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Reflexões sobre Mobilidade Sustentável e Sistemas BRT

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Apresentação em tema: "Reflexões sobre Mobilidade Sustentável e Sistemas BRT"— Transcrição da apresentação:

1 Reflexões sobre Mobilidade Sustentável e Sistemas BRT
Atividade e 31 de Agosto de 2017

2 Conteúdo Corredor novo – Não existe:
Desenho funcional e operacional de serviços BRT – exemplo Mexico Cd. Azteca - Tecamac Serviços tronco – alimentados vs. Serviços diretos – exemplo Boston Mattapan – Dudley – Heymarket Serviços direto vira corredor – exemplo Dar es Salaam DART Corredor existe - reprogramar Desafíos de controle da operação de serviços diretos Repatição tarifária em corredores com serviços diretos

3 O corredor atende dois Municipios: Tecamac e Ecatepec
Cd. Azteca - Tecamac O corredor atende dois Municipios: Tecamac e Ecatepec

4 O corredor não existe: tem que simular
Cd. Azteca - Tecamac O corredor não existe: tem que simular Trecho crítico 8.771 pasajeros/hora Transferencia al Metro en Cd. Azteca 7.491 pasajeros/hora

5 A demanda é pendular: no amanhã norte - sul, no tarde sul - norte
Cd. Azteca - Tecamac A demanda é pendular: no amanhã norte - sul, no tarde sul - norte

6 Cd. Azteca - Tecamac Após a análise de muitos cenários, o desenho funcional definitivo seleciona-se em base a benefícios a usuários 4 Linhas troncais 44 Linhas alimentadoras 3 Terminais Ciudad Azteca (Cetram) Central de Abastos Ojo de Agua 24 Estacoes

7 Linha 1 Ruta Troncal Corriente Ojo de Agua – Cd. Azteca
Cd. Azteca - Tecamac Linha 1 Terminal Ojo de Agua Terminal Central de Abastos Terminal Ciudad Azteca Ruta Troncal Corriente Ojo de Agua – Cd. Azteca Utiliza 24 Estaciones, 3 Terminales Longitud (ida-vuelta)= 32.50km Velocidad Comercial= 20.5 km/hr Frecuencia = 12veh/hr Tiempo de Ciclo = 95 min. Flota Operacional = 19 buses Articulados Carga Máxima = 1,889 Pasajeros Demanda = 3,162 Abordajes

8 Linha 2 Rutas Troncales Corriente Central de Abastos – Cd. Azteca
Cd. Azteca - Tecamac Linha 2 Terminal Ojo de Agua Terminal Central de Abastos Terminal Ciudad Azteca Rutas Troncales Corriente Central de Abastos – Cd. Azteca Utiliza 17 Estaciones, 2 Terminales Longitud (ida-vuelta)= 22.50km Velocidad Comercial= 20.8 km/hr Frecuencia = 12veh/hr Tiempo de Ciclo = 65min. Flota Operacional = 13 buses Articulados Carga Máxima = 1,098 Pasajeros Demanda = 1,335 Abordajes

9 Linha 3 Rutas Troncal Expresa Ojo de Agua – Cd. Azteca
Cd. Azteca - Tecamac Linha 3 Terminal Ojo de Agua Terminal Central de Abastos Terminal Ciudad Azteca Rutas Troncal Expresa Ojo de Agua – Cd. Azteca CTO. CUAUHTÉMOC NORTE Utiliza 5 Estaciones, 2 Terminales Longitud (ida-vuelta)= 32.50km Velocidad Comercial= 27.9 km/hr Frecuencia = 17.1veh/hr Tiempo de Ciclo = 70min. Flota Operacional = 20 buses Articulados Carga Máxima = 2,756 Pasajeros Demanda = 3,009 Abordajes JARDINES DE MORELOS HOSPITAL GRAL. ECATEPEC 1a. DE MAYO VOCACIONAL 3

10 Linha 4 Rutas Troncales Expresa Central de Abastos – Cd. Azteca
Cd. Azteca - Tecamac Linha 4 Terminal Ojo de Agua Terminal Central de Abastos Terminal Ciudad Azteca Rutas Troncales Expresa Central de Abastos – Cd. Azteca Utiliza 2 Estaciones, 2 Terminales Longitud (ida-vuelta)= 22.50km Velocidad Comercial= 27.5 km/hr Frecuencia = 17.1veh/hr Tiempo de Ciclo = 49min. Flota Operacional = 14 buses Articulados Carga Máxima = 2,186 Pasajeros Demanda = 2,292 Abordajes JARDINES DE MORELOS AV. MEXICO-UNITEC AV.MEXICO-UNITEC

11 Resto do día Cd. Azteca - Tecamac O perfil da demanda atual de passageiros no corredor é usado para o desenho da operação diária da cada linha do sistema

12 Resto do día Cd. Azteca - Tecamac Ruta Troncal 1: Servicio Corriente Terminal Ojo de Agua a Ciudad Azteca Derrotero: (Ida y vuelta) Av Nacional, Av. Central Av. Central, Av. Nacional

13 O corredor não existe: tem que simular
Boston: Mattapan – Dudley - Heymarket O corredor não existe: tem que simular

14 O corredor não existe: tem que simular
Boston: Mattapan – Dudley - Heymarket O corredor não existe: tem que simular

15 5 alternativas – 3 tronco – alimentadas, 2 serviços diretos
Boston: Mattapan – Dudley - Heymarket 5 alternativas – 3 tronco – alimentadas, 2 serviços diretos Tronco alimentado 1 Tronco alimentado 2

16 5 alternativas – 3 tronco – alimentadas, 2 serviços diretos
Boston: Mattapan – Dudley - Heymarket 5 alternativas – 3 tronco – alimentadas, 2 serviços diretos Tronco alimentado 3

17 5 alternativas – 3 tronco – alimentadas, 2 serviços diretos
Boston: Mattapan – Dudley - Heymarket Serviço direto 1 Serviço direto 2

18 Beneficios de cada cenário
Boston: Mattapan – Dudley - Heymarket

19 Dimensoes das estacoes
Boston: Mattapan – Dudley - Heymarket

20 Tempo de espera na alimentação ou for a do corredor
Principios de Planejamento Trunk vs direto Tempo de espera na alimentação ou for a do corredor Tempo de transferencia Tempo de espera do troncal

21 O corredor não existe: tem que simular
Dar es Salaam - Dart O corredor não existe: tem que simular

22 Dar es Salaam - Dart Kawawa, pensado como serviço direto, devido ao congestionamento fora do corredor, se decidiu o corredor perpendicular

23 Corredor existe - reprogramar
Mexibus Remanentes

24 Serviço local, limitado e expresso
Novo plano de serviço Serviço local, limitado e expresso 67

25 Serviços diretos Serviços diretos com ônibus com portas em ambos os lados: Auxiliar Peñon – Bordo Auxiliar Chimalhuacán

26 Desafíos de controle da operação de serviços diretos
Linhas diretas Desafíos de controle da operação de serviços diretos Repatição tarifária em corredores com serviços diretos

27 Obrigado! Contato: ITDP.mx


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