência de pessoa exerce o papel de marido e a outra ocorrência de pessoa exerce o papel de esposa.

9 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Exercício Deseja-se manter informações sobre alunos, cursos, disciplinas e departamentos. Além disso, deseja-se manter informações sobre a associação de alunos a cursos, de disciplinas a cursos, de disciplinas a departamentos, bem como de disciplinas a suas disciplinas pré- requisitos Cada disciplina possui exatamente um departamento responsável, e um departamento é responsável por muitas disciplinas, inclusive por nenhuma. Uma disciplina pode possuir diversos pré-requisitos, inclusive nenhum. Uma disciplina pode ser pré-requisito de muitas outras disciplinas, inclusive de nenhuma Uma disciplina pode aparecer no currículo de muitos cursos (inclusive de nenhum) e um curso pode possuir muitas disciplinas em seu currículo (inclusive nenhuma). Um aluno está inscrito em exatamente um curso e um curso pode ter nele inscritos muitos alunos (inclusive nenhum).

10 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Resposta Exercício Para especificar as cardinalidades mínimas é necessário possuir conhecimento sobre as transações de inclusão e exclusão das entidades.

11 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Relacionamento Ternário A abordagem ER permite que sejam definidos relacionamentos de grau maior do que dois (relacionamentos ternários, quaternários,…) Ex: Vários produtos a serem distribuídos, em varias cidades onde os produtos são distribuídos e um distribuidor para fazer a distribuição.

12 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Relacionamento Ternário

13 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Generalização / Especialização Através deste conceito é possível atribuir propriedades particulares a um subconjunto das ocorrências (especializadas) de uma entidade genérica. O símbolo para representar generalização/especialização é um triângulo isósceles,

14 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Generalização / Especialização

15 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Entidade associativa Na modelagem ER não foi prevista a possibilidade de associar dois relacionamentos entre si. Ex: Suponha que seja necessário modificar este diagrama com a adição da informação de que, em cada consulta, um ou mais medicamentos podem ser prescritos ao paciente.

16 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Entidade associativa

17 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Entidade associativa Sem utilizar entidade associativa

18 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Dicionário de dados Estrutura para descrição do modelo E-R. Atributos Atributo1 Entidade ou relacionamento: Classe: (determinante, simples, multivalorado ou composto Domínio: (numérico, alfabético, data)

19 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Dicionário de dados Estrutura para descrição do modelo E-R. Entidades Entidade 1 (nome da entidade ex. Cliente) Descrição: texto descritivo Composição: (atributos da entidade) Relacionamentos Relacionamento 1 (nome do relacionamento ex. Compra) Descrição: texto descritivo Cardinalidade: Composição: (atributos do relacionamento)

20 Fundamentos de Sistemas de Banco de dados Prof. Jair Paulo Satig Utilizando uma ferramenta brModelo http://www.devmedia.com.br/articles/viewc omp.asp?comp=2192


Carregar ppt "Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google